Atrizes que interpretaram Mata Hari, a espiã mais famosa do século

 

'Cortesã? Sim. Traidora, jamais!'. Segundo a lenda, esta foi a frase proferida por Mata Hari durante seu julgamento por espionagem na França. Nascida Margaretha Geertruida Zelle em 7 de agosto de 1876, a jovem holandesa casou-se aos 19 anos com um homem alcoólatra com o dobro de sua idade. Após brigas, infidelidades e agressões, a união ruiu definitivamente após a perda do filho mais velho do casal. Sem dinheiro e com sua filha caçula sob a tutela do ex-marido, parte para Paris com o intuito de tentar uma nova vida. Em 1905, inicia sua carreira de dançarina exótica e cortesã, utilizando elementos da cultura oriental em seus shows, adquiridos durante a temporada que passou em Java durante seu matrimônio. Com o nome 'Mata Hari', que significa 'olho do dia', ela construiu um mito sobre sua origem, aproveitando-se de suas características físicas pouco comuns na Europa, que lhe conferiam um ar sedutor e misterioso. Com a chegada da Primeira Guerra Mundial e com a diminuição do público de suas apresentações, acabou aceitando uma quantia em dinheiro para ser uma espiã alemã, com o codinome H-21. Segundo os historiadores, as informações passadas por ela aos alemães eram sem importância ou já expostas em jornais da época. Seu envolvimento com espiã para a França veio após apaixonar-se pelo jovem oficial russo Vadim Maslov. Com o amado ferido em combate, ela concordou em ser recrutada pelos franceses para conseguir a permissão para visita-lo. Em 1917, foi presa em seu quarto de hotel por oficiais franceses sob a acusação de alta traição e de ser uma agente dupla. Seu julgamento foi bastante controverso e, baseado em provas circunstanciais, ela foi condenada à morte, sendo fuzilada em 15 de outubro de 1917, aos 41 anos. Embora, nos dias de hoje, seja quase um consenso que Mata Hari foi utilizada como bode expiatório pelo governo francês, sua imagem de mulher fatal e sua fama como espiã ficaram entranhadas na cultura popular, com inúmeras referências e inspirações. Confira abaixo alguns dos filmes mais famosos sobre sua vida:

Biografias

Magda Sonja em 'Mata Hari' (Mata Hari, die rote Tänzerin, 1927)


Considerado o primeiro longa-metragem sobre Mata Hari, o filme alemão foi lançado ainda na era do cinema mudo, estrelado por Magda Sonja no papel principal.

Greta Garbo em 'Mata Hari' (1931)


Em seu maior sucesso comercial, Greta Garbo interpreta a dançarina nessa versão levemente baseada em sua vida, embora a maior parte do enredo seja ficcional. Como era de praxe, o Código Hays censurou muitas cenas do filme em uma reedição em 1936, como a da protagonista dançando com a estátua de Shiva e insinuações sexuais mais óbvias entre a protagonista e seu par romântico, vivido por Ramon Navarro

Jeanne Moreau em 'Mata Hari - A Agente 21' (Mata Hari, Agent H21, 1964)


.

Seguindo a linha dos longas anteriores, o filme franco-italiano protagonizado por Jeanne Moreau também conta de maneira romanceada a vida da dançarina exótica, retratando-a como uma espiã que acaba se apaixonando por sua 'vítima'.

Cosetta Greco em 'Dossier Mata Hari' (1967)


Minissérie italiana em quatro episódios, com foco para seu interrogatório e julgamento.

Gracita Morales e Carmen de Lirio em 'Operación Mata Hari' (1968)


Comédia espanhola onde Mata Hari consegue fugir com a ajuda de sua empregada Guillermina, que precisa se passar por ela para encontrar com o chefe da contra-espionagem alemã.

Josine van Dalsum na minissérie 'Mata Hari' (1981)

Série em 4 episódios que narra, através de flashbacks, a vida de Mata Hari desde a infância até seu derradeiro destino.

Sylvia Kristel em 'Mata Hari' (1985)


Filme erótico e repleto de cenas de nudez, traz Mata Hari envolvida em um triângulo amoroso fictício, tornando-se uma espiã para tentar ajudar a França, acabando por ser condenada pelas autoridades que sabiam de sua inocência.

Maruschka Detmers em 'Mata Hari - A Verdadeira História' (Mata Hari, la vraie histoire, 2003)


Longa francês, com enfoque na prisão e no julgamento da dançarina.

Vahina Giocante em 'Mata Hari' (2016 - 2017)


A série biográfica produzida na Rússia é composta por 12 episódios sobre a vida de Mata Hari.

Natalia Wörner em 'Mata Hari: Tanz mit dem Tod'/ 'Mata Hari und Mademoiselle Docteur' (2017)


Nesta versão alemã, vemos Mata Hari como uma dançarina em decadência que começa a ser treinada pela Dr. Elisabeth Schragmüller como espiã.

Anlezia Moné em 'Mata Hari' (2017)


Curta-metragem ficcional baseado na vida da dançarina, produzido na África do Sul.

Inspirações e Menções

Marlene Dietrich em 'Desonrada' (Dishonored, 1931)


Embora não seja uma biografia, o longa traz um enredo claramente inspirado na história de Mata Hari, tendo como protagonista Marlene Dietrich na pele de Marie Kolverer, uma prostituta que ganha o  codinome X27 ao tornar-se uma espiã. Ela se apaixona por um oficial russo mas logo se vê acusada de traição e condenada à morte.

Françoise Fabian em 'La caméra explore le temps' (1957–1966)


O episódio foi ao ar em 14 de janeiro de 1964, na série francesa que recontava grandes acontecimentos da humanidade.

Domiziana Giordano em 'O Jovem Indiana Jones' (The Young Indiana Jones Chronicles, 1992 - 1993)


A dançarina foi personagem da série sobre a juventude de Indiana Jones no episódio intitulado 'Paris, October 1916' (1993), onde o futuro arqueólogo perde sua virgindade com Mata Hari.

Zsa Zsa Gabor em 'Up the Front' (1972)


A atriz faz apenas uma rápida aparição como Mata Hari no longa sobre um rapaz covarde que é hipnotizado adquirir bravura e ajudar a vencer a Primeira Guerra.

Doris Day em 'A Espiã de Calcinha de Renda' (The Glass Bottom Boat, 1967)


Doris Day aparece vestida coo Mata Hari em uma das cenas da comédia romântica, mas tudo não passa da imaginação de um dos personagens.

Joanna Pettet em 'Cassino Royale' (1967)


A comédia britânica que parodia os filmes de 007, revela a existência de uma filha dos dois espiões mais famosos do mundo: Mata Hari e James Bond. A bela Mata Bond mostra que herdou da mãe a sensualidade e o dom para dança.

0 Comment "Atrizes que interpretaram Mata Hari, a espiã mais famosa do século"

Postar um comentário