quarta-feira, 24 de maio de 2017

10 mitos sobre astros de Hollywood

Em tempos de redes sociais, como o facebook, todos os dias milhares de pessoas compartilham e ajudam a espalhar notícias falsas como se fossem fatos reais e verificados. Antigamente isso não era muito diferente, porém acontecia através de revistas de fofoca e do popular boca a boca. Me faz lembrar uma brincadeira infantil, chamada 'telefone sem fio', onde uma pessoa elabora uma frase e vai repassando para o colega do lado, até que o último da fila precisa dizer em voz alta o que lhe foi passado. É raro a mensagem não chegar completamente distorcida. Se esse tipo de situação acontece com pessoas anônimas, imagina com os famosos, certo? Confira abaixo 10 dos maiores mitos sobre os astros e estrelas:

1- O QI de Marilyn Monroe era maior do que o de Albert Einstein


O contraste entre duas das maiores personalidades do século XX é tão evidente que acaba sendo perfeitamente natural que tenha despertado a fantasia do público. A atriz, símbolo de beleza e sensualidade, sofria com o estigma de loira burra, enquanto o físico era uma das mentes mais brilhantes de nossa história, mas não tinha uma estética tão privilegiada. Desde a década de 50, já se especulava como seria um filho do casal imaginário, com a inteligência dele e os atributos da diva. Boatos de que os dois tiveram um caso ou que passaram uma noite juntos, também são bastante frequentes, porém nada que possa ser comprovado, já que não há nenhum tipo de evidência de que eles tenham ao menos se conhecido pessoalmente.

Dentre todos os rumores sobre a dupla, o mais recorrente é, sem dúvida, sobre o QI da loira, que seria superior não só ao de Albert Einstein. como também ao de Stephen Hawking e Bill Gates. Em uma rápida pesquisa pelo Google, você encontrará diversos sites e blogs propagando tal informação, alguns noticiando o resultado do quociente de inteligência da atriz como 168 e outros como 163. No entanto, esse dado é FALSO. Não existe nenhuma fonte realmente confiável ou algum tipo de prova verificada que ateste a veracidade deste 'fato'. Sabe-se que Marilyn, ao contrário do rótulo que recebeu, era uma mulher inteligente e bastante esforçada, que buscava sempre aprender e tinha um gosto literário apurado. Inclusive já escrevi sobre a impressionante biblioteca dela, que continha mais de 400 títulos. Porém, apesar de seu intelecto, não há indícios de que a bela fosse de fato um gênio como Albert Einstein. 

A atração exercida por essas duas figuras opostas e a suposta inteligência superior da diva foi tema do filme Malícia Atômica / Einstein & Marilyn: O Encontro do Século (Insignificance, 1985), com Theresa Russell interpretando a personagem inspirada em Marilyn e Michael Emil encarnando Einstein. Abaixo, um trechinho do longa, onde a atriz explica a teoria da relatividade ao físico:


2- Marilyn Monroe e Elvis Presley tiveram uma tórrida noite de amor


Não existe nenhuma evidência concreta de que os dois maiores ícones do show business americano tenham se encontrado alguma vez. É ainda mais compreensível do que no caso citado acima, que Marilyn e Elvis atraíam a fantasia do público a respeito de um romance entre eles, afinal os dois eram lindos e extremamente famosos. Além disso, é de conhecimento geral que Elvis vivia cercado de belas mulheres, e a atriz era considerada uma deusa do sexo. Logo, um relacionamento entre eles seria um sonho para os fãs de ambos, uma espécie de 'encontro do século'. Apesar de haver relatos detalhados sobre a suposta noite de luxúria clandestina dos dois, que teria sido arranjada pelo empresário do cantor, tudo não passa de mera ficção. Não há nenhuma prova real de tal reunião. Para confortar o coração dos admiradores do casal, podem ser encontradas inúmeras montagens dos dois na internet, como a imagem que ilustra este tópico.

3- Jayne Mansfield foi decapitada 


Jayne Mansfield alcançou o sucesso nos anos 50, como a sósia  mais famosa de Marilyn Monroe. Tendo como maior êxito em sua carreira o filme Sabes o Que Quero (The Girl Can't Help It, 1956), a loira chegou a ganhar um Globo de Ouro na extinta categoria de 'atriz revelação' e trabalhou ao lado de grandes nomes, como Cary Grant, no longa O Beijo da Despedida (Kiss Them for Me, 1957). Seu palácio cor de rosa e seu casamento com o Mr Universo Mickey Hargitay também contribuíram para aumentar sua fama. Com a morte precoce de Marilyn Monroe, o público começou a considerar de mau gosto a paródia da atriz que Jayne Mansfield representava e assim sua carreira começou a entrar em declínio. Para continuar na mídia, ela acabou se submetendo a atuar em obras de segunda categoria que exploravam sua sexualidade, como Promises! Promises! (1963), que teve uma péssima recepção de público e crítica. Foi durante uma viagem de carro, com destino a Nova Orleans, onde apareceria em um programa tv, que o acidente que tirou sua vida ocorreu. O veículo usado pela atriz, junto de seu advogado e então namorado, seu motorista e três de seus cinco filhos, chocou-se contra um caminhão, sendo fatal para os três adultos presentes. As crianças sofreram apenas escoriações leves. Sempre com visual exuberante, a atriz fazia uso de diversas perucas, especialmente na década de 60. Com o impacto da batida, a cabeleira falsa da atriz saiu de sua cabeça, dando uma impressão ilusória e fazendo com que as primeiras pessoas que chegaram ao local espalhassem para a imprensa que Jayne havia sido decapitada, fato já esclarecido pela própria filha da loira.

4- Greta Garbo era homem


Um dos nomes mais famosos e requisitados de sua época, Greta Garbo era uma atriz pouco convencional. Ao contrário dos demais astros e estrelas, que buscavam cada vez mais reconhecimento do público, a diva sueca tentava a todo custo fugir dos holofotes, tendo concedido pouquíssimas entrevistas ao longo da vida. No auge da fama, em 1941, ela protagonizou seu último filme, Duas Vezes Meu (Two-Faced Woman), decidindo se afastar definitivamente do cinema e viver da maneira reclusa. Ao se esquivar do estrelado, Garbo provavelmente aguçou ainda mais o interesse das pessoas, aumentando os mitos que a cercavam. Embora fosse uma mulher linda, a atriz muitas vezes adotava um visual andrógino, o que adicionado ao seu interesse por homens e mulheres e pela falta de informações do público ao seu respeito, fez com que começasse a surgir o boato de que ela na realidade seria ele. Isso mesmo! Durante muito tempo, várias pessoas acreditaram que Greta Garbo era transexual e havia nascido do sexo masculino, o que obviamente não é verdade. Batizada originalmente Greta Lovisa Gustafsson, ela era de fato uma mulher, como suas fotos de infância podem comprovar. A atriz Capucine, nascida Germaine Lefebvre, era outra que acabou ficando com o estigma de ter trocado de sexo, por conta de suas feições marcantes.


Fotos de Garbo na infância

5- Shirley Temple era uma anã

Durante os meados da década de 30, Shirley Temple foi campeã absoluta de bilheteria e o grande trunfo da 20th Century Fox. Mas nem a atriz mirim conseguiu escapar de boatos maldosos que afirmavam que ela era, na realidade, uma anã de 30 anos que fingia ser uma criança prodígio. O fato da pequena estar sempre com todos os seus dentes, ao contrário de qualquer criança normal, que nesta fase começa a trocar a dentição, era a principal prova dos defensores da teoria. A verdade é que o estúdio fazia de tudo para Shirley estar sempre perfeita e arrumava para que seu sorriso estivesse sempre completo, assim como os indefectíveis cachinhos, que muitos acreditavam ser peruca.

6- James Dean está vivo


O falecimento precoce do astro mais promissor dos anos 50, chocou o público da época e transformou o jovem ator em um ícone. Mas, como não poderia deixar de ser, lendas urbanas começaram a surgir, afirmando que ele teria forjado a própria morte e vive anonimamente até os dias de hoje como um simpático velhinho. Segundo as teorias, o astro estaria no banco do passageiro e teria sobrevivido com ferimentos leves, mas preferiu fingir que o acidente foi fatal. Outros afirmam que mesmo dirigindo o carro, ele teve apenas algumas escoriações. Há pessoas que vão além e juram ter visto o ator entrando em táxis e andando por cidades dos Estados Unidos. Esse tipo de teoria da conspiração não é nenhuma novidade e ocorre com diversas outras celebridades, como Elvis Presley, Michael Jackson e Paul Walker. Não podemos esquecer também da famosa história de que Paul McCartney teria morrido em um acidente e sido substituído por um sósia.

