sábado, 8 de outubro de 2016

Elvira: A Rainha das Trevas (Elvira, Mistress of the Dark, 1988)


Estrelado por Cassandra Peterson, o filme tornou-se um 'clássico da Sessão da Tarde', marcando a infância e a adolescência de quem cresceu nos anos 90. Embora recheado de piadas de duplo sentido e referências sexuais, o carisma de Elvira e as cenas de humor do longa conquistaram especialmente o público infantil da época. Tendo como marcas registradas a maquiagem extravagante e o enorme decote, Elvira foi inspirada na personagem Vampira, vivida por Maila Murni, um ícone do gênero terror 'trash', sucesso na década de 50, quando comandava seu próprio programa na televisão, The Vampira Show (1954 - 1955) e ao ser dirigida por Ed Wood em Plano 9 do Espaço Sideral (1959).

Maila Murni como Vampira

Como tudo começou

Cassandra Peterson

Nascida no Kansas, Cassandra revelou que desde a infância se diferenciava das outras meninas, que preferiam a Barbie, enquanto ela gostava de brinquedos de terror. Mudou-se com a família para o Colorado e trabalhou como dançarina em um bar gay do local durante a juventude. Após se formar no colégio em 1969, foi para Las Vegas, onde se tornou uma showgirl, chegando a sair com Elvis Presley. Durante o início de sua carreira, conseguiu pequenos papéis no cinema, interpretando uma dançarina em 007 - Os Diamantes São Eternos (1971) e uma stripper em The Working Girls (1974). Ainda no início dos anos 70, Cassandra mudou-se para a Itália por um curto período, onde conheceu o diretor Federico Fellini, e fez uma ponta em Roma (1972).

The Working Girls 

Em 1981, os produtores da série Fright Night começaram a pensar em trazer o programa de volta para a televisão. Com a morte do antigo apresentador, Larry Vincent (que interpretava Sinister Seymour) seis anos antes, surgiu a ideia de colocar uma mulher no comando do show.

Larry Vincent

A própria Maila Murni foi a primeira opção da emissora, no entanto, após discordar de algumas escolhas da produção, acabou desistindo do projeto. Foram iniciados então alguns testes de elenco para o papel e Cassandra Peterson foi a escolhida. Ela recebeu toda a liberdade para idealizar a personagem, criando uma espécie de vamp sexy, sarcástica, engraçada e extravagante, sempre vestida com o intuito de valorizar suas curvas, abusando de fendas e decotes. Veja a abertura do programa. A série durou por 5 temporadas.


O filme

Lançado em 1988, o longa representou o auge da popularidade da personagem, misturando o horror dos filme B com grandes doses de comédia. 


O filme conta a história da apresentadora de um programa de terror de pouca qualidade, que sonha em ser uma estrela nos palcos de Las Vegas. Após se desentender com o dono da emissora e ser demitida, ela ainda descobre que precisa de 50 mil dólares para financiar seu show. No entanto, sua sorte muda ao receber a notícia de que uma de suas tias morreu e deixou toda sua herança para ela. Já se imaginando rica, Elvira parte para a cidadezinha do interior onde o testamento será lido, sem saber que os moradores do local são rigidamente conservadores e moralistas. 


Escutando rock no último volume no seu carro preto revestido com tecido de onça e um vestido que revelava por completo uma de suas pernas, além de um profundo decote, não é nenhuma surpresa ofato de Elvira ter chocado a pacata cidade. Assim que chega no lugar, a moça já começa a fazer inimigos por causa de sua aparência espalhafatosa e comportamento desinibido. Tudo piora quando ela descobre que sua herança não passa de um velho livro de receitas, uma casa caindo aos pedaços e um cachorro.


Desiludida, Elvira é obrigada a ficar por um tempo na cidade, tendo que enfrentar a ira de seus moradores e as maldades de seu tio, que busca a todo custo conseguir o livro herdado por ela. Embora a moça ignore este fato, em vez de receitas de culinária, o livro contém receitas de poções e magias. Seus únicos aliados são um grupo de adolescentes e o dono de um cinema, por quem ela se sente atraída. Após tentativas frustradas de conseguir um emprego e ser boicotada pelos puritanos, Elvira decide se vingar e faz um dos preparos contidos no livro, na esperança de assustar os seus inimigos durante um piquenique. Embora não tenha surtido o efeito desejado, a comida age como uma espécie de afrodisíaco fazendo com que até os mais recatados se comportem de maneira libidinosa. A confraternização se transforma em uma grande confusão, que termina com uma briga entre Elvira e uma das mulheres presentes. 


Após o incidente, incitados pelo tio malvado, os moradores descobrem que a condenação para bruxaria ainda está em vigor no estatuto da cidade e decidem condena-la a ser queimada em praça pública em uma fogueira. Elvira finalmente descobre o poder que tem dentro de si para enfrentar não só seus algozes como também seu tio, que a esta altura já tem a posse do livro e o controle da magia que ele contém. 


Elvira tornou-se também uma marca de sucesso para sua criadora, aparecendo em jogos, calendários e diversos produtos, além de fazer participações em programas de televisão interpretando a personagem. Ela também participou do projeto ThrillerVideo, série lançada em VHS em 1985, com filmes de terror apresentados e escolhidos por ela, com o cuidado de recusar histórias que envolvessem crueldade com animais. Em 2001, foi lançado o longa As Loucas Aventuras de Elvira (Elvira's Haunted Hills), que fora gravado na Romênia com um pequeno orçamento.


Uma curiosidade sobre o filme é que durante a cena da fogueira, que demorou horas para ser gravada, o calor das chamas foi tão forte que chegou a derreter a peruca utilizada por Cassandra. A atriz, alias, ficou tão associada ao figurino de sua personagem, que poucos a reconhecem quando ela se veste de forma 'normal'.


O icônico carro utilizado no filme, ainda continua sendo usado por Cassandra Peterson durante suas aparições públicas.


Confira abaixo um trecho com uma das cenas mais famosas do longa, conhecida no popular como 'a dança dos peitos da Elvira':


O filme está sendo lançado pela Classicline e pode ser encontrado nas melhores lojas do ramo. Caso queira comprar, clique nos nomes das lojas a seguir: Saraiva; CulturaFnac

3 comentários:

  1. Gostei muito !!! Sou fã de filmes B e da Cassandra Peterson.Irei pesquisar mais sobre ela. Quanto ao filme. Essa dança sensual não passaria hoje em dia. Lembra quase um filme Porno !!! Hoje está muito politicamente Correto !!!

    ResponderExcluir