Obras-Primas lança coleção em homenagem à Agnès Varda, uma das precursoras da Nouvelle Vague


Diretora, roteirista, editora, atriz, produtora, artista e fotógrafa. Estas são algumas das profissões da belga radicada na França Agnès Varda. Uma das precursoras da Nouvelle Vague francesa, que revelou nomes como François Truffaut e Jean-Luc Godard, Varda é conhecida por seu estilo experimental, com foco no realismo. Seus filmes tem um aspecto quase documental, apresentando questões sociais e cotidianas. Na maioria de suas obras, ela procura dar voz a personagens muitas vezes marginalizados, tendo criado uma forma particular para retratar as mulheres nas telas, sendo por isso considerada uma cineasta feminista. 

O Digipak 


Disco 1:

La pointe courte (1955)


Elenco Principal: Philippe Noiret, Silvia Monfort.

Dividido em duas partes, o longa relata, primeiramente, os habitantes de um pequeno povoado. Em sequência, apresenta-se um casal em crise, em torno do protagonista que retorna ao local onde nasceu e passou sua infância.

Cléo das 5 às 7 (Cléo de 5 às 7, 1962)


Elenco Principal: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray.

Cléo (Corinne Marchand) é uma cantora francesa que vive um momento de angústia, enquanto espera o resultado de um exame. O teste pode apontar se ela tem ou não um câncer de estômago. Sem saber o que fazer, Cléo perambula pela cidade de Paris. Ela passa uma hora e meia fazendo coisas banais, à procura de distração, até que conhece um soldado que está prestes a ir para a guerra na Argélia.

Disco 2:

As Duas Faces da Felicidade (Le bonheur, 1965)


Elenco Principal: Jean-Claude Drouot, Claire Drouot, Olivier Drouot.

A vida de François, um jovem carpinteiro, não poderia ser melhor. O sol brilha constantemente, os pássaros sempre estão a cantar, ele ama sua esposa e ela o ama e seus dois filhos são belos e alegres. No entanto, um simples encontro quebrará o equilíbrio da vida de François e quando o carpinteiro percebe o problema, já está apaixonado por Emilie, apesar de ainda amar sua esposa.

Sem Teto Sem Lei (Sans toit ni loi, 1985)


Elenco Principal: Sandrine Bonnaire, Macha Méril, Stéphane Freiss.

Uma jovem andarilha morre congelada no frio do inverno francês. Sua história e principalmente seus últimos dias são contados através das pessoas que cruzaram o seu caminho.

Extras: 

Entrevista com Agnès Varda (30min)
Depoimentos sobre “As Duas Faces da Felicidade” (15min)
Sem Teto Nem Lei: Viagéns e músicas (12 min)

Para comprar o seu: Livraria da Folha - Saraiva - Livraria Cultura - Fnac