sábado, 7 de janeiro de 2017

Filmes biográficos sobre ídolos da música

Confira uma lista de filmes para conhecer melhor alguns dos grandes ícones da música. A ordem é aleatória. Não deixe de ver também uma seleção com filmes sobre atores (aqui).

Piaf - Um Hino ao Amor (La môme, 2007)


A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.

Johnny e June (Walk the Line, 2005)


A história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.

Ray (2004)

Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína.

Elis (2016)


Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa (Andreia Horta) entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a "Pimentinha" não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

Selena (1997)


Selena era filha de Abraham Quintanilla, que, quando jovem, possuía uma banda texana chamada "Los Dinos". Porém, ele não obteve sucesso na carreira. Percebendo o talento de sua filha caçula, Selena, e vendo nela uma promissora cantora, decidiu montar, juntamente com seus outros filhos (Suzette e A.B.) uma banda para animar rodeios e festas municipais, banda essa que se chamava "Selena e Los Dinos" e tinha o "tejano" como estilo musical (músicas mexicanas). Selena era a vocalista, Suzette baterista e A.B contrabaixista; mais tarde se tornou o arranjador musical e compositor da maioria das canções de sucesso do grupo. Abraham não esperava que a filha fosse se transformar na maior cantora tex-mex de todos os tempos, tendo como seu primeiro sucesso a canção "Como La Flor", de autoria de seu irmão A.B. e conquistando um mercado até então dominado por homens. Se transformou na Rainha da Cumbia. Com o sucesso, fama, dinheiro, vieram também os perigos que cercam o mundo das celebridades e a idolatria a que elas se expõe; aos 23 anos, Selena foi assassinada com um tiro nas costas por Yolanda Saldívar, presidente de seu fã-clube e administradora de suas boutiques de roupa.

Amadeus (1984)


Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.

La Bamba (1987)


Richard Stephen Valenzuela, mais conhecido como Ritchie Valens (Lou Diamond Phillips), marcou o final dos anos 50 com uma carreira meteórica, recheada de sucessos e pontuada por uma das canções mais famosas de todos os tempos: "La Bamba".

Bird (1988)


Clint Eastwood realiza um filme que constitui um tributo à memória do músico Charlie Parker, um virtuoso do saxofone que revolucionou o jazz nos anos 40. Conhecido pela carinhosa alcunha de “Bird”, Parker e o trompetista Dizzy Gillespie formaram em 1944 o primeiro dueto de bebop. Parker viciou-se no consumo de heroína e álcool e a sua vida privada foi uma sucessão de falhas e tragédias, contrastando com o sucesso que obteve como músico. Acabaria por morrer, vítima de ataque cardíaco, com apenas 34 anos. Forest Withaker, que protagoniza “Bird”, ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 1988.

O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy, 2009)


John Lennon (Aaron Johnson) é um jovem que não aceita bem as regras impostas na escola e dentro de casa. Abandonado pela mãe quando tinha cinco anos, ele vive com seus tios George (David Threfall) e Mimi (Kristin Scott Thomas). Quando George morre, Lennon é obrigado a viver com Mimi, extremamente austera e sisuda. No funeral do tio ele vê sua mãe (Anne-Marie Duff), que se mantém afastada. Seu primo consegue o endereço dela, o que faz com que Lennon resolva visitá-la. O reencontro com o filho é a realização de um sonho para Julia, que passa cada vez mais seu tempo com ele. Animada e um tanto quanto inconsequente, ela apresenta ao filho o rock'n'roll. Logo, desperta nele a vontade de montar uma banda de rock.

Gainsbourg - O Homem que Amava as Mulheres (Gainsbourg/ Vie Héroïque, 2010)


Desde criança Serge Gainsbourg (Eric Elmosnino) demonstrou aptidão para as artes, em especial o desenho. Dono de uma imaginação fértil, ele via personagens que retratavam variações de sua própria personalidade. Impulsionado por um deles, Serge resolve abandonar o desenho para se dedicar integralmente à música. Aos poucos conquista seu espaço como pianista e compositor, até estourar de vez ao trabalhar com uma jovem cantora pop. Já um dos artistas mais populares da França, ele tem casos com atrizes bastante conhecidas, como Brigitte Bardot (Laetitia Casta) e Jane Birkin (Lucy Gordon).

Sid & Nancy - O Amor Mata (Sid and Nancy, 1986)


Baixista do grupo Sex Pistols, ícone do punk rock inglês do final dos anos 70, Sid Vicious (Gary Oldman) já vivia uma vida problemática e revoltada como bom artista punk. Mas seu comportamento só piorou depois de conhecer a jovem Nancy Spungen (Chloe Webb), com quem experimentou momentos de extrema loucura, muitas vezes regado à drogas e álcool, afastando o músico da banda.

Dalida (2016)


A vida, a obra e a trajetória da cantora Dalida, uma mulher nascida no Cairo e que veio a se tornar um ícone da música francesa e mundial, cantando em diversas línguas diferentes, uma mulher nascida para uma vida de sucessos e de fama, atuando em filmes famosos e vendendo milhões de discos no mundo inteiro até sua trágica morte.

The Runaways - Garotas do Rock (The Runaways, 2010)


O filme conta a história da banda The Runaways, centrada em especial nas integrantes Joan Jett e Cherie Currie. O grupo alcançou imenso reconhecimento como a primeira banda de sucesso de rock formada apenas por mulheres, na década de 70. Além de Jett e Currie, Runaways contava com a baterista Sandy West, a guitarrista Lita Ford e a baixista Jackie Fox. A banda permaneceu unida durante quatro anos, terminado em função de problemas com dinheiro e empresários.

Tina - A Verdadeira História de Tina Turner (What's Love Got to Do with It , 1993)


Anna Mae Bullock (Angela Bassett), o verdadeiro nome de Tina Turner, nasceu em 26 de novembro de 1938 em Nutbush, Tennessee, e desde criança mostrava inclinação para a música no coro da igreja, apesar de seu estilo não ser muito apropriado para o local. Ela também muito cedo foi abandonada pela mãe e criada pela avó até a morte dela, quando tinha 16 anos. A partir de então ela foi morar com a mãe em St. Louis e logo trabalhava como cantora de R&B em uma banda liderada por Ike Turner (Laurence Fishburne). Logo os dois estão envolvidos, têm um filho e vão se casar no México. Em 1960 ela já se chamava Tina Turner e, junto com Ike, vão para Nova York, começam a se apresentar e subir no hit parade. Mas nos anos seguintes Ike passa a agredir Tina sistematicamente. Ela tenta agüentar a situação e manter as aparências, mas após uma violenta briga decide se divorciar e abre mão de todos os bens, mas para isto exige continuar usando seu nome artístico. Ela então direciona sua carreira como cantora de rock & roll e sua ascensão é vertiginosa, mas Ike é uma ameaça que ronda sua vida.

Jimi: Tudo a Meu Favor (Jimi: All Is by My Side, 2013)


O filme foca no período em que Jimi Hendrix (Andre Benjamin) iniciou sua carreira como guitarrista de apoio em clubes de Nova York. Ele é descoberto por Linda Keith (Imogen Poots), uma modelo apaixonada por música que na época namorava o guitarrista Keith Richards (Ashley Charles). Ela acredita no potencial de Hendrix e o convence a se mudar para Londres e gravar um disco, que seria o clássico "Are you Experienced", com a banda Jimi Hendrix Experience. O filme termina um pouco antes da clássica apresentação de Hendrix no Monterey Pop Festival, onde a uma apresentação flamejante e uma guitarra em chamas entrariam para a história do rock & roll.

Cadillac Records (2008)


1947. O Chess Records é um pequeno estúdio musical, localizado na parte sul de Chicago. De início trabalha o blues, tendo como principais ícones Muddy Waters (Jeffrey Wright) e Little Walter (Columbus Short). Chuck Berry (Mos Def), um dos precursores do rock, também gravou nele. Leonard Chess (Adrien Brody) é o produtor do estúdio e tem um ouvido refinado para identificar diferentes tipos de música. Ele acredita que pode ganhar dinheiro ao assinar com talentos ascendentes do meio musical, como o compositor Willie Dixon (Cedric the Entertainer) e Howlin' Wolf (Eamonn Walker). Leonard os trata como se fosse parte de sua família, o que não é algo simples pela grande quantia gasta para que esta situação aconteça. Quando Chuck Berry é preso, ele decide apostar no talento de outra cantora: Etta James (Beyoncé Knowles).

Get on Up: A História de James Brown (Get on Up, 2014)


Biografia do icônico cantor, dançarino e compositor James Brown (Chadwick Boseman), conhecido como "O Padrinho do Soul". O filme retrata sua vida, passando por sua infância pobre na Carolina do Sul, a adolescência e o alcance do estrelato, que o transformou em uma das fugiras mais importantes da música para o século 20.

Não Estou Lá (I'm Not There, 2007)


Bob Dylan ( (Christian Bale) / (Cate Blanchett) / (Heath Ledger) / (Marcus Carl Franklin) / (Richard Gere) / (Ben Whishaw)), ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar.

Uma Vida Sem Limites (Beyond the Sea, 2004)


Cinebiografia do cantor novaiorquino Bobby Darin (1936-1973), que surgiu para o estrelato junto com a primeira geração dos roqueiros, na década de 50, tornou-se astro em Hollywood e casou-se com a cobiçada atriz Sandra Dee.

Somos Tão Jovens (2013)


Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

O Ocaso de Uma Estrela (Lady Sings the Blues, 1972)


Apesar da infância difícil e de ter que trabalhar como faxineira e até mesmo prostituta em um bordel, Billie Holiday nunca desistiu de seu sonho de se tornar uma cantora de jazz. Certo dia, ela consegue um contrato em um clube do Harlem onde começa a cantar e a encantar as plateias de toda a cidade, demonstrando um talento que ultrapassou todas as tragédias passadas.

Cazuza – O Tempo não Para (2004)


A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.

A Fera do Rock (Great Balls of Fire, 1989)


A história do cantor, compositor e pianista, Jerry Lee Lewis, um dos músicos pioneiros do rock and roll na década de 50. Ele enfrentou diversos conflitos por conta de sua arrogância, seu incrível talento e seu estilo de vida inconvencional. Um homem polêmico que enfrentou diversos problemas com a indústria musical e foi, muitas vezes, condenado pelo público.

A História de Buddy Holly (The Buddy Holly Story, 1978)


Charles Hardin Holley, famoso pelo nome Buddy Holly (Gary Busey) fez um estrondoso sucesso na década de 50 com sua banda The Crickets. Uma jornada que começou desde o dia que ele criou uma canção para sua primeira namorada, "Cindy Lou", até atingir os primeiro lugar das paradas de sucesso com o hit "That'll Be The Day", tendo um final trágico em um acidente de avião no dia 3 de fevereiro de 1959, que ficou conhecido como "O Dia em que a música morreu".

Minha Amada Imortal (Immortal Beloved, 1994)


Viena, 1827. Ludwig Von Beethoven (Gary Oldman) morre e um grande amigo do compositor, Anton Felix Schindler (Jeroen Krabbé), decide cumprir o último desejo do maestro, que deixava em testamento tudo para a "Amada Imortal", sem especificar o nome desta mulher. Assim empreende uma jornada tentando encontrá-la, encontrando em sua procura um retrato desconhecido de Beethoven.

The Doors (1991)


Anos 60. A ascensão de Jim Morrison (Val Kilmer), vocalista da banda de rock The Doors. Em meio ao sucesso e o uso indiscriminado de drogas, Morrison se relaciona com Pamela Courson (Meg Ryan) e com a jornalista Patricia Kennealy (Kathleen Quinlan), uma mulher mais velha que adota o sadomasoquismo.

The Beach Boys: Uma História de Sucesso (Love & Mercy, 2014)


Brian Wilson (John Cusack) fundou os Beach Boys, uma das bandas mais populares do Estados Unidos nos anos 1960. Mas, ao longo de sua vida, luta com seus problemas mentais, enquanto dependente de uma série de drogas e se isola da sociedade. O Doutor Eugene Landy (Paul Giamatti) torna-se fundamental na recuperação de Brian, além da esposa do músico, Melinda Ledbetter (Elizabeth Banks), quem o ajudou a se reerguer.

A história de Karen Carpenter (The Karen Carpenter Story, 1989)


A trágica história da cantora Karen Carpenter, de sua meteórica ascensão com o grupo The Carpenters, que formou ao lado de seu irmão Richard, às graves crises provocadas por distúrbios alimentares, que acabariam lhe custando a vida.

Música e Lágrimas (The Glenn Miller Story, 1954)


O famoso artista Glenn Miller (James Stewart) começa cedo a escrever sua história. Nos anos 30, ele entra nos negócios musicais e enfrenta algumas dificuldades iniciais como o fracasso de sua primeira banda de estrada. No entanto, ele não desiste e mais tarde casa-se com Helen Burger (June Allyson), que o acompanhará na sua trilha para o sucesso.

Controle: A História de Ian Curtis (Control, 2007)


Os últimos anos da vida de Ian Curtis, vocalista da lendária banda inglesa Joy Division. Curtis, que teve uma trajetória curta e intensa, ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher e filha e um caso extraconjugal, ele se enforcou em 18 de maio de 1980, aos 23 anos.

De-Lovely - Vida E Amores de Cole Porter (De-Lovely, 2004)


Cole Porter (Kevin Kline) revê sua vida como se fosse um de seus grandiosos shows, com pessoas e acontecimentos marcantes se tornando o foco da ação que acontece no palco. É nele que Porter confere seu passado cheio de excessos e seu profundo e complicado relacionamento com sua esposa Linda (Ashley Judd).

Elvis (1979)


A vida de Elvis Presley, desde jovem até os momentos de auge e de decadência da sua carreira. Quando menino, Elvis viveu uma infância conturbada e humilde, e lutou para ascender à fama. Ele se tornou um ícone do rock fazendo diversos filmes em que atuava e cantava, e que sempre continham muitas garotas e brigas. Quando já era uma estrela da música e do cinema, caiu nos excessos da fama e das drogas, o que o levou à uma devastadora decadência. Tudo isso é embalado ao som das músicas de Elvis.

À Noite Sonhamos (A Song to Remember, 1945)


Este filme apresenta a biografia do músico Frédéric Chopin (Cornel Wilde). Depois de ser expulso da Polônia, por se recusar a tocar para o governador Czarista, Chopin e seu professor musical fogem para Paris. Lá, conhece a escritora Aurore Dupin (Merle Oberon) - mais conhecida pelo pseudônimo masculino que usava para assinar seus livros, George Sand - por quem se apaixona perdidamente. Debilitado fisicamente e temendo que seu romance se torne público, Chopin, acompanhado de Sand, viaja para Majorca, onde o clima úmido e chuvoso favoreceria o agravamento de sua tuberculose.

 O Destino Mudou Sua Vida (Coal Miner's Daughter, 1980)


A cidade de Butcher Hollow, no Kentucky, tem na exploração das minas de carvão sua única atividade econômica. Lá nasceu Loretta (Sissy Spacek), uma dos 8 filhos de Ted Webb (Levon Helm), um mineiro que criou sua família, apesar de ser bem pobre. Quando tinha apenas 13 anos Loretta se casou com Doolittle Lynn (Tommy Lee Jones). Com 20 anos ela já tinha 4 filhos e tudo indicava que seria uma dona de casa pelo resto da vida. Nesta época ela começou a cantar ocasionalmente para sua família. Seu dom começou a ser notado por Doolittle, que a presenteou com um violão. Com o estímulo do marido, ela grava um disco independente e os dois fazem de tudo para que o disco seja divulgado. Aos poucos Loretta se torna conhecida no mundo da música country, o que faz com que se torne amiga de Patsy Cline (Beverly D'Angelo), que era na época a maior estrela da country music. Mas junto com o sucesso também vieram diversas apresentações, que deixavam Loretta cada vez mais esgotada física e psiquicamente.

A Jornada de Hank Williams (I Saw The Light, 2016)


Cinebiografia de Hank Williams, famoso cantor e compositor norte-americano da música country do século 20, que é casado com Audrey Mae Williams (Elizabeth Olsen). O filme narra a rápida ascensão de Hank Williams (Tom Hiddleston) à fama, tornando-se um cantor popular, e como isso afetou sua vida pessoal.

Backbeat - Os 5 Rapazes de Liverpool (Backbeat, 1994)


Liverpool, 1960. John Lennon (Ian Hart) e Stuart Sutcliffe (Stephen Dorff) organizam uma viagem a Hamburgo para tocar com Paul McCartney (Gary Bakewell), George Harrison (Chris O'Neill) e Ringo Starr (Paul Duckworth) em bares. Após o músico e artista plástico Klaus Voormann (Kai Wiesinger) assistir uma de suas apresentações ele fica entusiasmado com a banda, já batizada de The Beatles, e convence sua namorada, Astrid (Sheryl Lee), a apresentá-los para o circuito alternativo da cidade. Aos poucos Sutcliffe se aproxima de Astrid e se afasta cada vez mais da banda, que acaba recebendo um convite para gravar seu primeiro disco.

Um Sonho, Uma Lenda (Sweet Dreams, 1985)


A cantora country Patsy Cline (Jessica Lange) quando alcança o sucesso, deixa sua pequena cidade e o marido. Com o tempo, vive um grande amor e tem que se decidir entre a carreira e seu amado.

Noel - Poeta da Vila (2006)


Aos 17 anos Noel Rosa (Rafael Raposo) é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo e gosta de improvisar quadras debochadas para os amigos. Noel estuda medicina e toca numa banda regional, com outros garotos do bairro. Noel gosta da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente faz amizade. Até que um dia conhece Ismael Silva (Flávio Bauraqui), compositor que o desafia a compôr um samba. Noel usa uma paródia ao Hino Nacional para compôr "Com Que Roupa?", que faz grande sucesso nas rádios de todo país. A partir de então ele se dedica de vez ao mundo do samba, mudando a história da música popular brasileira.

Callas Forever (2002)


Aos 53 anos Maria Callas (Fanny Ardant) vive reclusa em seu apartamento, em nada lembrando a grande cantora que encantou público e crítica no passado. Após grande insistência, seu amigo Larry Kelly (Jeremy Irons) consegue vê-la. Achando-a muito abatida, Larry faz a Callas um convite inusitado: que seja a estrela de um especial para a TV, interpretando uma de suas famosas peças. Por causa do desgaste de sua voz atual Larry quer que Callas seja dublada no especial, o que faz com a cantora revisite sua carreira em busca do trabalho ideal para seu retorno.

Melodia Imortal (The Eddy Duchin Story, 1956)


A história do talentoso pianista Eddy Duchin, que entre as décadas de 1930 e 1940 encantou o mundo musical, mas conheceu o sabor da amargura quando seu grande amor morreu precocemente.

Menções honrosas 

Últimos Dias (Last Days, 2005)


O filme relata os demônios interiores que atormetam um jovem músico talentoso, mas perturbado, nas últimas horas de sua existência. Blake (Michael Pitt) é um artista introspectivo, prostrado pelo peso do sucesso, que o conduziu a uma solidão sem fim. Refugiado numa casa no meio de um bosque, tenta fugir à sua vida, às pessoas que o rodeiam, aos amigos que o procuram a pedir favores ou dinheiro, às suas obrigações. Last Days segue Blake nas suas últimas horas, um fugitivo da sua própria vida. É um filme fictício sobre as últimas horas de uma estrela do rock, dedicado ao maior ícone do movimento grunge, Kurt Cobain, líder do Nirvana.

A Rosa (The Rose, 1979)


Cantora pop (Bette Midler) sucumbe às pressões das diversas apresentações e se torna viciada em drogas e na bebida. Dyer (Frederic Forrest), sua paixão que também é seu motorista, tenta salvá-la da auto-destruição, mas enquanto isto Rudge (Alan Bates), seu empresário inglês, é no final da contas o principal culpado por não previni-la da inevitável decadência que sua carreira sofreria se vivesse no esquema do "sexo, drogas e rock'n roll". Baseado na vida de Janis Joplin.

A Festa Nunca Termina (24 Hour Party People, 2002)


Manchester, 1976. O aluno de Cambridge Tony Wilson (Steve Coogan) está no show dos Sex Pistols. Totalmente inspirado por esse momento-chave da história da música, ele e seus amigos montam um selo chamado Factory. Eles assinam um contrato com o Joy Division (que viria a ser o New Order), com o James e os Happy Mondays, todos artistas seminais de seu tempo. Isso desencadeia um turbilhão de sexo, música e drogas que culmina com o nascimento de um dos dance clubs mais famosos do mundo, o Hacienda, meca de clubbers e adeptos do psicodelismo. Descrevendo a herança musical de Manchester desde a década de 1970 até o início dos anos 90, o filme ilustra a vibração que fez de Manchester o lugar onde todos gostariam de estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário