domingo, 4 de outubro de 2015

Gene Tierney e Vincent Price - Todos os filmes da dupla


Gene Tierney foi uma das atrizes mais belas de sua época, alcançando o auge do sucesso na década de 1940, com filmes como Laura (1944) e Amar Foi Minha Ruína (1945), pelo qual foi indicada ao Oscar. 


Vincent Price participou de uma série de clássicos, tais como A Canção de Bernadette (1943), Os Três Mosqueteiros (1948 e Os Dez Mandamentos (1956), atuando ao lado de grandes nomes do cinema. Mas foi com os filmes de terror 'trash', especialmente nas décadas de 50 e 60, que conseguiu realmente se destacar e tornar-se um dos maiores nomes neste gênero.


Os dois atores encontraram-se algumas vezes nas telas, realizando ao todo quatro filmes: 

O primeiro deles foi 'O Renegado' (Hudson's Bay, 1941), protagonizado por Gene Tierney, como Barbara Hall, e Paul Muni, que interpreta Pierre Esprit Radisson. Vincent Price atua como Rei Charles II. Conta a história fictícia da colonização do Canadá, onde um explorador idealiza um império em torno da baía de Hudson, fazendo amizade com os índios locais e convencendo o rei a financiar sua expedição. 

Gene Tierney em foto uma publicitária para o filme

Vincent Price mostrando seu amor pela arte, aparecendo caracterizado como o Rei Charles II:


Em seguida, um dos maiores clássicos do gênero noir, 'Laura' (1944) tornou-se um dos maiores êxitos da carreira de ambos. No longa, Tierney faz a personagem título, enquanto Price faz seu noivo, um homem ambicioso e infiel. A trama gira em torno do assassinato de Laura, que foi desfigurada por um tiro de espingarda no rosto. O detetive que investiga o caso, acaba se sentindo atraído pela vítima, ao observar seu quadro pendurado na parede da sala. O filme ainda conta com as participações de Dana Andrews, como o investigador, e Clifton Webb, que foi indicado ao Oscar por seu desempenho.


Abaixo a famosa cena de Dana Andrews fascinado pelo retrato de Laura.


O dvd foi lançado no Brasil em uma excelente edição dupla, repleta de extras, porém encontra-se fora de catálogo na maioria das lojas.

Amar Foi Minha Ruína (Leave Her to Heaven, 1945) traz uma nova faceta de Gene Tierney, interpretando uma vilã possessiva, capaz de tudo para não deixar ninguém se intrometer entre ela e seu marido, interpretado por Cornel Wilde. Vincent Price interpreta um promotor de justiça, o ex-noivo de Ellen, personagem de Tierney, que ainda é apaixonado por ela. 


O filme foi lançado em dvd no Brasil em uma belíssima edição da Classicline, remasterizado e colorizado, destacando a belíssima fotografia do longa. Clique aqui ou aqui para comprar.

O último filme feito pela dupla foi 'O solar de Dragonwick' (Dragonwick, 1946), o único dos quatro em que Price aparece como protagonista. O drama em estilo gótico conta a história de uma moça sonhadora, que almeja uma vida empolgante longe da cidade pacata onde vive. A oportunidade surge quando sua família recebe uma carta de um parente distante oferecendo um emprego como babá da filha de um rico casal. Logo ela se mostra encantada com seu novo estilo de vida, e fica fascinada com a bela mansão em que agora mora. Após a morte da esposa, seu primo pede sua mão em casamento, fazendo dela a dona da bela casa. Porém o conto de fadas logo termina quando seu marido passa a mostrar sinais de loucura e agressividade. 


O filme foi lançado no Brasil em dvd pela Obras-Primas do Cinema em uma bonita versão, que contém extras. Você pode comprar clicando aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário