segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Narciso Negro (Black Narcissus, 1947)


A julgar pela foto acima, você poderia pensar que se trata de um filme de terror. No entanto, os únicos aterrorizados foram os membros da Legião da Descência dos EUA, que exigiram que algumas cenas fossem cortadas da versão final que seria exibida no país. O longa britânico, com freiras como protagonistas, é um drama que trata principalmente sobre repressão sexual, solidão e histeria, se é que se pode chamar assim.


Com um ritmo lento, que permeia todo o filme, somos apresentados à jovem Irmã Clodagh (Deborah Kerr), que recebe o encargo de chefiar um pequeno grupo de freiras em uma missão no Himalaia. Isoladas em uma enorme mansão, que anteriormente havia sido usada pelas amantes do soberano local, as religiosas precisam se adaptar ao novo estilo de vida e conquistar a confiança dos nativos, que possuem suas próprias supertições. Para auxiliá-las com o idioma e pequenas tarefas cotidianas, entra em cena o cínico Sr. Dean (David Farrar).


A presença de um homem jovem e atraente, aliada à solidão e ao clima inóspito que parece rodeá-las, traz a tona sentimentos e dúvidas em algumas das freiras, que começam a lembrar que também são mulheres. A irmã Ruth (Kathleen Byron), que já apresentava comportamentos considerados inadequados ainda no convento, passa a se rebelar e se comportar histericamente por causa de seu amor platônico por Dean, o que aumenta ainda mais a tensão e o medo da inexperiente Irmã Clodagh, que teme perder o controle de sua liderança perante os moradores e as demais freiras. 

Bom, vou ficando por aqui com o resumo para não dar spoiler, mas vamos falar um pouco sobre o elenco e algumas curiosidades sobre o longa.


Baseado na obra de Rumer Godden, o filme foi dirigido pela dupla Michael Powell e Emeric Pressburger, responsáveis por diversos clássicos, como 'Sapatinhos Vermelhos' (The Red Shoes, 1948). Para a surpresa de muitos, inclusive alguns membros da própria equipe, o cenário mostrando o Himalaia foi todo criado em estúdio, utilizando imagens ampliadas e miniaturas. Já a fotografia do longa, cujo responsável foi Jack Cardiff, foi inspirada nas obras e nas paletas de cores utilizadas pelo pintor holandês Johannes Vermeer, célebre por trabalhos como 'A Moça do Brinco de Pérola', criado em 1665. 

As lembranças da vida pregressa da protagonista e cenas como a da irmã Ruth passando batom vermelho, foram consideradas ofensivas para os sensores estadunidenses e foram retiradas das exibições no país, embora não haja nada exatamente imoral nelas, apenas atitudes vistas como provocativas.



Deborah Kerr protagoniza a história, apesar de ainda estar em seus 20 e poucos anos, e ter sido considerada muito jovem para a personagem. Com seu desempenho, ela acabou chamando a atenção de Hollywood, onde se tornou uma das grandes estrelas, dispensando maiores apresentações da minha parte. Outra atriz muito famosa em início de carreira é Jean Simmons, bem novinha, interpretando uma nativa (e fazendo uma ligeira *blackface*, muito comum em produções da época). Ela chegou a fazer testes, vencendo mais de 1600 candidatas que disputavam o papel.

As duas atrizes ficaram amigas, atuando juntas novamente em outras produções como 'A Rainha Virgem' (Young Bess, 1953) e 'Do Outro Lado, o Pecado' (The Grass Is Greener, 1960).

*Blackface é quando atores brancos se pintam de preto para interpretar personagens negros. No caso, a atriz teve sua pele escurecida para interpretar uma indiana.



Ainda no elenco, Kathleen Byron é daquelas coadjuvantes que roubam a cena, como a freira à beira da loucura, irmã Ruth. Ao lado de David Farrar, repetiu a parceria com a dupla de diretores no longa 'De Volta ao Pequeno Apartamento' (The Small Back Room, 1949). Falecida em 2009, aos 88 anos, ela chegou a participar de filmes como 'Emma' (1996) e 'O Resgate do Soldado Ryan' (Saving Private Ryan, 1998), se mantendo ativa até 2001. Já o ator, protagonizou longas como 'Coração Indômito' (Gone to Earth, 1950), ao lado de Jennifer Jones.


Fechando o elenco principal, temos a veterana Flora Robson, que atuou em clássicos como 'Fogo Sobre a Inglaterra' (Fire Over England, 1937), e o ator indiano Sabu, conhecido por 'O Ladrão de Bagdá' (The Thief of Bagdad, 1940) e 'Mogli, o Menino Lobo' (Jungle Book 1942).

Você encontra o filme completo no Youtube, tanto legendado quanto dublado.

Ficha técnica:

Direção: Michael Powell e Emeric Pressburger;
Roteiro: Michael Powell e Emeric Pressburger, baseado na obra original de Rumer Godden;
Duração: 1 h e 41 min.
Elenco principal: Deborah Kerr, Kathleen Byron, David Farrar, Jean Simmons, Sabu e Flora Robson;
Fotografia em Technicolor: Jack Cardiff;
Gênero: Drama
País de origem: Reino Unido
Data de lançamento: 26 de maio de 1947
Idioma: Inglês

Um comentário: