domingo, 30 de abril de 2017

10 filmes com Yul Brynner


Mais uma postagem para facilitar quem quer conhecer mais o trabalho dos atores e atrizes, mas não sabe bem por onde começar! Agora é a vez do careca mais charmoso do cinema, o russo Yul Brynner.

1- O Rei e Eu (The King and I, 1956)




Anna Leonowens chega ao Sião em 1862 com o filho Louis para ser professora dos filhos do monarca, mas o comportamento dos súditos e a forma com que o rei Mongkut impõe autoridade criam um choque cultural que torna a convivência impossível.

2- Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments, 1956)


Criado como um príncipe egípcio, Moisés descobre sua herança hebraica. Ele ouve o chamado de Deus e descobre que tem a missão de liberar os judeus da escravidão e levá-los à Terra Prometida. Mas isto o envolve em uma batalha contra o faraó Ramsés.

3- Anastácia, a Princesa Esquecida (Anastasia, 1956)


Com a revolução russa em 1917, o Czar Nicolau II e sua família foram capturados e executados, mas segundo rumores, sua filha mais nova Anastácia havia sobrevivido e vivia na Europa. Anos depois, um ex-general russo, que vive de um empreendimento fraudulento envolvendo a herança real, precisa provar aos seus investidores a existência da princesa, e se utiliza de uma mulher perturbada e sem identidade para assumir o papel de Anastácia.

4- Os Irmãos Karamazov (The Brothers Karamazov, 1958)


1870, Ryevsk, pequena cidade na Rússia czarista. Fyodor Karamazov (Lee J. Cobb) é um viúvo mulherengo, que por motivos vários entra em choque com seus filhos: Ivan (Richard Basehart), um escritor; Alexi (William Shatner), um padre; e Dmitri (Yul Brynner), um militar. Dmitri alega que Fyodor roubou a herança deixada pela mãe dele. Há também Smerdjakov (Albert Salmi), seu filho bastardo, um epiléptico que Fyodor trata como se fosse um serviçal. Dmitri está noivo de Katya (Claire Bloom), que recebeu uma grande herança e o ama. Dmitri, por sua vez, se sente muito atraído por Grushenka (Maria Schell), a amante de Fyodor. Neste turbulento contexto Ivan passa a amar Katya.

5- Corsário Sem Pátria (The Buccaneer, 1958)


Durante a guerra de 1812, Nova Orleans é alvo de uma grande ofensiva britânica e o general Jackson convence o governador Claiborne a recorrer à ajuda do pirata Lafitte. Os companheiros do pirata se opõem, mas ele se apaixona pela filha do governador.

6- Crepúsculo Vermelho (The Journey, 1959)


Budapeste, novembro de 1956. Uma revolta força a União Soviética a uma intervenção militar. Diana Ashmore (Deborah Kerr), uma inglesa divorciada, tenta tirar do país Paul Kedes (Jason Robards), um húngaro com quem está envolvido. Ele está com um passaporte inglês falso e foi ferido durante a rebelião, sendo que se for pego novamente será o seu fim, pois no passado já tinha sido torturado pelos russos. Entretanto ela tem de enfrentar o major Surov (Yul Brynner), um oficial soviético que submete todo seu grupo a uma série de entraves burocráticos, procurando de toda forma achar algum fugitivo. Além disto ele se sente atraído por Diana.

7- Salomão e a Rainha de Sabá (Solomon and Sheba, 1959)



Com a morte do rei Davi o trono passa a ser ocupado por Salomão. O povo de Israel prospera e fortalece tanto que os egípcios, seus inimigos, resolvem mandar ao local a rainha de Sabá para descobrir os pontos fracos de Salomão e poder derrotá-lo.

8- Sete Homens e Um Destino (The Magnificent Seven, 1960)


Nessa refilmagem de Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa, os pistoleiros desempregados Chris e Vin são chamados junto com cinco outros fora da lei para defender uma cidadezinha no México dos saques promovidos pelo bando liderado por Calvera.

9- Morituri (1965)


Robert Crain, um alemão residente na Índia na Segunda Guerra Mundial, sofre chantagem dos Aliados para, usando seu conhecimento, salvar a carga de borracha de navio japonês, desativando os explosivos usados para destruí-lo, se capturado pelo inimigo.

10- Westworld - Onde Ninguém Tem Alma (Westworld, 1973)


Os amigos Peter Martin e John Blane resolvem passar as férias no moderno centro de diversões de Delos, onde foram recriados os ambientes da Roma Imperial, da Idade Média e do Velho Oeste, todos povoados por robôs. Eles optam por visitar a emulação do Velho Oeste. Os robôs de Delos são programados para satisfazer os clientes e nunca chateá-los, mas um problema técnico os transforma em assassinos. Agora Peter e John precisam fugir de um pistoleiro eletrônico que quer matá-los a qualquer custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário