sábado, 31 de outubro de 2020

10 filmes com Sean Connery, além de 007


De origem escocesa, Sean Connery(Edimburgo, 25 de agosto de 1930 — Bahamas, 31 de outubro de 2020) iniciou a carreira como fisiculturista, chegando a ficar em terceiro lugar na competição de Mr Universo em 1953. Alcançou a fama internacional ao protagonizar o longa '007 contra o Satânico Dr. No' (Dr No, 1962), primeira adaptação cinematográfica da obra de Ian Fleming. A partir de então, estrelou uma série de filmes como o agente britânico 007, sendo eles 'Moscou Contra 007' (From Russia with Love, 1963), '007 contra Goldfinger' (Goldfinger, 1964), '007 Contra a Chantagem Atômica' (Thunderball, 1965), 'Com 007 Só Se Vive Duas Vezes' (You Only Live Twice, 1966) e '007 - Os Diamantes São Eternos' (Diamonds Are Forever, 1971), voltando a atuar como James Bond na produção não-oficial da franquia ' 007 - Nunca Mais Outra Vez' (Never Say Never Again, 1983), uma espécie de refilmagem de '007 Contra a Chantagem Atômica'. Connery, entretanto, conseguiu escapar do estereótipo ao qual muitos atores ficam atrelados, quando ficam marcados por apenas um papel, tendo uma filmografia repleta de grandes sucessos, sendo agraciado com prêmios como o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA. Confira abaixo os trabalhos mais marcantes do ator, além de 007:

1- Marnie: Confissões de uma Ladra (Marnie, 1964)


Um homem rico (Sean Connery) se casa com uma mulher cleptomaníaca (Tippi Hedren) e tenta ajudá-la a se recuperar da doença, na tentativa de restaurar a harmonia de seu casamento.

Onde comprar: Video Pérola; Amazon.

2- A Mulher de Palha (Woman of Straw, 1964)


Jovem ganancioso (Sean Connery), enfurecido porque seu tio rico e moribundo não planeja incluí-lo em seu testamento, contrata uma jovem enfermeira (Gina Lollobrigida) para cuidar do tio, fazê-lo se casar com ela e mudar o testamento para que eles fiquem com sua fortuna.


3- A Colina dos Homens Perdidos (The Hill, 1965)


Durante a 2ª Guerra Mundial, no deserto líbio, há um acampamento militar britânico cujo objetivo é disciplinar os militares que tiveram um comportamento reprovável. Os prisioneiros são perseguidos pelo 2º sargento Williams (Ian Hendry), que os faz subir várias vezes, debaixo de um sol escaldante, uma colina construída no meio do campo. O sargento Charlie Harris (Ian Bannen) é o mais humano dos guardas, mas o chefe do campo, o 1º sargento Bert Wilson (Harry Andrews), se recusa a desautorizar Williams. Um dia chegam 5 novos prisioneiros e cada um enfrentará de modo diferente a autoridade e o sadismo de Williams.

4- O Homem Que Queria Ser Rei (The Man Who Would Be King, 1975)


Enquanto a Índia era dominada pelos colonizadores ingleses, dois ex-soldados britânicos decidem explorar os países ao redor. Os destemidos Peachy Carnahan (Michael Caine) e Daniel Dravot (Sean Connery) viajam para o Kafiristão, onde pretendem conquistar o sucesso e viver como reis.

5- Assassinato no Expresso Oriente (Murder on the Orient Express, 1974)


O detetive Hercule Poirot (Albert Finney) está a bordo do Expresso do Oriente quando um passageiro (Richard Widmark)é encontrado morto. Amplamente desprezada, a vítima tinha muitos inimigos, e Poirot tem que peneirar um grupo excêntrico de suspeitos para encontrar o assassino.

6- O Nome da Rosa (The Name of the Rose, 1986)


Um monge franciscano (Sean Connery) investiga uma série de assassinatos em um remoto mosteiro italiano. Isso provoca uma guerra ideológica entre os franciscanos e os dominicanos, enquanto o monge lentamente soluciona os misteriosos assassinatos.

Onde comprar: Amazon

7- Os Intocáveis (The Untouchables, 1987)


Na Chicago de 1930, quando ainda vigora a Lei Seca, o gângster Al Capone (Robert De Niro) controla o crime na cidade e o tráfico de bebidas. Para detê-lo, o agente Eliot Ness (Kevin Costner) organiza um grupo de policiais incorruptíveis que recebe a alcunha de "Os Intocáveis". As ações constantes do grupo infligem duros prejuízos em Capone, que resolve revidar com violência, enquanto a corrupção que se estende aos tribunais e à própria força policial dificulta ainda mais a missão de Ness e seus homens.

8- Caçada ao Outubro Vermelho (The Hunt for Red October, 1990)


O ano é 1984. O alto comando soviético acredita na possibilidade de deserção quando o capitão Markus Ramius (Sean Connery), o comandante do Outubro Vermelho, o mais moderno submarino russo, desobedece ordens superiores e navega em direção à América. Diante deste quadro outros submarinos soviéticos recebem ordem de afundar o Outubro Vermelho e os americanos decidem fazer o mesmo, pois temem um ataque contra seu território. Até que Jack Ryan (Alec Baldwin), um agente da CIA que admira Markus Ramius, tenta impedir que soviéticos e americanos dêem prosseguimento a este ataque.

9- A Rocha (The Rock, 1996)


O especialista em guerras químicas do FBI Stanley Goodspeed (Nicolas Cage) é enviado para uma missão urgente com um ex-espião britânico, John Patrick Mason (Sean Connery), na tentativa de impedir que o general da Marinha Francis X. Hummel (Ed Harris) lance armas químicas sobre a Ilha de Alcatraz em São Francisco. O general Hummel exige 100 milhões de dólares em indenizações às famílias dos militares mortos.

10- Armadilha (Entrapment, 1999)


Quando a investigadora de seguros Virginia Gin Baker (Catherine Zeta-Jones) trabalha na obra roubada de Rembrandt, ela suspeita que Robert "Mac" MacDougal (Sean Connery) seja responsável. Gin decide se disfarçar e ajudar Mac a roubar um valioso artefato. Quando Mac confronta os reais motivos da ajuda de Gin, ela diz que é uma ladra e o trabalho na seguradora é pura fachada.



Postagens relacionadas:


Tudo sobre James Bond
Atores que protagonizaram duas versões de um mesmo filme
Atletas que se tornaram atores

7 comentários: