sábado, 28 de maio de 2022

'O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas', o novo documentário da Netflix

 


É sempre um grande desafio para qualquer um que se proponha a fazer um novo documentário sobre Marilyn Monroe, encontrar algo difenciado para falar sobre a já tão conhecida e explorada história da diva de Hollywood. Desde sua infância sofrida e os problemas psicológicos decorrentes, passando por seu sucesso no cinema e seus casos amorosos, até culminar em seu trágico final, a vida da atriz já foi esmiuçada por diversas vezes em filmes, séries, livros e outros documentários, sendo bastante conhecida pelo grande público. 


O que a Netflix informa em seu site:

 

Mergulhe no mistério que envolve a morte de Marilyn Monroe ouvindo entrevistas inéditas com seus amigos mais íntimos neste documentário.

Conversas inéditas com John Huston e a elite de Hollywood ajudam a entender a vida e o trágico fim de Marilyn Monroe.

Com a pretenciosa promessa de desvendar o mistério que envolve a morte da atriz, o documentário dirigido por Emma Cooper, tem como base os arquivos do jornalista investigativo Anthony Summers (foto acima), autor do livro de não-ficção 'A Deusa - as Vidas Secretas de Marilyn Monroe', publicado em 1985. Ao longo de uma hora e quarenta e um minutos, temos acesso às inúmeras gravações de voz feitas por Summers, incluindo figuras conhecidas como John Huston e Jane Russell, além de pessoas anônimas que tiveram convívio com a loira, como por exemplo os familiares de seu psiquiatra.

Tendo o sensacionalismo como prato principal, o documentário se estende desnecessariamente, usando firulas como imagens do autor na Irlanda (onde mora) com seu material de pesquisa, além de usar figurantes dublando as gravações das fitas para tentar acrescentar um clima de investigação à produção. Como ponto positivo, temos diversas imagens e depoimentos sobre Marilyn, o que acaba sendo interessante para os fãs de cinema clássico. No entanto, para qualquer um que já viu algum documentário ou sabe um pouco de sua trajetória, a reportagem se torna maçante por ter uma longa duração e apresentar poucas novidades em comparação aos demais. Ao final, após sua acurada análise de todos os fatos e gravações, o autor chega a conclusão de que não chegou a conclusão alguma. Em suma, apesar de todas as polêmicas teorias existentes, Summers percebe, com o resultado de sua pesquisa, que concorda com o laudo médico já existente.

Como minha conclusão, posso dizer que como um documentário sobre a Marilyn, para quem deseja saber mais sobre sua vida, até se sai bem, embora existam melhores (em termos de abordagem sobre sua filmografia). Possui arquivos da atriz, como entrevistas, cenas de seu casamento e alguns depoimentos interessantes sobre ela. Porém, o que realmente estraga a experiência é a óbvia maneira tendenciosa com a qual o documentário é vendido ao público para, no final, ser apenas mais do mesmo. Provavelmente foi lançado como uma prévia do novo filme do streaming, intitulado 'Blonde', que deve estrear ainda este ano, com Ana de Armas no papel principal. O longa é uma adaptação do romance histórico de mesmo nome escrito por Joyce Carol Oates, publicado em 1999, que, apesar de ser baseado na vida de Marilyn, é uma obra de ficção.

Ficha técnica:

Título original: The Mystery of Marilyn Monroe: The Unheard Tapes
Ano de lançamento: 2022
Gênero: Documentário
Diração: Emma Cooper
Duração: 1h e 41 min.
País: EUA
Idioma: Inglês

Link para Netflix: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário