sábado, 27 de maio de 2017

10 filmes com Sidney Poitier


De origem bahamense, Sidney Poitier fez história ao tornar-se o primeiro ator negro a vencer o Oscar na categoria principal, no ano de 1963. Além de atuar, também dirige, escreve e é diplomata. Confira abaixo 10 de seus principais trabalhos no cinema:

1- O Ódio é Cego (No Way Out, 1950)


Dois irmãos tentam roubar um posto de gasolina e um deles é atingido por tiros. Quando chega ao hospital, é atendido por um médico negro, que, apesar de todos os esforços, não consegue evitar a morte do rapaz. O irmão do falecido, racista convicto, não aceita a situação e jura se vingar do doutor.

2- Sementes de Violência (Blackboard Jungle, 1955)


O veterano de guerra Richard Dadier leciona em uma violenta escola de Nova York. Seus colegas alertam que os alunos são incontroláveis, mas o professor não se abala. Mesmo quando a classe o ameaça, Richard não desiste dos seus alunos problemáticos.

3- Acorrentados (The Defiant Ones, 1958)


É a história de dois prisioneiros fugitivos, um negro e o outro branco, que acorrentados um ao outro tentam escapar de seus perseguidores e vencer a luta contra o ódio racial que os devora.

4- Porgy & Bess (1959)


Passada em uma vila de pescadores Negros na Carolina do Sul em 1912, a história é sobre Bess, que quer se livrar de seu amante Crown após ele ser acusado de assassinato. O único disposto a oferecer a ela abrigo é o aleijado Porgy. O relacionamento entre os dois é ameaçado pela desaprovação da comunidade local.

5- Paris Vive à Noite (Paris Blues, 1961)


Apesar de viverem longe de casa, os músicos americanos de jazz Ram (Paul Newman) e Eddie (Sidney Poitier) estão contentes com suas vidas em Paris. Ram sabe que a cidade é o melhor lugar para desenvolver uma reputação musical e Eddie não sofre com o racismo que o perseguia. No entanto, eles acabam se apaixonando por turistas americanas e agora a dupla terá que decidir se abandona a integridade artística por amor.

6- Uma Voz nas Sombras (Lilies of the Field, 1963)


Um operário desempregado a caminho do Oeste americano para em uma fazenda no deserto quando o seu carro quebra. Um grupo de freiras missionárias alemães acredita que ele foi enviado por Deus para ajudá-las a construir uma capela no local. Filme que deu o Oscar ao ator.

7- Quando Só o Coração Vê (A Patch of Blue, 1965)


Uma jovem cega faz amizade com um homem negro e os dois ficam cada vez mais próximos, apesar das objeções da mãe da moça, que acha que qualquer homem só se aproximaria dela para se aproveitar.

8- Ao Mestre, Com Carinho (To Sir, with Love, 1967)


Um engenheiro aceita lecionar numa escola barra-pesada em Londres, onde se depara com um grupo de adolescentes rebeldes determinados a expulsá-lo do cargo. Tratados com respeito, os alunos abandonam o comportamento hostil, se afeiçoando ao mestre.

9- No Calor da Noite (In the Heat of the Night, 1967)


O negro Virgil Tibbs é preso em uma estação de trem do Mississipi, sob a acusação de cometer homicídio. Pouco depois, o xerife da cidade descobre que ele é um detetive da polícia da Filadélfia, e ele é apontado para colaborar na investigação.

10- Adivinhe Quem Vem Para Jantar (Guess Who's Coming to Dinner, 1967)


Joey foi criada por seus pais para ter a mente aberta, mas a situação muda quando ela traz um noivo negro para casa. Embora decidida a se casar apesar de qualquer objeção, seu noivo quer a aprovação dos pais dela e dos seus também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário