terça-feira, 1 de março de 2016

Uma Cidade Que Surge (Dodge City, 1939)


Preciso confessar que faroeste não é meu gênero favorito e, quando comecei a assistir, não estava levando muita fé, mas acabei adorando a história! As cores do filme são de encher os olhos, e o casal Olivia de Havilland e Errol Flynn, ainda bem novinhos, era estonteante. Os dois tinham uma bela química em cena e não é à toa que fizeram 8 filmes juntos e tornaram-se uma das duplas mais amadas do cinema


Em sua quinta parceria com Olivia de Havilland, Errol Flynn estrela seu primeiro western. Embora o filme tenha todos os clichês do gênero, não é apenas 'mais um filme de faroeste', e sim o filme que deu origem a tais clichês, pois muitas das características do longa acabaram se repetindo em produções posteriores a essa, o que faz dele bastante original.


Wade Hatton é um cowboy que preza sua liberdade e gosta de trabalhar em locais diferentes, sem criar raízes em nenhuma cidade específica. Após muito tempo sem retornar a Dodge City, cidade que havia ajudado a fundar, Wade fica surpreso ao constatar a total falta de lei e ordem do local, que não tem qualquer tipo de segurança, com tiroteios e assaltos constantes, e bandidos que não poupam nem crianças de suas maldades. 


Por ser um homem competente e respeitável, além de não se deixar intimidar com facilidade, o povo da cidade pede que ele se torne o xerife e ajude a restaurar a lei no lugar. Inicialmente ele nega, sem interesse em morar em apenas um local, mas após mais um ato bárbaro dos pistoleiros, ele percebe que é a única esperança dos moradores e aceita a tarefa que lhe foi proposta, iniciando assim uma árdua batalha contra o crime, tendo como principal inimigo Jeff Surrett, um antigo rival. Wade também tem que lutar pelo coração da bela Abbie Irving, por quem se apaixona, mas é constantemente rejeitado. 


Embora as fotos estejam em preto e branco, o dvd lançado pela Classicline não só é colorido, como tem uma imagem belíssima. Pode ser encontrado nas melhores lojas do ramo, como Livraria da Folha e Livraria da Travessa, além do site da própria Classicline.

2 comentários:

  1. Realmente é um ótimo programa.A Classicline merece os parabéns pelo trabalho contínuo de divulgação de obras como essa.Aguardo ansioso o lançamento de mais seriados de cinema além de outras joias como essa.Vida longa e vitoriosa a Classicline!

    ResponderExcluir