sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Três Amores (Sadie McKee, 1934)


Joan Crawford interpreta a personagem-título, Sadie McKee, uma jovem simples e apaixonada, filha da cozinheira de uma rica família. Sadie não tem grandes planos para o futuro, apenas quer ser feliz e casar-se com seu namorado, Tommy Wallace (Gene Raymond). O rapaz, no entanto, é bastante ambicioso e algumas vezes até desonesto, o que faz com que perca seu emprego. 


Michael Alderson (Franchot Tone) é o filho dos patrões da mãe de Sadie e fora criado junto com ela. Os dois se tornaram bons amigos, embora o rapaz sempre tenha nutrido uma certa paixão platônica pela moça. Uma noite, Sadie escuta Michael desaconselhando o pai a recontratar Tommy, alegando que este era um homem duvidoso e não merecia uma nova chance na empresa da família. Incapaz de se controlar, ela rebate as críticas feitas ao namorado, acusando os presentes de serem esnobes e insensíveis. 


Tommy decide então tentar a vida em Nova York e Sadie, em um impulso, parte junto com o homem que ama. Mesmo sem muito dinheiro, os dois decidem se casar no dia seguinte e começar a procurar oportunidades de emprego. O que a moça não esperava é que o namorado fugisse com outra mulher e a deixasse sozinha na cidade, apenas com alguns trocados. 


Desiludida e agora trabalhando como dançarina em uma casa noturna, Sadie conhece um milionário que se apaixona perdidamente por ela, propondo-lhe casamento. Ela também reencontra Michael, a quem culpa por sua infelicidade. O rapaz é terminantemente contra o enlace, insinuando que ela estaria dando um golpe em seu futuro marido. Porém, para afronta-lo, e também para seu próprio conforto, a moça decide ir em frente e casa-se o rico Jack Brennan. 


Embora milionária, a vida de Sadie não se torna mais fácil, pois ela terá de lidar com a desconfiança de todos, principalmente de Michael, sobre sua índole, além da doença do marido, que é um alcoólatra inveterado, e de seu sentimento por Tommy, a quem não deixou de amar apesar de toda a mágoa.


Três Amores (Sadie McKee) é um filme indispensável para os fãs de Joan Crawford, pois mostra a atriz no auge de sua carreira, com um grande desempenho e sua marcante presença na tela. Prova disso é que algumas cenas deste longa foram escolhidas para aparecer em outro clássico protagonizado pela estrela, 'O Que Terá Acontecido a Baby Jane?', onde sua personagem Blanche Hudson, uma ex-atriz, revê um de seus maiores sucessos passando na televisão. 



O longa conta com outros grandes nomes no elenco, tais como Gene Raymond, Franchot Tone, Edward Arnold, Esther Ralston, Earl Oxford e Jean Dixon, além da direção assinada por Clarence Brown.


O filme foi lançado em dvd pela distribuidora Obras-Primas do Cinema, em uma edição dupla, contendo também o filme Caminhos da Redenção (Flamingo Road, 1949). O preço sugerido da edição é de R$37,90 e você pode adquiri-la em lojas como: 2001 Vídeo, Colecione Clássicos e Livraria Cultura

Um comentário:

  1. Assisti recentemente, mesmo tendo comprado o DVD em Janeiro. É um daqueles filmes, onde eu tenho orgulho de dizer que amo a Joan Crawford. Atuação impecável e ótima história! S2

    ResponderExcluir