Em forma de homenagem, foi feito um comercial imaginando como teria sido se a vida de James Dean não tivesse sido interrompida tão cedo:


7- Carmen Miranda era careca


A artista, que nasceu em Portugal e foi criada no Brasil, fez um enorme sucesso em Hollywood com seu estilo único e exuberante. Com figurinos exóticos e sua alegria contagiante, ela tinha como marca registrada os turbantes e chapéus enfeitados com frutas que roubavam a cena onde quer que ela estivesse. As madeixas da atriz e cantora começaram a se tornar alvo de curiosidade e especulações, já que nunca eram vistas. A própria Carmen esclareceu a questão em uma entrevista concedida em 1948, onde fala que seus cabelos são tingidos, mas são realmente dela.


8- Shirley Eaton morreu durante as filmagens de Goldfinger


No longa 007 Contra Goldfinger, de 1964, a atriz Shirley Eaton interpreta uma das Bond girls, que acaba sendo assassinada pelo vilão e tendo todo seu corpo pintado com tinta dourada. Embora pareça bastante idiota nos dias de hoje, na época acreditava-se que a pele do corpo humano também ajudava a absorver o oxigênio necessário para nos manter vivos, e com toda a tinta em seu corpo, a bela jovem teria sido asfixiada durante as filmagens. Como Shirley apareceu em diversos outros trabalhos posteriores, muitos afirmavam que quem teria feito a cena e morrido seria uma dublê, no entanto as imagens mostram que quem de fato participa da sequência é a própria atriz, Além do mais, o fato de ter o corpo pintado com tinta comum não poderia ser considerado fatal, já que utilizamos o nariz e a boca para respirar.

A atriz tendo seu corpo pintado

9- Stanley Kibrick ajudou a NASA a forjar a chegada do homem à lua

Foto dos bastidores de 2001: Uma Odisseia no espaço

Nos anos 60, EUA e União Soviética disputavam a superioridade e o controle na famosa corrida espacial. Em 1969, através do Projeto Apollo, coordenado pela NASA, a Apollo 11, tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins finalmente pousou na lua. O acontecimento histórico foi televisionado para todo o planeta e milhões de pessoas viram a supremacia americana ser consolidada.


No entanto, há diversas teorias de conspiração que afirmam que a chegada do homem à lua não passa de uma farsa do governo americano para enganar o mundo após a União Soviética dar um enorme passo à frente enviando pela primeira vez um homem, o astronauta Iuri Gagarin, ao espaço, em 1961. Segundo as afirmações, o projeto de falsificação teria sido dirigido por Stanley Kubrick e patrocinado por Walt Disney. Kubrick teria atraído o interesse do governo após a estréia de seu filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, em 1968. Uma das provas dos defensores da ideia é uma foto onde um homem, que supostamente seria Kubrick, aparece agachado durante um treinamento na NASA. Podemos ver claramente pelas imagens que não se trata do diretor.



Há também um vídeo onde Stanley Kubrick, pouco antes de morrer, confessa sua participação no esquema de falsificação. No entanto, já foi provado que a pessoa no vídeo era um sósia, que sequer era muito parecido com o cineasta. Bem, essa é apenas uma versão resumida da história, que é bem longa, mas caso você queira saber mais, existem milhares de sites e blogs falando sobre o assunto, com uma sessão da Wikipédia, assim como o site A Fraude do Século.

10- Max Schreck era um vampiro de verdade


Um maiores clássicos do Expressionismo Alemão, Nosferatu, de 1922, traz para as telas a primeira adaptação do clássico Drácula, escrito por Bram Stoker. Tendo os direitos pela obra negados pela família do escritor, coube aos produtores modificarem os nomes dos personagens principais e alguns pontos no roteiro para evitar problemas. O protagonista do longa foi o ator Max Schreck, que foi devidamente maquiado para o papel. Pouco se sabe sobre a vida particular de Schreck, mas logo começaram a surgir boatos de que ele seria realmente um vampiro e que havia concordado em atuar no filme devido a um acordo com o diretor F. W. Murnau, que lhe permitiria drenar o sangue dos atores do elenco. principalmente o de sua co-estrela Greta Schroeder durante a cena final. Obviamente, tudo não passava de uma invenção, que serviu muito bem como uma bela promoção para o filme. A grande maioria do elenco teve uma vida longa, com exceção do próprio Max Shreck e do diretor F. W. Murnau, que morreram respectivamente em 1936 e 1931. Além de inspirar um dos vilões do Batman, Maximillian "Max" Shreck, interpretado por Christopher Walken em 'Batman: O Retorno' (1992), a história por traz da lenda virou um filme intitulado A Sombra do Vampiro (Shadow of the Vampire, 2000), com Willem Dafoe como Max Schreck e John Malkovich como F.W. Murna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário