sábado, 12 de março de 2016

Modelos (Cover Girl, 1944)


A adorável comédia musical é estrelada por Rita Hayworth e Gene Kelly, além de ser dirigida por Charles Vidor. É também o primeiro musical em Technicolor feito pela Columbia, transformando-se em um deleite para os olhos com belas cores e maravilhosas coreografias, além de figurinos deslumbrantes.


A estrela de uma casa de shows do Brooklyn, Rusty Parker, tem uma vida simples e feliz ao lado de seus colegas e do namorado, Danny McGuire. Porém, quando surge um concurso para eleger a nova garota da capa de uma famosa revista, Rusty decide se inscrever para tentar subir na carreira artística. O dono da revista, ao ver a moça, fica encantado com sua semelhança com uma antiga paixão de juventude, a atriz Maribelle Hicks, e acaba fazendo dela a vencedora da disputa. Maribelle era, na verdade, avó de Rusty, que mesmo com a possibilidade de casar-se com um homem rico, havia escolhido se unir ao homem que amava.

 Rita Hayworth como Maribelle Hicks

Ao vencer o concurso e ser capa da revista, Rusty Parker se torna extremamente famosa da noite para o dia, atraindo a imprensa, fãs e até mesmo interesses românticos, Quem não fica nada satisfeito com a súbita ascensão da jovem é seu namorado Danny, que se vê enciumado com tanto assédio em torno da amada, ao mesmo tempo que tem que lidar com seus atrasos nos ensaios e apresentações, por conta dos novos compromissos que surgiram em sua agenda. 


 



Tentando se acostumar com a fama e lutando para conciliar suas apresentações no Brooklyn com as novas oportunidades de trabalho, Rusty acaba deixando-se levar pelos encantos e pelo glamour da alta sociedade, causando ainda mais problemas em seu relacionamento com Danny. Os dois acabam rompendo o compromisso, ao mesmo tempo em que ela recebe uma proposta de casamento de um homem rico e apaixonado, que pretende fazer dela uma grande estrela. Assim como sua avó, muitos antes antes, ela terá de decidir entre riqueza e fama ou o amor de sua vida. 


Números musicais:

"The Show Must Go On" (Kern - música, Gershwin - letra)
"Who's Complaining?" (Kern, Gershwin)
"Sure Thing" (Kern, Gershwin)
"Make Way For Tomorrow" (Kern, Gershwin, E.Y. Harburg - letra)
"Put Me to the Test" (Kern, Gershwin)
"Long Ago (and Far Away)" (Kern, Gershwin)
"Poor John" (Henry E. Pether - música, Fred W. Leigh -letra)
"Alter-Ego Dance" (Kern)
"Cover Girl (That Girl on the Cover)" (Kern, Gershwin)


Curiosidades:

Anita Colby, a modelo mais bem paga na época, faz uma pequena participação no longa.

  Eve Arden, Jinx Falkenburg, Otto Kruger e Anita Colby

Rita Hayworth foi dublada por Martha Mears em seus números musicais. Martha dublou também outras famosas atrizes como Lucille Ball no filme Du Barry Era um Pedaço (DuBarry Was a Lady, 1943) e Marjorie Reynolds em Duas Semanas de Prazer (Holiday Inn, 1942).


A Columbia conseguiu Gene Kelly através de um empréstimo com a MGM, dando ao ator carta branca para criar seus números musicais. O sucesso duradouro do longa deve-se, em grande parte, a implementação de suas ideias, criando inovações e coreografias criativas. Gene Kelly tirou várias paredes acústicas do palco, para que ele, Rita Hayworth e Phil Silvers pudessem filmar uma das coreografias ao longo de toda a rua no cenário, e em uma única tomada. Ele também usou um truque com fotografias para aparentar estar dançando com seu reflexo, utilizando-se de sobreposição para duplicar sua imagem.


A Columbia comprou os direitos de Pal Joey para repetir a parceria entre Rita Hayworth e Gene Kelly, mas devido ao sucesso do filme anterior com a dupla, a MGM se recusou a emprestar o ator. Kelly havia interpretado Joey anteriormente na Broadway. O filme acabou sendo realizado em 1957, com o título em português Meus Dois Carinhos, estrelado por Rita, Frank Sinatra e Kim Novak. 

Gene Kelly na Broadway

Modelos em dvd no Brasil pela primeira vez:


O filme acaba de ser lançado pela primeira vez aqui no Brasil pela distribuidora Obras-Primas do Cinema, em uma linda edição, contendo ainda um card e como extras o curta: “La Fiesta de Santa Barbara” (18 min.). Para comprar, clique aqui ou aqui.

Fotos de divulgação e bastidores:

Rita Hayworth com o diretor Charles Vidor, via

Rita e seu avô Antonio Cansino, via

Foto de divulgação, via

Gene Kelly e Rita Hayworth em cena, via

Gene Kelly, Rita Hayworth e Phil Silvers

Rita no intervalo das gravações, via

Teste de tela das pernas de Rita Hayworth para o filme:



Um comentário: