50 filmes que são a cara da década de 50 - Parte I

Abaixo, uma lista com alguns dos maiores clássicos da década de 50. Quem gosta deste tipo de lista, confira também as dos anos 60 (aqui), 70 (aqui) e 80 (aqui).

1- O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch, 1955)


Richard Sherman (Tom Ewell) é um editor de livros que sente-se "solteiro" quando a mulher (Evelyn Keyes) e o filho (Burch Bernard) viajam em férias. Ele começa então a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem (Marilyn Monroe), que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.

2- Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, 1955)



Jim Stark (James Dean) é um jovem problemático, e por sua causa, os pais se mudam de uma cidade para outra, até se fixarem em Los Angeles. Certo dia ele é preso por embriaguez e desordem, e no distrito policial, conhece Judy (Natalie Wood), uma jovem revoltada com o pai e um rapaz que atirou em alguns cães. Após ser libertado, tenta se aproximar de Judy, mas cria um desentendimento com o namorado de Judy, que é o líder de uma gangue do colégio. Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas consequências.

3- Cantando na Chuva (Singin' in the Rain, 1952)


Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

4- Sabrina (1954)


Dois irmãos pertencem à uma poderosa família, sendo um deles (Humphrey Bogart) é um empresário incansável e o outro (William Holden) é um playboy incorrigível. Mas quando a filha do motorista (Audrey Hepburn) retorna de viagem, após passar dois anos em Paris, o playboy se modifica e, como ela sempre foi apaixonada por ele, tudo seria muito fácil de acontecer. Mas se os dois se casarem um poderosa fusão deve ser prejudicada, assim o irmão empresário decide intervir e também acaba se apaixonando por ela.

5- A Malvada (All About Eve, 1950)


Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.

6- Uma Rua Chamada Pecado (A Streetcar Named Desire, 1951)


Blanche DuBois, uma mulher frágil e neurótica (Vivien Leigh), vai visitar sua irmã grávida (Kim Hunter), em Nova Orleans, em busca de um lugar que possa chamar de seu, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado e a sua própria vida.

7- Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950)


Para fugir dos representantes de uma financeira, Joe Gillis (William Holden) se refugia na decadente mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcará seu retorno às telas. O filme é insuportável, mas o pagamento é bom e como ele não tem muito o que fazer, aceita. Mas o destino lhe reserva surpresas.

8- Depois do Vendaval (The Quiet Man, 1952)


Na tentativa de escapar de seu passado, Sean Thornton (John Wayne) volta a Irlanda para recuperar a sua propriedade. Uma vez em casa, ele se apaixona por Mary (Maureen O'Hara), uma jovem a qual o irmão mais velho mal-humorado chamado Will (Victor McLaglen), fica tentando destruir o relacionamento dos dois.

9- Confidências à Meia-Noite (Pillow Talk, 1959)


Jan Morrow, uma decoradora, e Brad Allen, um compositor, são obrigados a compartilhar uma linha telefônica. Jan fica irritada com o tempo que Brad passa conversando com suas namoradas. Entretanto, sem saber, começa a sair com ele, que planeja conquistá-la fingindo ser outra pessoa.

10- Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments, 1956)


Criado como um príncipe egípcio, Moisés descobre sua herança hebraica. Ele ouve o chamado de Deus e descobre que tem a missão de liberar os judeus da escravidão e levá-los à Terra Prometida. Mas isto o envolve em uma batalha contra o faraó Ramsés.

11- Um Lugar ao Sol (A Place in the Sun, 1951)


O jovem e pobre George Eastman deixa sua mãe religiosa na cidade de Chicago e vai até a Califórnia na esperança de um emprego melhor. Apesar do alerta para não passar tempo com mulheres na fábrica, ele inicia um triângulo amoroso com Alice e Angela.

12- A Um Passo da Eternidade (From Here to Eternity, 1953)


Em um alojamento do exército havaiano, nos dias que antecedem o ataque ao Pearl Harbor, um soldado solitário e campeão de boxe, "Prew"' Prewitt (Montgomery Clift), se recusa a lutar, preferindo tocar clarinete. O rapaz é submetido a uma série de torturas e punições sob a ordem do severo capitão Holmes (Philip Ober). Enquanto isso, a esposa do capitão inicia um romance com o sargento Warden (Burt Lancaster), sem o conhecimento de Holmes.

13- Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, 1955)


O ex-ladrão John Robie, conhecido como Gato, é o principal suspeito de uma onda de roubos de joias na Riviera Francesa. Para não voltar para a cadeia, ele parte atrás do verdadeiro culpado e se apaixona por uma americana rica.

14- 12 Homens e Uma Sentença (12 Angry Men, 1957)

Seguindo o encerramento do caso do julgamento do assassinato cometido por um adolescente, os membros do júri devem chegar a um consenso sobre qual será o veredito. Enquanto os 12 indivíduos estão fechados em uma sala para tomar uma decisão, onze deles votam pela condenação do réu, porém um deles acredita na inocência do jovem e tenta convencer os outros a mudarem seus votos, dando início a um conflito que ameaça inviabilizar o delicado processo que vai decidir o destino do acusado.

15- E Deus Criou a Mulher (Et Dieu... créa la femme, 1956)


Na pequena comuna de Saint-Tropez, a sedutora órfã Juliette é o objeto de desejo de todos os homens. Ela provoca o milionário Eric e se sente atraída por Antoine. Para fugir do orfanato, ela aceita se casar com Michel, o irmão mais jovem de Antoine.

16- Tarde Demais Para Esquecer (An Affair to Remember, 1957)


Um homem e uma mulher vivem um romance enquanto estão em um cruzeiro da Europa para Nova York. Apesar de serem noivos de outras pessoas, ambos concordam em se reunir no topo do Empire State Building em seis meses. No entanto, um acidente infeliz a impede de ir ao encontro e ele teme que ela tenha se casado ou não o ame mais.

17- Os Sete Samurais (Seven Samurai, 1954)


Um samurai atende a um pedido de proteção contra bandidos à uma vila japonesa. Ele convida outros seis samurais para ajudá-lo a ensinar às pessoas a como se defenderem sozinhas. O povoado da vila fornece comida aos soldados. A grande batalha acontece quando 40 bandidos atacam a vila.

18- Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, 1959)


Após testemunhar um assassinato da máfia, o saxofonista Joe e seu velho amigo Jerry improvisam um plano rápido para escaparem vivos de Chicago. Disfarçando-se como mulheres, eles se juntam a uma banda de jazz onde todos os membros são do sexo feminino e pegam um trem com destino à ensolarada Flórida. Enquanto Joe finge ser um milionário para ganhar Sugar, a cantora sexy da banda, Jerry vê-se perseguido por um verdadeiro milionário.

19- O Sétimo Selo (Det sjunde inseglet, 1957)


Após dez anos, um cavaleiro retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela Peste Negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e, enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com ela ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

20- Imitação da Vida (Imitation of Life, 1959)


Lora Meredith, uma atriz viúva, vive com sua filha adolescente. Um dia, conhece por acaso Annie e sua filha. As duas acabam trabalhando para ela. Nesse mesmo dia conhece também Steve, um fotógrafo que se apaixona por ela.

21- Carmen Jones (1954)


Musical baseado na ópera de Bizet. Carmen Jones é um furacão sedutor que vira a cabeça do soldado Joe. Mesmo comprometido com a ingênua Cindy Lou, Joe se envolve com Carmen, acaba desertando do regimento após uma briga e fugindo com ela para Chicago.

22- Sete Noivas Para Sete Irmãos (Seven Brides for Seven Brothers, 1954)


Depois que Adam, o irmão mais velho de uma família de caipiras, volta para sua fazenda com uma noiva, seus outros seis irmãos solteirões decidem ir até a cidade para arrumar noivas e acabam sequestrando seis moças para morar com eles na fazenda.

23- Rastros de Ódio (The Searchers, 1956)


O veterano da Guerra Civil Ethan Edwards chega ao Texas em 1868 e encontra o seu irmão e a família dele. No dia seguinte, Comanches invadem o rancho, matam o seu irmão e Martha, a esposa dele, e raptam as duas filhas do casal. Ethan parte então em uma busca vingativa junto com o companheiro Martin, um mestiço que logo percebe que Ethan está obcecado por matar os índios. Ao encontrarem o corpo da mais velha, saem em busca da caçula, por quem procuram mais 5 anos no deserto.

24- Férias de Amor (Picnic, 1955)


Hal é um viajante atraente que chega a uma pequena cidade do Kansas para tentar um emprego com Alan, um rico colega de faculdade. Hal se apaixona por Madge, namorada de Alan. A mãe da jovem sente que a paixão é correspondida e se desespera.

25- O Dia Em Que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still, 1951)


Alienígena vem à Terra portando uma mensagem dos líderes do seu planeta. Inicialmente conversa com cientista, e quando deixa claro que deseja se encontrar com os governantes para alertá-los, passa a ser hostilizado e ameaçado pelos humanos.

26- O Meninão (You're Never Too Young, 1955)


Wilbur se vê envolvido no roubo de um diamante. Na tentativa de escapar do verdadeiro ladrão, ele se disfarça de menino e entra num trem. Acolhido por uma mulher durante a viagem, ele é levado para uma escola exclusiva para moças.

27- O Prisioneiro do Rock (Jailhouse Rock, 1957)


Vince Everett é condenado por homicídio culposo após ter sido atraído para uma briga de bar enquanto tentava defender uma mulher. Na prisão, Everett encontra a salvação quando seu companheiro de cela, um cantor chamado Hunk Houghton, o ouve cantar e o vê como uma futura estrela. Uma vez liberado, Everett consegue emprego em boate e encontra Peggy Van Alden, uma jovem que trabalha para uma gravadora e que, como Houghton, também vê talento em Everett.

28- Vidas Amargas (East of Eden, 1954)


Cal Trask sente que o pai se importa apenas com o irmão, Aron. Quando se aventura em um empreendimento para ganhar a atenção do pai, Carl lida com a distante mãe, dona de um bordel. A tensão só aumenta quando ele se apaixona pela namorada do irmão.

29- Sinfonia de Paris (An American In Paris, 1951)


Após a Segunda Guerra, um soldado americano resolve tentar a sorte como pintor em Paris. Ele é descoberto por uma mulher rica, que tem outros interesses além de seus quadros, mas se apaixona por Lise, que está noiva de outro homem.

30- Suplício de uma Saudade (Love Is a Many-Splendored Thing, 1955)


Em Hong Kong, nos anos 40, um correspondente de guerra americano e uma médica chinesa se apaixonam. Entretanto, a felicidade deles é posta à prova quando se descobre que ele já é casado e o relacionamento passa a ser criticado pelos amigos e pela família dela.

31- A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday, 1953)


Uma princesa entediada resolve se divertir anonimamente em Roma. Lá, ela acaba se envolvendo com um repórter que, inicialmente, pretende se aproveitar da situação para dar um "furo". Diversas situações inesperadas acontecem, fazendo com que eles se aproximem e criando nele a dúvida se deve ou não publicar a história.

32- Noites de Cabíria (Le notti di Cabiria, 1957)


Uma prostituta procura, incansavelmente, seu verdadeiro amor nas ruas de Roma. Após muitas decepções, encontra o pretendente dos sonhos no local e hora mais inapropriados.

33- Natal Branco (White Christmas, 1954)


Após a Segunda Guerra Mundial, dois ex-companheiros de exército formam uma dupla de cantores dançarinos. Em turnê pelos EUA, eles encontram ex-comandante que enfrenta problemas financeiros e resolvem ajudá-lo.

34- O Rei e Eu (The King and I, 1956)


Anna Leonowens chega ao Sião em 1862 com o filho Louis para ser professora dos filhos do monarca, mas o comportamento dos súditos e a forma com que o rei Mongkut impõe autoridade criam um choque cultural que torna a convivência impossível.

35- Trilogia Sissi (1955, 1956 e 1957)


A jovem Sissi acompanha sua irmã mais velha durante a recepção ao jovem imperador austro-húngaro Franz Josef, quando seria oficializado o noivado dos dois. Sem saber que Sissi é irmã de sua futura noiva, o imperador se apaixona por ela. Baseado em fatos históricos e com excelente reconstituição de época, Sissi transformou em estrela internacional a atriz Romy Schneider e se tornou um dos filmes mais queridos de todos os tempos.

36- O Selvagem (The Wild One, 1953)


Pequena cidade do interior dos EUA vive momentos de tensão com a chegada da gangue de motociclistas liderada por Johnny. Quando uma gangue rival chega à cidade e o confronto parece iminente, alguns cidadãos decidem intervir por conta própria.

37- A Condessa Descalça (The Barefoot Contessa, 1954)


O cineasta Harry Dawes (Humphrey Bogart) recebe uma segunda chance de estrelato quando ele descobre a camponesa Maria Vargas (Ava Gardner) dançando em uma boate em Madri, Espanha. Instigado por seu produtor, o financista Kirk Edwards (Warren Stevens), Harry a convence a fazer um teste e, em seguida estrelar em seu próximo filme. Mas quando a natureza possessiva de Edwards e as realidades do estrelato pesam sobre Maria, ela procura um amante genuíno com quem ela possa escapar.

38- Intriga Internacional (North by Northwest, 1959)


Um caso de falsa identidade faz com que um espião estrangeiro persiga um homem inocente de Nova York até o Monte Rushmore.

39- Gigi (1958)


Gaston é um irrequieto milionário que pula de mulher em mulher, enquanto cultiva um relacionamento platônico com a jovem Gigi. Quando ela amadurece e se recusa a ser amante de alguém, Gaston precisa escolher entre ela e o seu estilo de vida.

40- Os Homens Preferem as Loiras (Gentlemen Prefer Blondes, 1953)


Lorelei Lee é uma bela dançarina de cabaré que está noiva do rico Gus Esmond, para a desaprovação do pai rico de Gus, Sr. Esmond. Sr. Esmond pensa que Lorelei está atrás do seu dinheiro. Quando Lorelei vai num cruzeiro acompanhada apenas pela sua melhor amiga, Dorothy Shaw, o Sr. Esmond contrata Ernie Malone, um detetive particular, para segui-la e o deixar saber de qualquer comportamento questionável que a desqualificaria para o casamento.

41- Ben- Hur (1959)


Ben-Hur é um mercador judeu que, após um desentendimento, é condenado a viver como escravo por um amigo de juventude, Messala, que é o chefe das legiões romanas da cidade. Mas uma surpreendente oportunidade de vingança surge de onde ele menos espera.

42- Sublime Obsessão (Magnificent Obsession, 1954)


Após um acidente de barco, a vida do playboy Robert Merrick é salva por um equipamento usado pela equipe de resgate. O Dr. Wayne Phillips, um herói local, não tem a mesma sorte. Inspirado a mudar de vida depois disso, Merrick se apaixona pela viúva.

43- Os Brutos Também Amam (Shane, 1953)


Um enigmático pistoleiro, que resolveu mudar de vida, dirige-se para uma pequena cidade do Wyoming na esperança de viver uma vida tranquila trabalhando no campo. Contudo, ele acaba tendo que voltar a usar sua pistola para defender os moradores de um ganancioso barão do gado.

44- A Flor do Pântano (Tammy and the Bachelor, 1957)


Quando o avião de Pete cai no pântano, ele é salvo pela jovem Tammy, uma garota do interior que vive com seu avô. Recuperado, Pete retorna para sua casa e para sua noiva. Mas o avô de Tammy vai para a cadeia e ele envia a neta para ficar com Pete. Sua culinária e personalidade alegre transformam a família de Pete e ele próprio.

45- Gata em Teto de Zinco Quente ( Cat on a Hot Tin Roof, 1958)


Enquanto relembrava seus momentos gloriosos no esporte escolar, Brick Pollitt acaba se machucando por estar bêbado; ele e sua esposa geniosa, Maggie, estão visitando sua família para o aniversário de 65 anos de seu pai, Big Daddy. Rabugento, mesmo com a saúde ruim, Big Daddy exige saber por que Brick e Maggie ainda não lhe deram um neto, ao contrário do irmão de Brick, Gooper e sua esposa fértil, Mae.

46- Uma Aventura na África (The African Queen, 1951)


Durante a Primeira Guerra Mundial, missionária vê o irmão ser morto pelos soldados alemães. Agora, ela só conta com a ajuda de Charlie, o capitão do pequeno barco African Queen. No barco, os dois brigam muito, mas acabam se apaixonando.

47- Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958)


O detetive aposentado John Scottie sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, um amigo pede a John que siga sua esposa. Ele aceita a tarefa e começa a segui-la por toda parte. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. John começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.

48- Como Agarrar Um Milionário (How to Marry a Millionaire, 1953)


Schatze Page, Loco Dempsey e Pola Debevoise são três mulheres que têm a ideia fixa de se casarem com um milionário. Elas se mudam para um apartamento caro em Nova Iorque e começam a cortejar a elite da cidade. Elas conhecem muitos homens ricos, mas na sua maioria, eles são golpistas ou estranhos. Uma decisão precisa ser tomada: ter uma vida de luxo ou encontrar o verdadeiro amor.

49- A Estrada da Vida (La Strada, 1954)


Gelsomina é vendida por sua mãe para um lutador exibicionista e passa a acompanhá-lo em suas viagens como sua ajudante. A moça é amada e maltratada pelo homem bruto em uma relação conturbada, que reflete a sua própria vida.

50- Ardida Como Pimenta (Calamity Jane, 1953)


Contrariando as leis do Velho Oeste, uma mulher era temida como qualquer grande homem. Para agradar ao homem que ama secretamente, ela resolve trazer para a cidade uma famosa cantora.

Essa é apenas a primeira parte! Por ser uma década cheia de filmes maravilhosos, sei que faltou muita coisa na lista, por isso podem colocar desde já suas sugestões para a parte II da matéria aqui nos comentários! =)

Postagens mais visitadas deste blog

O filho que Alain Delon abortou

8 atores que se suicidaram

A verdadeira Elise McKenna