sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Atletas que se tornaram atores

Confira abaixo uma lista de atletas profissionais que brilharam também no cinema:

Esther Williams



Conhecida como a 'Sereia de Hollywood', Esther Williams foi 3 vezes campeã nacional de natação nos Estados Unidos e pretendia participar das Olimpíadas de 1940 e 1944, porém foi impedida por causa da Segunda Guerra, que ocorreu durante este período. Foi descoberta por um caçador de talentos da MGM enquanto trabalhava em uma loja de departamentos em Los Angeles e assinou contrato com o estúdio em 1941. Dentre seus filmes mais notáveis estão: Escola de Sereias (Bathing Beauty, 1944), A Filha de Netuno (Neptune's Daughter, 1949) e A Rainha do Mar (Million Dollar Mermaid, 1952), onde realizava belos números de nado sincronizado, sendo responsável pela popularização do esporte através de seus musicais. Em 1984, a atriz participou como consultora do comitê olímpico internacional.

Esther antes da fama, em 1939

Johnny Weissmuller


Johnny Weissmuller é conhecido principalmente por sua interpretação como Tarzan, tendo atuado em 12 filmes como o 'homem macaco', alcançando seu auge nas décadas de 30 e 40. O ator também obteve sucesso ao estrelar a série Jim das Selvas, feita em episódios de 70 minutos pela Columbia, e posteriormente sendo transferida para a televisão, na rede NBC. Entretanto, antes da fama nas telas, Weissmuller teve uma vitoriosa trajetória nos esportes, sendo vencedor de 5 medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1924 e 1928, como nadador, e uma de bronze, no polo aquático, em 1924. Ele também venceu 52 campeonatos nacionais e estabeleceu 67 recordes mundiais de natação, sendo considerado pela Associated Press o maior nadador da primeira metade do século XX, além de ser comumente citado como um dos melhores de todos os tempos.

Nas Olimpíadas de Paris, 1924

Bud Spencer


Antes de sua bem-sucedida carreira no cinema, obtendo sucesso principalmente nos longas onde atuou ao lado de Terence Hill, o ator italiano se dedicou à natação, concorrendo nas Olimpíadas de Helsinki, na Finlândia, em 1952, e Melbourne, na Australia, em 1956. Tornou-se o primeiro italiano a nadar o estilo livre de 100 metros em menos de 1 minuto. Além disso, teve bons resultados no polo aquático. Estreou como ator no épico Quo Vadis, de 1951, mas sua carreira só decolou em meados da década de 60, transformando-se em um dos ícones do gênero western spaghetti.

O ator em seus tempos de atleta

Sonja Henie


A norueguesa ganhou seu primeiro prêmio na patinação artística aos 10 anos, participando de sua primeira Olimpíada de Inverno com apenas 12 anos, em 1924. Foi vencedora de seis campeonatos europeus consecutivos, nos anos de 1931 até 1936, além de ter sido três vezes medalhista de ouro nas Olimpíadas de Inverno, em 1928, 1932 e 1936. Sendo um fenômeno na patinação, foi convidada para atuar, assinando contrato em 1936 com a Twentieth Century Foxonde fez um enorme sucesso, chegando a ser uma das atrizes mais bem pagas da época. Dentre seus maiores sucessos estão A Rainha do Patins (One in a Million , 1936), Dúvidas de um Coração (Second Fiddle, 1939) e Quero Casar-me Contigo (Sun Valley Serenade, 1941), onde aparece ao lado de grandes astros como Don Ameche, Tyrone Power, John Payne, respectivamente.

Sonja em 1936


Chuck Norris


Um dos maiores ícones dos filmes de ação, Chuck Norris começou sua carreira nas artes marciais. Sua estreia em competições aconteceu em 1964, porém ele foi derrotado nos dois primeiros torneios dos quais participou. Após uma considerável melhora em suas técnicas, Chuck Norris conseguiu vencer diversos combates, tornando-se duas vezes campeão do torneio All American S. Henry Cho, em 1967 e 1968. A última derrota de sua carreira ocorreu em 1968, para Louis Delgado. No mesmo ano, Norris teve sua revanche, ganhando Delgado e o titulo mundial de Campeão Profissional de Karaté de Pesos-Médios. Ele manteve o título por seis anos consecutivos. Também foi vencedor da Coroa Tripla de Karaté, em 1969, que era dada ao lutador com o maior número de torneios vencidos no ano. Sua carreira nas artes marciais terminou em 1974, com um total de 183 vitórias, 10 derrotas e 2 empates. Ganhou pelo menos trinta torneios. Em 1990, foi o primeiro ocidental citado na história documentada do Tae Kwon Do a quem foi dado o Cinturão Preto de Grande Mestre de 8º Grau. Sua estreia como ator foi no filme Arma Secreta contra Matt Helm (The Wrecking Crew, 1969), estrelado por Dean Martin e Sharon Tate, além de aparecer ao lado de Bruce Lee em O Voo do Dragão (The Way of the Dragon, 1971), em um papel pelo qual é conhecido até hoje. Encorajado por Steve McQueen, fez aulas de atuação na MGM, tornando-se um astro ao protagonizar filmes como Braddock - O Super Comando (Missing in Action, 1984), MCQuade, O Lobo Solitário ( Lone Wolf McQuade, 1983) e Comando Delta ( The Delta Force, 1986), além da série Walker, Texas Ranger, exibida de 1993 até 2001.

Chuck Norris em 1974

Bruce Lee




Filho de um astro da ópera, Bruce Lee começou sua carreira cinematográfica ainda na infância, em curta-metragens chineses, tendo aparecido em 20 filmes antes de completar 18 anos.

O pequeno Bruce no filme The Kid, 1950

Embora tenha nascido nos Estados Unidos, Bruce voltou para Hong Kong ainda bebê, e la passou sua infância e adolescência. Desde cedo, foi introduzido nas artes marciais, treinando Tai Chi e Kung Fu com seu pai, e Wing Chun com o respeitado Yip Man, dos 13 aos 18 anos. Vivendo em Hong Kong, que havia se tornando um lugar bastante violento após a Guerra, Bruce se envolvia frequentemente em brigas com membros de gangues locais, até que confrontou e espancou o filho de uma das mais temidas famílias das Tríades, transformando-se em um alvo em potencial para uma retaliação. Com medo de que algo acontecesse com o filho, além de evitar que ele entrasse novamente em alguma briga, seus pais o enviaram para os Estados Unidos, onde uma de suas irmãs residia. Em Seatle, estudou filosofia e trabalhou em um restaurante. Pouco tempo depois, começou a ensinar Kung Fu e logo conseguiu abrir sua própria escola, a  Jun Fan Gung Fu Institute. Nos anos 60, foi descoberto ao se apresentar em uma exposição, e ganhou um papel na série de televisão O Besouro Verde, como Kato. Neste tempo, ele também desenvolveu sua própria arte marcial, intitulada Jeet Kune Do, que não seguia a filosofia tradicional das outras artes. Com o fim da série, Bruce Lee encontrou dificuldade em conseguir novos papéis, decidindo tentar carreira em Hong Kong. La, para sua surpresa, descobriu ser uma grande estrela devido ao seu personagem Kato, e estrelou 3 filmes, que conseguiram um sucesso estrondoso, quebrando recordes de bilheteria, devido a inovação de suas técnicas. Hollywood logo se interessou pelo astro, convidando o ator para protagonizar o longa Operação Dragão (Enter the Dragon, 1973). Infelizmente ele faleceu antes da estréia. Bruce Lee tornou-se um grande mito na cultura popular, considerado o maior nome das artes marciais, além de ter ensinado personalidades como Steve McQueen e Chuck Norris.

Bruce Lee e seu mestre Yip Man

Fisiculturistas

O fisiculturismo divide opiniões, e não é considerado oficialmente um esporte. Entretanto, apesar de não ser um esporte olímpico, há quem defenda que é sim um esporte, e está incluso em competições como o Pan-Americano e os Jogos Asiáticos. Abaixo alguns atores que foram famosos fisiculturistas:

Sean Connery 


Connery começou a fazer musculação aos 18 anos, treinando intensamente desde 1951, com um ex-instrutor de ginástica do exército britânico. Ficou em terceiro lugar na competição de Mr Universo em 1953, mas desistiu da carreira pouco tempo depois. Chegou também a ter uma curta passagem como jogador de futebol, recusando uma oferta para se profissionalizar no esporte, pois sabia que sua carreira seria breve demais, já que tinha 23 anos e na época os jogadores se aposentavam na faixa dos 30. Com isso, decidiu se dedicar à atuação, conseguindo papéis no teatro e em filmes de menor destaque, ganhando fama ao estrelar o primeiro longa na pele de James Bond, 007 Contra o Satânico Dr. No. Desde então, tem tido uma prolífica carreira nas telas, participando de diversos clássicos, como Marnie (1964), Assassinato no Expresso Oriente (1974), O Nome da Rosa (1986), dentre muitos outros, além de ter protagonizado alguns filmes como o agente britânico 007. Foi vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu desempenho em Os Intocáveis, em 1988.

Sean Connery exibindo seus músculos nos anos 50

Arnold Schwarzenegger


Schwarzenegger começou a competir nos anos 60, vencendo diversas competições, incluindo o Mr Europa, com apenas 19 anos, e cinco vezes o Mr. Universo, sendo 4 pela NABBA (na Inglaterra), 1 pela IFBB (nos Estados Unidos), além de sete vitórias no Mr. Olympia, Suas seis primeiras vitórias como Mr Olympia ocorreram consecutivamente, de 1970 até 1975, quando se retirou do fisiculturismo profissional, nesta altura já se dedicando ao cinema. Entretanto, em 1980, em decorrência de seu treinamento para o filme 'Conan, o Bárbaro', Arnold ganhou excelente forma física e decidiu concorrer novamente ao Mr Olympia, saindo de sua aposentadoria, e ganhando o concurso pela sétima vez. Ele se mantém até hoje como uma proeminente figura do fisiculturismo, tendo inclusive um torneio realizado anualmente em sua homenagem, intitulado Arnold Fitness Weekend. Ele também escreveu colunas mensais para as revistas 'Muscle & Fitness' e 'Flex', chegando a ser nomeado, mesmo que simbolicamente, editor executivo das publicações. Seu primeiro papel no cinema, foi no longa Hercules in New York (1970) e posteriormente estrelou diversos filmes como Conan, o Bárbaro (1982), O Exterminador do Futuro (1984, e suas continuações), True Lies (1994), além de comédias como Um Tira no Jardim de Infância (1990) e Um Herói de Brinquedo (1996), dentre outros.

Arnold Schwarzenegger no Mr Olympia

Lou Ferrigno


Começou a levantar peso com apenas 13 anos de idade, vencendo seu primeiro título de Mr America em 1969. Conseguiu ser vice-campeão em sua primeira participação no Mr Olympia, em 1974. No ano seguinte, ficou com a terceira colocação e teve sua tentativa de superar Arnold Schwarzenegger filmada para o documentário Pumping Iron (1977). Também competiu nos anos de 1975, 1992, 1993 e 1994, ficando em terceiro, décimo segundo, décimo e segundo lugar em sua última competição. Sua carreira como ator, começou a ter destaque ao conseguir um dos papéis principais série O Incrível Hulk, que foi ao ar de 1978 até 1982, dividindo a cena com Bill Bixby. Outros longas de destaque em sua filmografia são Hércules (1983) e Simbad e os Sete Mares (1989). O ator também participou das produções mais recentes de Hulk, em pequenos papéis, além de dublar o personagem nos filmes de Os Vingadores.

Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno

Steve Reeves


Após alistar-se no exército, onde fazia serviços pesados e se exercitava em uma academia de ginástica, Reeves rapidamente começou a ganhar músculos, decidindo seguir a carreira de fisiculturista profissionalmente. Depois de servir durante a Guerra, inscreveu-se nos principais concursos, vencendo o Mr. Pacific Coast e o Mr. América, em 1947 e Mr. Universo, em 1950. Decidiu se dedicar a carreira de ator, chamando a atenção do diretor Cecil B. DeMille, que queria escalar o jovem para o papel principal do épico Sansão e Dalila, em 1949, mas os chefes da Paramount não acharam a escolha adequada. Participou de alguns longas de Ed Wood, além do musical Athena, ao lado de Jane Powell e Debbie Reynolds. O auge de sua carreira viria em 1958, ao interpretar o personagem-título em As Façanhas de Hércules, papel que o consagrou, fazendo com que se tornasse um astro do gênero chamado 'sandália e espada', estrelando diversos títulos italianos, sempre como personagens fortes e destemidos, 

2 comentários: