10 filmes com Carmen Miranda em Hollywood


A 'Pequena Notável' ou 'The Brazilian Bombshell', como era conhecida em Hollywood, nasceu em Portugal, em 1909. Pouco tempo depois, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua vida artística, adotando o Brasil como sua pátria de coração. Em 1939, foi levada para os EUA, onde chegou atraindo a atenção da imprensa por seu estilo único, começando assim sua bem-sucedida carreira internacional. Confira abaixo seus principais trabalhos no cinema americano:

1- Serenata Tropical (Down Argentine Way, 1940)


Na Argentina vive Diego Quintana (Henry Stephenson), um criador de cavalo que fica irritado quando descobre que Binnie Crawford (Charlotte Greenwood) quer comprar seus cavalos. No passado Diego teve uma séria briga com o irmão de Binnie, o que faz com que Ricardo (Don Ameche), seu filho, diga que não há problema no interesse, pois não venderá a ninguém daquela família. Acontece que Ricardo fica atraído por Glenda Crawford (Betty Grable), uma bela jovem, e lhe prometera vender um animal sem saber que ela era sobrinha do inimigo do seu pai. Ao tomar conhecimento do parentesco ele inventa uma desculpa e cancela a venda, dando início a uma série de confusões.

2- Uma Noite no Rio (That Night in Rio, 1941)


No Rio de Janeiro o barão Manuel Duarte (Don Ameche), um mulherengo, se encontra em sérias dificuldades financeiras. Ele precisa viajar até Buenos Aires para tentar conseguir um empréstimo. Para não haver nenhuma suspeita do que o barão está fazendo, seus sócios contratam Larry Martin (Don Ameche), um ator que é muito parecido com o barão. A baronesa Cecilia Duarte (Alice Faye) fica sabendo da história, mas até ela fica na dúvida de quem é quem, pois o barão resolveu o assunto mais rápido do que esperava mas finge ter voltado só no dia seguinte, deixando Cecilia toda confusa.

3- Aconteceu em Havana (Week-End in Havana, 1941)


O navio Cuban Queen encalha próximo da costa da Flórida. Walter McCracken (George Barbier), o dono da companhia, ordena que o jovem executivo Jay Williams (John Payne) rume para lá, apesar de faltarem poucos dias do seu casamento com Terry (Cobina Wright), a filha de Walter. A razão da viagem é convencer os passageiros, fazer com que embarquem em outro navio e que assinem uma renúncia que exima a companhia de culpa, o que evitaria possíveis processos. Todos assinam com exceção de Nan Spencer (Alice Faye), que concorda em ir para Havana de avião mas só assina se as suas férias forem agradáveis e totalmente pagas pela companhia de navegação. Assim Jay vai com Nan para Havana, na intenção de garantir que tudo corra bem. O medo de um processo é tão grande que Nan é hospedada na suíte presidencial. Jay pensa que tudo está resolvido e que pode voltar para Nova York, mas Nan diz que só assinará no final das suas férias de duas semanas se ela tiver se divertido bastante. Isto obriga Jay a remarcar o casamento, mas Nan não se diverte, apesar de estar sendo bem tratada, pois quer romance. Ela encontra Monte Blanca (Cesar Romero), um galanteador que a deixa entusiasmada, mas Monte é um aproveitador que se encontra em dificuldades financeiras e que pensa que Nan é uma milionária. Paralelamente Terry se cansa da demora de Jay e ameaça cancelar o casamento.

4- Minha Secretária Brasileira (Springtime in the Rockies, 1942)


A estrela de teatro, Vicky Lane (Betty Grable), acreditando ter sido traída, rompe o relacionamento com o seu parceiro e namorado Dan Christy (John Payne). Ela foge para o Canadá e reencontra seu velho companheiro de danças, Victor Prince (Cesar Romero). Querendo reconquistá-la, Christy terá a ajuda de Rosita Murphy (Carmen Miranda), sua recém-contratada secretária brasileira.

5- Entre a Loira e a Morena (The Gang's All Here, 1943)


O sargento Andy Mason (James Ellison) é um rapaz rico e arrogante prestes a embarcar para o Pacífico. Em sua festa de despedida, ele se encanta pela cantora Eadie Allen (Alice Faye), uma moça simples, que não se importa com dinheiro ou status. Ele se apresenta com outro nome e os dois se apaixonam na mesma noite, apesar de ele estar noivo da filha do amigo influente de seu pai, que arranjou o casamento. Anos depois, ao retornar da guerra, seu pai faz um show em sua homenagem e contrata o grupo de Eadie para se apresentar. Ao se reencontrarem, ela descobre a verdade: quem Andy é realmente e que, além disso, tem que disputá-lo com a noiva e com Dorita (Carmen Miranda), outra cantora que vai usar seu charme para tentar conquistar o rapaz.

6- Serenata Boêmia (Greenwich Village, 1944)


Em 1922, durante a Lei Seca, o compositor iniciante Kenneth Harvey (Don Ameche) muda-se para o bairro de Greenwich Village, em Nova York, onde pretende fazer com que um compositor famoso se interesse por sua obra. Num bar, ele encontra Danny OïHare, que pretende fazer, da sua namorada Bonnie Watson, uma estrela de um musical. Outra atriz do bar, Princess Querida O'Toole (Carmen Miranda), acha que Kenneth é um homem rico quando ele puxa, do bolso, todo o dinheiro que trouxe. Kenneth e Bonnie iniciam um romance, para desespero de Danny. Um maestro famoso se interessa pela obra de Kenneth, pretendendo estreá-la no Carnegie Hall. Kenneth trabalha duramente na peça que seria para o show no bar de Danny, mesmo que Bonnie tenha escrito já a letra. Uma confusão se estabelece quando um dos músicos rouba o pagamento da orquestra. Além disso, Kenneth é preso ao transportar bebida fornecida por Princess Querida.

7- Copacabana (1947)



Agente teatral Lionel Q Devereaux, tem a brasileira Carmen Novarro,como sua cliente, e para duplicar sua comissão ele a faz posar como uma cantora francesa, Mademoiselle Fifi, na mesma boate . Infelizmente, as coisas se complicam quando o dono do clube se apaixona por uma delas, levando a uma série de mal-entendidos.

8- O Príncipe Encantado (A Date With Judy, 1948)


O filme segue as aventuras da adolescente Judy Foster e sua melhor amiga Carol Pringle. Suas vidas iam muito bem até o charmoso Stephen Andrews aparecer e balançar os corações das duas, bem mais jovens que ele. O maior problema cai sobre Judy, que já possui um namorado, Oogie Pringle, irmão de sua melhor amiga. Enquanto Judy reflete sobre sua vida amorosa, descobre que seu pai, Melvin Foster, tem passado muito tempo com a deslumbrante brasileira Rosita Canchellas, pondo em dúvida a fidelidade do pai.

9- Romance Carioca (Nancy Goes to Rio, 1950)


A jovem atriz Nancy Barklay é filha de Frances Elliot, grande atriz da atualidade, e chega ao Rio planejando ser escolhida a estrela principal de uma nova produção. Porém, ela não sabe que sua mãe planeja o mesmo. Como se não bastasse, mãe e filha ainda se apaixonam pelo elegante Paul Berten, criando outro clima de competição em busca do coração do galã.

10- Morrendo de Medo (Scared Stiff, 1953)


O cantor de boate Larry Todd e seu parceiro Myron Mertz entram em uma furada que envolve um gângster e uma cantada infeliz na namorada dele. Ao tentar escapar, a dupla conhece a herdeira de um castelo em Cuba que é dominado por fantasmas e zumbis.