sábado, 7 de novembro de 2015

10 filmes que são releituras de grandes clássicos e pouca gente sabe

Clássicos nunca saem de moda, porém algumas vezes ganham uma nova roupagem e são adaptados para a atualidade. Muitas comédias e filmes adolescentes pegaram grandes histórias da literatura e fizeram uma releitura, modernizando-os para que fossem mais bem aceitos pelos jovens. Confira abaixo alguns longas que foram inspirados em livros famosos:

1- O Diário de Bridget Jones (2001)


O filme foi baseado no clássico de Jane Austen, Orgulho e Preconceito

2- A Mentira (2010)


Além de muitas referências aos filmes dos anos 80, o longa é explicitamente inspirado em A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne. A protagonista cita diversas vezes a história, traçando paralelos com os acontecimentos de sua própria vida. 

3- O Professor Aloprado (1963 e 1996)


O filme estrelado por Jerry Lewis ganhou uma nova versão em 1996, com Eddie Murphy, porém ambos foram baseados na história de O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson. Entretanto, ao invés de um homem de boa aparência que se transforma em um ser estranho, nos longas o professor é um homem incomodado com seu físico e que acaba virando um galã. Embora façam sucesso com as mulheres quando transformados, adquirem uma personalidade inconsequente e maldosa, causando vários danos. 

4- Segundas Intenções (1999)


O longa é uma releitura, feita para o público adolescente, do livro As Ligações Perigosas, escrito por Pierre-Ambroise François Choderlos de Laclos.

5- Dez Coisas que Eu Odeio em Você (1999)


O clássico adolescente dos anos 90 é inspirado por uma das histórias mais famosas de William Shakespeare, A Megera Domada.  

6- As Patricinhas de Beverly Hills (1995)


Outro clássico adolescente, o filme foi baseado na obra Emma, de Jane Austen.

7- Edward Mãos de Tesoura


O longa foi inspirado pelo clássico de Mary Shelley, Frankenstein, embora contenha algumas diferenças.

8- Ela é o Cara (2006)


O filme foi baseado em outra criação de William Shakespeare, Noite de Reis, conservando inclusive os nomes dos personagens principais. 

9- Ela é Demais (1999)


A trama foi inspirada pelo livro de George Bernard Shaw, Pigmaleão.

10- O Rei Leão (1994)


Sim, o desenho da Disney é, na verdade, uma releitura de nada menos que Hamlet, de William Shakespeare, numa versão animada com leões e hienas. 

Lembra de mais algum? Conta aqui nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário