sábado, 10 de setembro de 2016

8 atores que se suicidaram

Embora este possa ser considerado um tema mórbido por alguns, é necessário colocar o dedo na ferida para que possamos ajudar uns aos outros. O número de suicídios vem aumentando a cada dia, matando mais pessoas do que muitas doenças, como a AIDS. Vistas como fracas e até mesmo egoístas, as vítimas sofrem, em grande parte das vezes caladas, dando pequenos sinais de suas intenções, que os amigos e familiares ignoram, em sua maioria pelo pouco acesso à informações. A depressão geralmente é a principal responsável por levar as pessoas a tomar medidas extremas, como o suicídio. Sem a ajuda profissional, como terapia e até mesmo o uso de remédios controlados, os doentes sentem um desespero tão angustiante, que preferem tirar própria vida. Por ser um mal invisível, que apenas quem realmente sente sabe o que está passando, foi criada a campanha Setembro Amarelo, que visa combater o suicídio, através de informações dadas ao público e da disponibilização de ajuda, para quem sofre de depressão e também para os familiares, que muitas vezes não sabem como proceder quando detectam sintomas em seus entes queridos. Clique aqui para ler mais sobre o assunto.

Por ser um tema que envolve bastante preconceito, decidi fazer uma lista de atores e atrizes que mesmo sendo lindos, ricos e famosos, demonstram que a doença não escolhe suas vítimas e que a depressão é algo que pode acontecer com qualquer um:

1- Carole Landis



Carole Landis cometeu suicídio aos 29 anos, tomando uma overdose de Seconal. A atriz estava tendo um relacionamento amoroso com Rex Harrison e acalentava a esperança de se casar com ele. O ator, que já era casado, deixou claro que não tinha intenções de pedir o divórcio para a esposa. Abalada após uma discussão com Harrison, a atriz escreveu duas notas, uma para o amado e uma para sua mãe, e em seguida ingeriu diversos comprimidos, sendo encontrada no dia seguinte pelo próprio Harrison.

2- Marilyn Monroe


Embora existam muitas controvérsias, a morte da atriz é oficialmente considerada suicídio por overdose de barbitúricos. Há quem acredite que foi um acidente e há os que defendam que foi assassinato, no entanto, um fato que todos concordam é que Marilyn sofria de uma forte depressão, tendo uma vida de altos e baixos do ponto de vista emocional e psicológico. Ela foi encontrada morta em sua casa por seu psiquiatra nas primeiras horas da manha do dia 5 de agosto de 1962. Tinha apenas 36 anos.

3- George Sanders


Sanders se matou no Gran Hotel Rey Don Jaime, na Espanha, com uma overdose de barbitúricos, em 1975, aos 65 anos. Deixou uma nota atribuindo seu suicídio ao desgosto. O bilhete dizia 'Querido mundo, já vivi bastante e seria absurdo continuar. Deixo-vos com vossas brigas idiotas'.

4- Capucine


Em 17 de março de 1990, aos 62 anos, após sofrer de depressão por algum tempo, Capucine se jogou de seu apartamento no oitavo andar na Suíça, onde vivia há 28 anos.

5- Charles Boyer


Dois dias após a morte de sua esposa, vítima de câncer, e dois dias antes de seu próprio aniversário de 79 anos, Boyer cometeu suicídio com uma overdose de Seconal na casa de um amigo.

6- Lupe Vélez


Lupe teve um relacionamento com um jovem ator chamado Harald Maresch, no início dos anos 40. Após engravidar, a atriz, muito católica, teria sido contra a ideia de fazer um aborto, mas não conseguiu suportar a realidade de dar a luz a um filho ilegítimo, decidindo tirar a própria vida. Sua carta de suicídio supostamente dizia 'Para Harald. Que Deus o perdoe e perdoe a mim também, mas prefiro tirar minha vida e de nosso bebê do que trazer vergonha a ele ou matá-lo. Lupe'. Ela foi encontrada morta aos 36 anos, em 1944, por sua secretária Beulah Kinder. Em 1965, o filme dirigido por Andy Warhol e estrelado por Edie Sedgwick, intitulado Lupe, mostra a atriz sendo encontrada com a cabeça dentro da privada, devido aos enjoos causados pela overdose. Embora uma lenda tenha sido criada sobre a atriz ter sido encontrada com a cabeça na privada, com outras teorias, como ela ter tropeçado e caído nesta posição, Beulah Kinder afirmou que a encontrou deitada em sua cama. Muitos não acreditam que o motivo de seu suicídio seja apenas sua gravidez, já que a atriz era bastante ousada para sua época, desafiando convenções sociais, além de seus diversos relacionamentos amorosos anteriores. Segundo relatos, Lupe sofria de transtorno bipolar, doença que alterna períodos de enorme excitação com fortes depressões, que podem levar ao suicídio.

7- Jean Seberg


Após uma forte depressão, a atriz foi encontrada morta em seu carro, aos 40 anos, em 1979, depois de ingerir uma enorme quantidade de barbitúricos.

8- Robin Williams


O ator foi encontrado em sua casa na Califórnia no dia 11 de agosto de 2014, ao 67 anos. A causa da morte foi asfixia devido ao enforcamento. Embora muitos acreditem que a principal causa do suicídio de Williams foi uma forte depressão, sua esposa alegou que a doença era apenas um dos sintomas da demência de corpos de Lewy (DCL), que causa também alucinações paranoicas, além de aumentar a ansiedade, podendo levar o doente ao suicídio.

6 comentários: