quinta-feira, 30 de junho de 2016

Lady Hollywood é racista?


Frequentemente recebo comentários no facebook reclamando e cobrando mais postagens de artistas negros e achei que tinha o direito e também o dever de falar sobre o assunto. Por ser um texto longo, decidi postar aqui no blog, para poder falar tudo o que é preciso e pretendo ser bastante sincera sobre o tema.

Quero deixar claro que eu me esforço muito para disponibilizar um conteúdo diversificado e tento colocar sempre que possível artistas e filmes diferentes e pouco citados em outras páginas para agradar o máximo possível de pessoas que seguem a minha página. Mas tanto a página quanto o blog são trabalhos que eu faço sozinha e sem basicamente NENHUM retorno financeiro. As únicas formas que utilizo para ajudar na manutenção do blog e da página, são a utilização de anúncios no blog, onde há um ganho por cada clique, e links disponibilizados na página para compras de filmes e livros, onde eu ganho uma pequena comissão pela venda. Ou seja, é um trabalho que eu faço muito mais por amor e dedicação do que por algum ganho, levando-se em consideração que não recebo quase nada. Em compensação, as pessoas frequentemente se acham no direito de, não fazer uma sugestão, que eu acato com o maior prazer, e sim COBRAR por determinadas postagens! 

Não acontece apenas com relação aos atores negros, é algo constante sobre os mais diversos assuntos, desde atores específicos, determinados filmes, temas, cenas e etc. Como falei anteriormente, já fiz diversos tópicos para sugestões e é algo que eu gosto de receber, até mesmo críticas construtivas a respeito de algo que esteja errado ou que possa ser melhorado, mas quando existe uma exigência e uma obrigação de algo, é uma coisa que realmente me deixa incomodada, afinal é apenas algo que faço como um entretenimento, no intuito de agradar o máximo possível de pessoas que tem em comum o amor pelo cinema clássico.

É necessário dizer que, de fato, acabo postando uma quantidade muito menor de matérias, fotos e vídeos que tenham artistas negros, peço desculpas por essa falha. Quero deixar claro que não é algo intencional, mas é preciso entender que infelizmente a quantidade de artistas negros na indústria cinematográfica é infinitamente menor do que a de artistas brancos. Quando posto fotos de filmes clássicos, a grande maioria é protagonizada por atores e atrizes brancos. Não é algo que seja agradável de dizer, mas infelizmente é a realidade. Quem acompanha a página, sabe que diariamente são feitas diversas postagens, e é necessário ter uma grande quantidade de material para isso, seja de fotos, seja de vídeos, e nem sempre tenho tempo e disponibilidade de controlar e procurar determinadas postagens, As vezes falta mesmo é inspiração para postar um material diferente. 

Não é fácil selecionar diariamente diversas fotos para postar, nem sempre consigo tempo para sentar e fazer pesquisas sobre temas que ando postando pouco, até porque é preciso também ter disponibilidade de ver as postagens que andam sendo feitas para perceber o que anda em falta. E é complicado atender a todos os pedidos e estar sempre diversificando, principalmente porque uma página sobrevive de sua popularidade, então é necessário que haja postagens populares e 'clichês' intercaladas. 

Por fim, gostaria de dizer que mesmo com todas as explicações acima, sei e concordo com a importância de divulgar e relembrar SEMPRE o talento de todos os artistas, principalmente os negros e latinos, que frequentemente foram desvalorizados e diminuídos na industria apenas pela cor de sua pele ou pelo lugar onde nasceram. Quero me comprometer a aumentar ainda mais a frequência de tais postagens e pedir que, sempre que possível, vocês visitem a página e o blog, pois nem todas as postagens aparecem para todos os seguidores, e é possível que muitos não vejam suas sugestões sendo atendidas! Convido também, a lerem um pouco mais da trajetória de 8 atrizes negras que foram precursoras no cinema, matéria que fiz com muito carinho e que em breve ganhará a versão masculina. =) Obrigada a todos que seguem a página e leram até aqui. Quem tiver sugestões, pode colocar aqui nos comentários.

2 comentários:

  1. Arrasou no post, uma pena que os que sempre criticam, exigem e enchem o saco, vão ler este post e ignorar, ou não vão entender o recado, no mais seu trabalho é maravilhoso e acho justo e válido você mencionar que não ganha nada por isso, quem sabe as pessoas colocam a mão na cabeça e parem de encher o saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!<3 Exatamente, as pessoas cobram como se pagassem meu salário! rsrs Claro que gosto de sugestões, mas querer impor algo ou nem ao menos dar uma conferida na página antes de exigir, é complicado.

      Excluir