sexta-feira, 7 de julho de 2017

Uma Família Fuleira (The Family Jewels, 1965)


Se um Jerry Lewis já é maravilhoso, o que dizer de sete? É isso mesmo! Em 'Uma Família Fuleira', o comediante interpreta nada menos do que sete personagens diferentes! Isso tudo além de dirigir, escrever e produzir o longa.


A história gira em torno da pequena órfã Donna Peyton, interpretada pela atriz-mirim Donna Butterworth, que teve uma curta carreira, se aposentando aos 16 anos das telonas, embora também possa ser vista ao lado de Elvis Presley no filme No Paraíso do Havaí (Paradise, Hawaiian Style, 1966). No longa, a pequena precisa escolher dentre seus tios, irmãos de seu falecido pai, um novo tutor, que deverá ser responsável por ela e por administrar seus bens. Para isso, ela deverá passar duas semanas com cada um deles e assim decidir com qual se sente mais confortável. Mesmo com tantas opções, é com seu motorista e amigo Willard Woodward (Jerry Lewis), que ela realmente deseja ficar. Mesmo antes de perder o pai, Donna já tinha Willand como uma figura paterna, representando o papel não só da autoridade, que cuidava para que ela realizasse suas tarefas, mas também sendo seu melhor amigo e seu cúmplice para todas as horas.


As visitas aos tios de Donna vão acontecendo com certa tranquilidade, até que entra em cena a ovelha negra da família, Bugs Peyton (também interpretado por Lewis), um gangster que era dado como desaparecido por todos, e que resolve sequestrar a sobrinha para pedir uma alta quantia em dinheiro como resgate. Willard então convoca todos os outros membros do clã para tentar salvar a pequena Donna.


Embora não seja dos trabalhos mais conhecidos do ator, confesso que dei boas risadas com algumas partes do filme. O humor de Lewis é considerado datado por muitos e, de fato, possui muitos exageros e algumas cenas chegam a ser enfadonhas, parecendo estar ali apenas para 'encher linguiça'. No entanto, na minha opinião pessoal, continuam sendo comédias bem divertidas e leves, ainda capazes de arrancar gargalhadas e de fazer com que possamos esquecer um pouco os nossos problemas do dia a dia. 

Os sete personagens interpretados por Jerry Lewis:

Willard Woodward


O atrapalhado e amoroso motorista de Donna e quem ela realmente deseja que seja seu tutor.

James Peyton


O irmão mais velho da família (lembra bastante o Doutor Chapatín interpretado por Roberto Bolaños). Capitão de um barco, ele conta para a sobrinha, através de um flashback, suas aventuras como um jovem herói de guerra.

Bugs Peyton


O bandido da família, é o chefe de uma quadrilha que sequestra Donna.

Everett Peyton


Um palhaço que na realidade odeia crianças, aparece apenas rapidamente na trama, pois Donna logo o rejeita. Jerry Lewis já havia interpretado um palhaço anteriormente no filme O Rei do Circo (3 Ring Circus, 1954) e voltou a interpretar em Um Trapalhão Mandando Brasa (Hardly Working, 1981).

Julius Peyton


Um renomado e desajeitado fotógrafo de moda que confunde Donna com uma modelo infantil. O personagem foi inspirado Julius Kelp, protagonista do maior sucesso da carreira de Jerry Lewis, no filme O Professor Aloprado (The Nutty Professor, 1963), possuindo uma caracterização basicamente idêntica.

Skylock Peyton


Detetive particular, ele tenta encontrar Donna após seu sequestro, porém acaba dando mais importância a uma partida de sinuca do que ao resgate da sobrinha. O nome do personagem obviamente faz referência a Sherlock Holmes.

Capt. Eddie Peyton

Dono de sua própria companhia aérea, que possui apenas um avião caindo aos pedaços, pilotado por ele próprio, é o personagem que protagoniza algumas das cenas mais divertidas do filme. Em sua parte no longa, podemos ver as participações não-creditadas da atriz Anne Baxter, interpretando ela mesma, em uma película que as passageiras do avião assistem, e o filho do próprio Jerry, Gary Lewis, que aparece com sua banda Gary Lewis & The Playboys.



O filme está sendo lançado pela distribuidora Classicline e pode ser adquirido na própria loja virtual da distribuidora e também nas melhores lojas do ramo. Clique no nome da loja de sua preferência para ir para o site: Classicline - Saraiva - Cultura - Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário