quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Crime e Castigo, 1935


Baseado na obra de mesmo nome do escrito russo Fiódor Dostoiévski, também autor de Os Irmãos Karamazov, o filme de 1935 é estrelado por Peter Lorre e dirigido por Josef von Sternberg. 


O filme conta a história de Roderick Raskolnikov, um jovem considerado brilhante, que impressionou seus professores por sua inteligência enquanto estava na universidade. Após se formar, no entanto, sua carreira não segue as expectativas que haviam sido criadas e o rapaz encontra-se em uma grave crise financeira, morando em uma espelunca e com meses de aluguel atrasado. Para conseguir dinheiro, ele recorre à uma agiota para penhorar uma herança de família. O desprezo que sente pela mulher é tanto, que chega a pensar ser capaz de mata-la. 


Roderick é um grande admirador de Napoleão, e costuma classificar os seres humanos em ordinários e extraordinários pois, segundo sua teoria, alguns homens são capazes de quebrar regras e até mesmo cometer crimes por um bem maior. Seguindo sua linha de raciocínio e considerando-se esperto demais para ser pego, ele decide então assassinar a velha agiota, provando ser da classe dos homens extraordinários. Porém, apesar de um inicial sucesso, o personagem começa a se ver vítima de sua própria consciência e paranoia, além da constante e ameaçadora presença do chefe de polícia, tornando-se uma pessoa atormentada e constantemente alarmada. 


O filme é um lançamento da distribuidora Obras-Primas do Cinema, em uma bela edição, contendo como extras o documentário O Mundo De Josef Von Sternberg (20 Min). O dvd também vem com um card do filme, além do detalhe sempre presente das curiosidades escritas na parte de dentro da capa. 


No elenco, nomes como: Peter Lorre, Edward Arnold, Marian Marsh, Tala Birell e Elisabeth Risdon, além da direção assinada por Josef von Sternberg. O filme está disponível nas melhores lojas do ramo, como 2001 Video e Colecione Clássicos.

Um comentário: