terça-feira, 15 de março de 2022

Clássicos com 'retratos' no enredo principal

 Assistindo a um dos filmes desta lista, me dei conta da quantidade de produções que contém retratos, em sua maioria de mulheres, como um ponto chave do enredo, e achei que seria interessante listá-los aqui no blog. Repare que a grande maioria dos longas é década de 1940, e que este era um recurso bastante usado em longas do subgênero noir. 


Laura (1944)


Dirigido pelo lendário Otto Preminger, este noir é com certeza um dos mais famosos exemplos dentro do tema proposto nesta lista. Dana Andrews interpreta o detetive encarregado de investigar o assassinato da bela executiva Laura, vivida por Gene Tierney. Enquanto apura os depoimentos do melhor amigo e do noivo da vítima, o policial adquire verdadeira obsessão pelo caso. Intrigado e fascinado pelo enorme retrato exposto na sala da mulher morta, descobre-se apaixonado por ela. 


O Retrato de Jennie (Portrait of Jennie, 1948)


Este foi o filme que me inspirou a fazer esta postagem! Aqui, o próprio título já nos mostra a importância do retrato na história. Com direção de William Dieterle, o longa traz Joseph Cotten na pele de um pintor idealista e fracassado. Embora possua certo talento, suas telas não evocam nenhum tipo de emoção especial. Acostumado a reproduzir paisagens e flores, tudo muda quando conhece sua musa inspiradora, Jennie, vivida por Jennifer Jones. De maneira etérea, a personagem surge e desaparece com a mesma rapidez, despertando a curiosidade do artista sobre sua origem. Impressionado com seu rosto melancólico e sua presença quase magtética, ele começa a desenha-la, tentando passar para o quadro todo sentimento que ela lhe desperta; Uma curiosidade interessante é que o quadro não foi importante apenas na ficção. O produtor David O. Selznick, que no ano seguinte a estreia da produção, casou-se com Jennifer Jones, fez questão de levar a pintura para a casa onde viveu com a atriz. Os dois foram casados até a morte dele, em 1965.

O Retrato de Dorian Gray (The Picture of Dorian Gray, 1945)


Baseado no romance homônimo de Oscar Wilde, o longa de 1945 é apenas uma das muitas adaptações para o cinema deste clássico da literatura. Narra a história do aristocrata Dorian Gray, um jovem de rara beleza, que acaba sendo corrompido por Lord Henry, um homem mais velho que lhe mostra os prazeres da vida boêmia. Tal qual Narciso, ele se encanta por sua própria imagem, imortalizada em um quadro pelo pintor Basil Hallward. Em uma espécie de pacto, no qual o pavor de envelhecer o domina, ele deseja secretamente que o quadro possa sofrer com as ações do tempo em seu lugar, permanescendo assim jovem e belo pela eternidade. Sob a direção de Albert Lewin, a versão foi protagonizada por Hurd Hatfield e George Sanders.

Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window, 1944)


Do mestre Fritz Lang, o longa se inicia com um renomado professor universitário, interpretado por Edward G. Robinson, admirando o retrato de uma linda mulher exposto em uma vitrine. O homem de meia-idade, casado e com filhos, está imerso em seu deslumbramento, quando surge ao seu lado a própria modelo que posou para a pintura. A jovem, vivida por Joan Bennett, lhe explica que vez ou outra vai até o local para observar a reação das pessoas ao se depararem com o quadro. Percebendo a admiração do desconhecido pela obra, ela o convida até seu apartamento para apreciar outros exemplares. Entretanto, os dois são surpreendidos pelo amante ciumento da moça, desencadeando uma tragédia que os une em uma teia de mentiras.

Almas Perversas (Scarlet Street, 1945)


Eis um exemplo claro da arte do cinema e da atuação. Do mesmo Fritz Lang, repentindo os protagonistas Edward G. Robinson e Joan Bennett, assim como o ótimo Dan Duryea como coadjuvante (também presente no filme anterior), aqui novamente temos um retrato em destaque, no entanto, em uma abordagem completamente distinta. Robinson interpreta um típico homem do proletariado, empurrando com a barriga um casamento infeliz, tendo como única distração suas pinturas amadoras. Ao conhecer a femme fatale vivida por Bennett, apaixona-se perdidamente e tenta aparentar uma posição superior a que tem na realidade. Pensando estar seduzindo um pintor famoso e, consequentemente rico, a bela jovem passa a manipula-lo para conseguir artigos de luxo e um apartamento dispendioso. O retrato entra em cena na metade final da trama, por isso não escreverei mais detalhes para não dar nenhum spoiler, já que sua 'participação' é de fundamental importância na história. O longa é refilmagem de 'A Cadela' (La Chienne, 1931), de Jean Renoir.

Inspiração Trágica (The Two Mrs. Carrolls, 1947)


Dirigido por Peter Godfrey, o filme tem como estrelas ninguém menos que Humphrey Bogart e Barbara Stanwyck. O personagem central é Geoffrey Carroll, um pintor americano que mora na Inglaterra. Durante uma viagem, ele conhece uma atraente mulher, Sally Morton, com quem inicia um apaixonado relacionamento. Ao perceber que está fazendo o papel de amante de um homem casado e com uma filha, Sally decide terminar o romance, ignorando as desculpas do amado. Apenas quando Geoffrey torna-se viúvo, os dois voltam à antiga paixão e acabam se casando. Passado algum tempo, ela começa a desconfiar que está sendo traída, ao mesmo tempo em que adoece repentinamente. É quando ela começa a investigar a morte da primeira Sra. Carroll e descobre que está tendo seu retrato pintado pelo marido, assim como aconteceu com sua antecessora.

Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958)


Um dos grandes clássicos de Alfred Hitchcock, o longa é protagonizado por James Stewart, como um detetive aposentado com pânico de altura. Sua volta a ativa ocorre após o pedido de um amigo, que se diz preocupado com o comportamento estranho de sua esposa. O investigador passa, então, a seguir a intrigante mulher, vivida por Kim Novak. A jovem costuma passar diversas horas observando o retrato de uma de suas antepassadas, além de aderir a alguns de seus pertences e costumes, incluindo seu penteado. Acreditando ser uma espécie de reencarnação, ela apresenta tendências suicidas e parece se sentir atraída especialmente por lugares altos, para desespero de seu protetor.

Envolto em Sombras (The Dark Corner, 1946)


Antes de ser Lucy, Lucille Ball já foi atriz de filme noir. Ela interpreta a mocinha da trama, vivendo a secretária do detetive Bradford Galt (Mark Stevens), que o ajuda a escapar de uma armação que pretende incrimina-lo por um assassinato que ele não cometeu. Clifton Webb aparece como o rico Hardy Cathcart, dono de uma galeria de arte. Uma espécie de colecionador, ele se apaixonou pelo retrato de uma mulher anos atrás, não descansando até ter em sua posse a personificação de seu objeto desejo, tendo assim uma obsessão doentia por sua esposa. O longa foi dirigido por Henry Hathaway.

Obsessão Trágica (The Madonna's Secret, 1946)


Um pintor vive nos EUA fugindo de seu passado na Europa, onde foi julgado pelo assassinato de uma de suas modelos e teve sua carreira arruinada. Ele agora trabalha no quadro de um novo rosto feminino mas a mulher que posava para ele é encontrada morta, repetindo o ocorrido anos atrás. Preso pelo homicídio, ele é libertado em seguida pela polícia após apresentar um álibi. A irmã da vítima é convencida pela polícia a se oferecer como modelo para ser pintada pelo acusado e investiga-lo, como um possível assassino em série. Entretanto, sua inspeção tem uma reviravolta quando a moça se apaixona pelo suspeito. Com direção de Wilhelm Thiele, tem o elenco principal formado por Francis Lederer, Gail Patrick, Ann Rutherford e Edward Ashley. Foi inspirado no longa 'Barba Azul' (Bluebeard, 1944).

Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time, 1980)


Neste caso, não temos bem uma pintura, como nos outros, mas acho que se enquadra no objetivo da lista, mesmo sendo mais uma fotografia. A história protagonizada por Christopher Reeve e Jane Seymour foi dirigida por Jeannot Szwarc e baseada no romance homônimo de Richard Matheson, que o idealizou após uma experiência de fascínio semelhante, ao ver uma imagem da atriz Maude Adams; O protagonista é um escritor que na noite de estréia de sua peça é abordado por uma senhora, já bem idosa, que pede que ele 'volte para ela'. Após alguns anos, durante uma viagem, ele se depara com a fotografia de uma bela mulher. Depois pesquisar, ele descobre se tratar de Elise McKenna, uma renomada atriz de teatro do início do século, que vinha a ser a mesma senhora que havia conhecido anos antes. Obcecado, ele passa a estudar e se concentrar em voltar ao passado para encontrar a misteriosa mulher por quem se apaixonou. 

Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940)


Em outro dos grandes clássicos de Hitchcock e único dirigido por ele a ganhar o Oscar de melhor filme, temos uma jovem simples e sem muitos atrativos, que se apaixona por um rico viúvo. Após o casamento, o casal vai morar na enorme mansão do rapaz, e o que parecia ser o início de um conto de fadas se torna uma verdadeira história de fantasma. Em cada canto da casa, em cada pessoa que encontra, parece predominar presença de Rebecca, a falecida primeira esposa de seu marido. A ausência de sua figura física parece ameaçar ainda mais a protagonista, que passa a temer uma rival invisível. A governanta da casa, que tinha adoração por sua predecessora, é a que pessoa que mais a atormenta com comparações e em uma das cenas usa um dos enormes retratos de família pendurados na parede para causar humilhação e sabotar sua nova patroa. Protagonizado por Joan Fontaine, Laurence Olivier e Judith Anderson, foi baseado na obra de Daphne du Maurier,.

O Fantasma Apaixonado (The Ghost and Mrs. Muir, 1947)


Por coincidência, Gene Tierney voltou para encerrar a lista que se abriu com um de seus filmes, só que desta vez o retrato não é dela e sim de Rex Harrison, que interpreta o fantasma do título. So a direção de Joseph L. Mankiewicz, a atriz vive uma mulher viúva e com uma filha, a procura de uma casa. Ela encontra a moradia perfeita em um encantador chalé, que é oferecido a um ótimo preço por ter a fama de ser assombrado pelo antigo proprietário, um capitão da marinha. Excêntrica e destemida, ela não se amedronta com a lenda e passa a morar no local, que possui uma imagem de seu antigo dono na parede. Não demora para que o espírito apareça e tente intimidá-la. Entretanto, ao contrário dos antigos residentes, que iam embora correndo, a bela jovem não se sente nada amedrontada e passa a desafiar o morto.



Filmes citados que você encontra no YouTube:

O Retrato de Jennie (Portrait of Jennie, 1948) - Clique aqui
O Retrato de Dorian Gray (The Picture of Dorian Gray, versão de 2009) - Clique aqui
Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window, 1944) - Clique aqui
Almas Perversas (Scarlet Street, 1945) - Clique aqui
A Cadela (La Chienne, 1931) - Clique aqui
Envolto em Sombras (The Dark Corner, 1946) - Clique aqui
Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940)  - Clique aqui

3 comentários:

  1. Achei excelente e anotei os filmes pois, não vi alguns dos filmes citados. Obrigada pela dicas .Abraço, Angelina

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante este post. E o mais legal de tudo é que estes filmes citados estão disponíveis no YouTube, tornando a matéria ainda mais interessante. Parabéns pelo capricho e pela qualidade das matérias. Muito Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ótimo trabalho, e as informações para assistir. Tenho Laura em BluRay e já revi varias vezes. Adoro a trilha sonora composta por David Raksin.

    ResponderExcluir