sexta-feira, 10 de março de 2017

Escândalo na Sociedade (Where Love Has Gone, 1964)


Estrelado pelas vencedoras do Oscar Susan Hayward e Bette Davis, o filme é baseado no romance de mesmo nome escrito por Harold Robbins e conta a história de uma jovem adolescente acusada de assassinar o amante de sua mãe para defende-la de suas agressões. Em meio ao julgamento, as relações abusivas e os comportamentos destrutivos dos membros da família começam a vir à tona.

A Inspiração

Em 1958, ocorreu um dos maiores escândalos já registrados envolvendo uma estrela de Hollywood, quando a filha da atriz Lana Turner, Cheryl Crane, de 14 anos, esfaqueou o amante de sua mãe, o mafioso Johnny Stompanato.


Recém-divorciada, Lana Turner estava passando por um momento delicado em sua carreira quando se envolveu com Stompanato. Membro da máfia, ele era conhecido por seu temperamento e pelo comportamento violento, chegando a invadir o set de filmagens para ameaçar o colega de elenco de sua namorada, um então jovem ator iniciante, chamado Sean Connery. Durante uma briga com Turner, Stompanato começou a agredi-la fisicamente, fazendo com que Cheryl o esfaqueasse para defender sua mãe. Presa e levada a julgamento, ela foi absolvida da acusação de homicídio doloso, sendo constatado pelos legistas que os ferimentos na vítima eram condizentes com as alegações de legítima defesa de terceiros. A jovem recebeu acompanhamento psiquiátrico e foi encaminhada para um reformatório feminino em Los Angeles, de onde fugiu e foi recapturada algumas vezes.

Lana durante o julgamento de Cheryl

O filme


O filme conta a história da adolescente Danielle Miller, uma jovem bonita e rica, presa por ter assassinado o amante de sua mãe, Valerie Miller, uma renomada artista plástica. Embora tenha sido amplamente negado na época, fica óbvio que a base da história foi, de fato, inspirada na tragédia envolvendo a atriz Lana Turner e sua filha, mas as semelhanças com a vida da estrela param por aí.


Valerie, interpretada por Susan Hayward, é uma artista criativa que se compromete apenas com seu trabalho, mantendo diversos casos amorosos, sem nenhum vínculo afetivo. Sua descrença no amor e seu estilo desregrado devem-se ao seu péssimo relacionamento familiar, especialmente com sua mãe, a arrogante Sra Hayden, vivida por Bette Davis (conhecida por personificar megeras como ninguém), que se preocupa apenas com as aparências e o status social, manipulando todos ao seu redor de acordo com seus interesses. Como uma forma de afrontar sua mãe, Valerie tem uma vida social agitada e escandalosa, tentando ao máximo escapar da forte influência exercida por ela. Ao conhecer o herói de Guerra Luke Miller (Mike Connors), Valerie se apaixona por seu caráter e por sua integridade, ao ver que ele foi capaz de enfrentar a poderosa Sra Hayden sem nenhum medo.


Os dois se casam e tem uma filha, mas a felicidade conjugal dura pouco, pois a engenhosa Sra Hayden logo da um jeito de se intrometer da vida do casal, fazendo com que o idealista Luke logo tenha seus sonhos desfeitos e comece a se refugiar na bebida. Com o desgaste do casamento, o divórcio se torna a única solução e logo Valerie se vê novamente em meio aos casos amorosos sem compromisso de antigamente. Com a passagem dos anos, Luke consegue parar de beber e arrumar um emprego estável, enquanto sua ex-esposa continua tendo relacionamentos destrutivos e mantém uma convivência fria com sua filha adolescente. Em uma noite, há uma grande discussão no estúdio de Valerie e seu amante é assassinado por Danielle (Joey Heatherton), que assume a culpa, mas alega que estava tentando proteger sua mãe. Durante o processo, os segredos da família começam a aparecer e um possível triângulo amoroso envolvendo mãe e filha pode mudar os rumos do julgamento.


O produtores queriam acrescentar ao final do longa, uma cena em que a Sra Hayden enlouquece e comete suicídio. Extremamente profissional e dedicada ao trabalho, Bette Davis resistiu ao desfecho, alegando que essa reação nada tinha a ver com o caráter da personalidade, uma mulher fria e calculista, sendo inclusive processada pelos produtores. A atriz, no entanto, ganhou o caso.

O dvd do filme foi lançado recentemente pela Classicline e pode ser adquirido nas melhores lojas do ramo. Clique aqui para comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário