quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Tudo sobre o 'Museu Carmen Miranda', no Rio de Janeiro

 


De acordo com o site funarj.rj, o museu foi criado oficialmente em 1956, embora sua inauguração tenha ocorrido apenas 20 anos depois, em agosto de 1976. Reunindo peças originais e réplicas, o acervo foi, em sua maioria, doado pela própria familia da artista. O museu foi fechado para a visitação do público em 2013, reabrindo apenas em 2023. 

Como uma autêntica carioca, que só vai nos pontos turísticos quando encontra com pessoas de outros estados, fui conferir o museu com a chegada da Aline Reis (do perfil @hollywoodantiga) ao Rio. Abaixo, algumas das fotos que tirei no local, além de opiniões pessoais e informações que pesquisei para complementar a matéria: 

Localização e horários de funcionamento


Com uma arquitetura diferenciada, a exposição é disposta de maneira circular. O museu fica localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ. O espaço pertence à Funarj. O horário de funcionamento é de quarta até sexta, das 11h até às 17h e sábados, domingos e feriados das 12h até às 17h.

Minha experiência pessoal: Como visitante, fui em um sábado, de uber, o que facilitou bastante chegar até o local correto. Entretanto, acredito que poderia haver uma melhor sinalização, pois de fora parecia que estava fechado e não existe uma placa de entrada com visibilidade suficiente. Turistas, principalmente de fora do país, podem ter um pouco de dificuldade de entender, já que o portão estava fechado e não havia nenhum funcionário do lado de fora para uma orientação. 

O acervo


Segundo informações retiradas do site oficial do museu '' São 3.348 itens, sendo, 1391 fotografias, 461 peças de indumentárias, entre elas 220 bijuterias, 11 trajes completos de shows e filmes, 8 cintos, 5 bolsas, 27 pares de sapatos e 38 turbantes. Além dos famosos balangandãs, destacam-se a saia usada em seu show de estreia na (Broadway); o turbante com que se casou e alguns trajes completos, como o que vestiu no dia em que foi homenageada na Calçada da Fama e o de seu último show, na véspera de sua morte. O museu guarda, também, uma expressiva documentação bibliográfica e iconográfica: caricaturas originais, roteiros de filmes com anotações feitas por Carmen, fotografias, cartazes, troféus, partituras, programas e agradecimentos. Além de cinco mil recortes de jornais e revistas que relatam os acontecimentos históricos da “Embaixatriz do Samba”. ''

Ao lermos sobre o acervo do museu, ficamos impressionados e com certa expectativa para vermos pessoalmente. É claro que por ser um espaço pequeno, é perfeitamente compreensível que não possa ser feita a exposição de todos os ítens ao mesmo tempo. Porém, preciso confessar que ocorreu uma certa decepção da minha parte com a visita. Ao menos no dia em que eu fui, havia apenas dois figurinos originais, além de algumas peças como escovas de cabelo e jóias. Mas a maioria dos ítens expostos eram réplicas de figurinos, com algumas informações e curiosidades em painéis na parede. 

A visitação é muito válida, até porque a entrada é gratuita. Entretanto, na minha opinião, o museu não retrata a grandeza artística e o impacto cultural de Carmen Miranda como deveria. É claro que os organizadores fazem seu melhor para resgatar o legado da artista, isto é inegável. Mas existe a carência de patrocínio ou apoio do governo para que o museu seja um ponto turístico da cidade ou ao menos uma experiência cultural, onde você saia com mais conhecimento do que entrou. O que temos basicamente é uma exposição de figurinos, em sua maioria réplicas, com poucas informações sobre os eventos e até mesmo imagens da cantora usando as roupas mostradas. Além disso, existe um foco maior em Hollywood, com 'pinceladas' de sua história geral. Senti realmente falta, como uma pessoa que apenas conhece parcialmente a biografia de Carmen Miranda, de um retrato mais aprofundado de sua vida. Afinal, é o 'Museu Carmen Miranda' e não apenas uma exposição de figurinos. Você espera conhecer um pouco mais da vida e da obra de um artista, com uma certa imersão em 'seu mundo' através de informações, imagens e objetos.

Observação importante: Meu objetivo não é fazer uma crítica destrutiva, muito pelo contrário. Carmen foi uma mulher muito além de seus figurinos exorbitantes e de seus papéis muitas vezes estereotipados em Hollywood. Gostaria apenas que a cidade do Rio de Janeiro proporcionasse um espaço maior e melhor para que visitantes do Brasil e do mundo pudessem ter acesso ao real legado da artista. 

Outro fato importante, é que o acervo é modificado de tempos em tempos, com alguns ítens sendo retirados e dando lugar a outros.

Imagens do museu e imagens da própria Carmen

Figurino do Oscar?



Aqui temos um figurino exposto em dose dupla: No vidro, temos sua versão original usada por Carmen Miranda; Já no manequim, uma réplica da luxuosa roupa pode ser observada mais de perto. No Instagram oficial do museu informa que se trata do look escolhido por Carmen para usar na cerimônia do Oscar de 1941, onde aparece acompanhada do ator Cesar Romero. 


No entanto, encontrei uma certa dificuldade em confirmar esta informação, já que a roupa usada por Carmen no Oscar de 1941 não parece ser a mesma da exposição. 

Carmen no Oscar de 1941

Sendo assim, fui pesquisar melhor e através do grupo de fãs no Facebook Carmen Miranda Images Photo Archive encontrei um registro da revista Photoplay, edição de novembro de 1942, onde consta uma imagem com figurino bem mais similar do que o do Oscar. Na foto, ela aparece também ao lado de Cesar Romero, na pré-estréia do filme 'Rosa da Esperança' (Mrs. Miniver, 1942). 



Figurino dourado


Também de acordo com o Instagram oficial do museu, este figurino foi usado por Carmen em 1939, sendo confeccionado especialmente para as apresentações que a cantora fez em Nova York. O traje foi uma homenagem às baianas e também é o original usado por ela. Não encontrei fotos de Carmen com a roupa, infelizmente. 

Figurino de 'Serenata Tropical'




Provavelmente um dos mais familiares ao público, este foi o figurino usado por Carmen no filme 'Serenata Tropical' (Down Argentine way, 1940), onde apresenta números musicais como o icônico 'Mamãe Eu Quero', dentre outros. Vídeo aqui

Figurino 'Uma Noite no Rio'




Outro figurino bastante reconhecido pelos fãs é o conjunto prateado usado no filme 'Uma Noite no Rio' (That night in Rio, 1941), durante a performance de 'Chica Chica Boom Chic'. Veja o vídeo

Figurino de viagem



Esta foi a roupa escolhida por Carmen Miranda para desembarcar nos EUA em maio de 1939, em uma viagem de navio junto com O Bando da Lua.

Figurino de 'Banana da Terra'




O figurino foi usado por Carmen no filme musical brasileiro 'Banana da Terra' (1939), no número 'O Que Que a Baiana Tem'. Veja o vídeo

Outros itens e fotografias do museu











Essa foto é da parte externa, onde existe uma homenagem à cena do filme 'Entre a Loira e a Morena' (The Gang's All Here, 1943), com o número musical 'The Lady In The Tutti-Frutti Hat'. Infelizmente, pelo ângulo, a foto não ficou muito boa. rsrs Veja o vídeo do musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário