sábado, 21 de maio de 2016

Um Perigoso Adeus (The Long Goodbye, 1973)


Baseado no romance homônimo de Raymond Chandler publicado em 1953, o longa traz Elliott Gould no papel principal, interpretando o detetive particular Philip Marlowe. Embora a trama do livro se passe na década de 50, o filme foi adaptado para os anos 70, época em que foi feito.


O detetive Philip Marlowe recebe a visita de um amigo, chamado Terry Lennox, durante a madrugada, pedindo que o leve até a fronteira com o México, sem dar explicações muito convincentes sobre seus motivos. Philip atende o amigo e da carona, sem questionar muito. Ao retornar para casa, o detetive é preso, acusado como cúmplice, pois a esposa  de Lennox havia sido assassinada na noite anterior e seu marido era o principal suspeito de ter cometido o crime. Certo da inocência de Terry, ele se recusa a dar informações de seu paradeiro para a polícia e acaba sendo solto dias depois, com a descoberta do corpo do rapaz no México, após ter se suicidado. A prisão de Marlowe ganha certo destaque na imprensa, fazendo com que seus serviços como detetive sejam requisitados por Eileen Wade, esposa de um famoso escritor, agora alcoólatra e decadente, que está desaparecido há uma semana. Como se não bastasse, o gângster Marty Augustine acusa Terry Lennox de ter roubado todo seu dinheiro e deixa mais uma investigação aos cuidados de nosso protagonista. Aos poucos, Marlowe vai descobrindo novas pistas e percebendo que os três casos em que está envolvido estão conectados de alguma forma.


Um fato inusitado no filme é a participação do jovem Arnold Schwarzenegger, como um dos capangas de Marty Augustine, Seu papel é tão pequeno, que nem chegou a ser creditado.


Philip Marlowe

O detetive particular foi criado pelo escritor Raymond Chandler e protagonizou uma série de histórias, tanto na literatura quanto no cinema, interpretado por diversos atores. Dentre algumas das adaptações mais célebres para as telonas com Marlowe como protagonista estão:

Até a vista, querida (Murder, My Sweet, 1944), com Dick Powell


À Beira do Abismo (The Big Sleep, 1946), com Humphrey Bogart


A Dama do Lago (Lady in the Lake, 1947), com Robert Montgomery



Detetive Marlowe em Ação (Marlowe, 1969), com James Garner


O Último dos Valentões (Farewell, My Lovely, 1975) e A Arte de Matar (The Big Sleep, 1978), ambos com Robert Mitchum, dentre outras adaptações.


Um Perigoso Adeus foi lançado no Brasil pela distribuidora Obras-Primas do Cinema e pode ser encontrado nas melhores lojas do ramo, como Livraria Cultura e Colecione Clássicos.


Não deixe de inscrever seu e-mail para receber a notificação sempre que novas matérias forem postadas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário