sábado, 20 de outubro de 2018

10 filmes com Hedy Lamarr


Conhecida como a mulher mais bela de sua época, Hedy Lamarr ganhou fama mundial ao protagonizar o controverso 'Êxtase', em 1933, onde aparecia nua e retratando a primeira cena de  orgasmo feminino do cinema. Não demorou muito para a jovem atriz ganhar espaço em Hollywood, onde tornou-se uma grande estrela. No entanto, sua beleza sempre a impediu de ser vista como uma profissional talentosa e acabou ofuscando sua enorme inteligência, fazendo com que nunca fosse realmente levada a sério. Juntamente com o compositor George Antheil, Lamarr criou um sistema de frequência de rádio com o objetivo de auxiliar as tropas aliadas e despistar os radares alemães, porém sua invenção, patenteada pelos dois em 1940, acabou sendo recusada. Anos mais tarde, o aparelho criado por ela passou a ser utilizado e serviu de base para a criação da tecnologia utilizada em conexões WiFi. Apesar de ser a responsável pela descoberta, a atriz nunca recebeu nem um centavo por sua invenção, pois a patente registrada por ela já havia vencido quando seu projeto fora readaptado. Confira abaixo alguns de seus trabalhos mais importantes no cinema:

1- Êxtase (Ecstasy, 1933)

                 
Eva (Hedy Lamarr) acaba de se casar com um homem mais velho, mas descobre que ele é obcecado por ordem e não tem muito espaço para o amor. Ela fica desanimada e o deixa, retornando para a casa de seu pai. Um dia, enquanto banhava-se no lago, ela conhece um jovem e eles se apaixonam. O marido fica transtornado com a perda de esposa, e o destino lhe aproxima do amante de Eva.

2- Argélia (Algiers, 1938)


Pepe Le Moko, um ladrão que escapou da França com uma fortuna em jóias, vive nos últimos dois anos em Casbah, na Argélia. O inspetor Slimane, responsável pela captura do criminoso, está acompanhando sua movimentação, aguardando o momento certo para prendê-lo. Pensando estar longe da polícia francesa, Pepe se distrai ao conhecer a linda parisiense Gaby, que desperta o ciúme de Inês, sua paixão argelina.

3- Fruto Proibido (Boom Town, 1940)


Os amigos McMasters (Clark Gable) e Sand (Spencer Tracy) buscam enriquecer em busca de petróleo. Sem dinheiro, eles roubam equipamentos de perfuração e juntos conseguem descobrir petróleo. Mas a amizade deles é posta à prova quando McMasters casa-se inadvertidamente com a garota por quem Sand esteve apaixonado. Apesar de aceitar a situação, Sand aos poucos se afasta e a parceria chega ao fim. Anos mais tarde eles, já ricos, voltam a se encontrar.

4- O Inimigo X (Comrade X, 1940)


A imprensa estrangeira é submetida a rigorosa censura, imposta pela União Soviética. Mesmo assim várias notícias são mandadas secretamente por um jornalista, que se intitula de "Camarada X". O comissário Vasiliev (Osmar Homlka), chefe da polícia secreta, alega que seu antecessor sofreu um 'acidente', o que faz com que assuma o comando da censura da imprensa estrangeira. Ele diz que até o "Camarada X" ser preso os membros da imprensa não podem enviar notícias, nem deixar o país. O empregado de um hotel, Igor Yahupitz (Felix Bressart), conhecido como Vanya, descobre que um dos hóspedes, McKinley B. "Mac" Thompson (Clark Gable), é o jornalista procurado. Mas como tem uma filha, Golubka (Hedy Lamarr), conhecida como Theodore, que trabalha como motorneira de bonde e é muito ligada aos ideais da revolução comunista, isto passou a ser perigoso. Vanya chantageia Mac, dizendo que não revelará seu nome se a filha dele for para os Estados Unidos. Mas o problema é fazer Golubka deixar o país.

5- A Vida é um Teatro (Ziegfeld Girl, 1941)



Ser descoberta por Flo Ziegfeld pode mudar a vida de jovens atrizes, mas não necessariamente para melhor. É o que descobrem as belas Susan, Sheila e Sandra quando são escolhidas para participar de um grande espetáculo na Broadway.

6- Almas Boêmias (Tortilla Flat, 1942)


Os amigos Pilon e Danny se divertem na pequena Tortilla Flat, que vive da pesca. Danny herda duas pequenas casas e inicia um namoro com Dolores. Pilon quer roubar as economias de um sujeito conhecido apenas por O Pirata, mas desiste quando descobre que ele deseja comprar um castiçal para São Francisco. Pilon, então, decide tirar Dolores de Danny, mas depois muda de ideia novamente, quando Danny fica ferido numa briga.

7- Demônio do Congo (White Cargo, 1942)


Ardente nativa inflama as paixões dos trabalhadores de uma plantação britânica na África e planeja vingar-se quando é expulsa do local.

8- Flor do Mal (The Strange Woman, 1946)


A bela Jenny descobre que sempre pode conseguir o que quer dos homens no porto de Bangor, no Maine, em 1820. Libertada pela morte de seu pai bêbado, ela logo manobra para se casar com empresário local endinheirado. Apesar de muitas vezes ela usar seu dinheiro para fazer o bem, ela continua a considerar todos os outros homens como jogo.

9- Mulher Caluniada (Dishonored Lady, 1947)


Editora de revista de sucesso, com uma vida livre e uma série de relacionamentos fracassados, ​​está à beira de um colapso nervoso. Após ser aconselhada a mudar de vida sob uma nova identidade, começa a ser chantageada por um antigo amante.

10- Sansão e Dalila (Samson and Delilah, 1949)


Sansão, o herói dos israelitas, ganha a mão de uma mulher filistéia, Semadar, em uma competição de força. Quando ela é morta durante um conflito na noite de núpcias, no entanto, Sansão se torna um homem caçado que os filisteus, incluindo a irmã de Semadar, Dalila, querem punir. Isto torna-se complicado, no entanto, quando Sansão, de repente adquire super poderes dado por Deus, e os sentimentos verdadeiros de Dalila por Sansão se tornam aparentes.