quarta-feira, 22 de junho de 2016

O Homem da Máscara de Ferro (The Man In The Iron Mask, 1977)


Feito para a televisão em 1977, o filme é estrelado por Richard Chamberlain, Louis Jourdan, Patrick McGoohan e Jenny Agutter. Baseado na obra de Alexandre Dumas, conta a história de um homem inocente que é preso e obrigado a utilizar uma máscara de ferro para que ninguém possa identifica-lo. Embora boa parte da trama seja fictícia - pasmem - a inspiração de Dumas veio de acontecimentos reais!


Há diversas lendas em torno do prisioneiro denominado L'Homme au Masque de Fer (o homem da máscara de ferro), mas sabe-se muito pouco de sua história. O homem em questão ficou encarcerado por cerca de 34 anos, passando por diversas prisões, dentre elas a Bastilha e a Fortaleza de Pignerol. Acredita-se que seu nome era Eustache Dauger e que ele foi preso em torno de 1669 ou 1670, falecendo no dia 19 de novembro de 1703. O motivo do cárcere permanece até hoje envolto pelas mais diversas teorias, mas o que se sabe realmente é que sua identidade jamais foi revelada e ele nunca foi visto sem sua máscara desde então. A máscara utilizada não teria sido de ferro, e sim de veludo preto. Foi apenas após a publicação de Questions sur l'Encyclopédie, da autoria de Voltaire, que surgiram os boatos sobre a máscara de ferro. Voltaire foi preso brevemente em 1617 na Bastilha e ouvira certos comentários sobre o lendário preso, fazendo com que formulasse suas próprias teorias. Embora conhecido como Dauger, o prisioneiro foi enterrado com o nome Marchioly e todas as provas de sua existência, como roupas e objetos de sua cela, foram destruídas. 


Dentre as diversas teorias e lendas sobre a intensa proteção de sua identidade e os motivos que o levaram a ser preso está a de que o homem era, na verdade, o irmão mais velho do Rei Louis XIV, versão popularizada por Voltaire e pelo próprio Dumas, em seu livro publicado em 1840. Alguns vão ainda mais além, e dizem que o prisioneiro era não o irmão, e sim o pai biológico de Louis XIV. Segundo a teoria, Louis XIV não seria filho legítimo do Rei, Louis XIII, e sendo assim não teria direito ao trono, motivo pelo qual encarcerou o pai biológico impedindo que sua identidade fosse revelada. Outras versões são menos dramáticas e afirmam que o prisioneiro era um diplomata italiano chamado Antonio Ercole Matthioli, que teria sido culpado por levar a França a guerras com outras potências da época, mas existem provas históricas de que ele não era de fato o homem com a máscara. Entretanto, existem informações de que os dois monarcas sucessores de Louis XIV afirmaram que o detento era de origem italiana. Há também quem defenda que Eustache Dauger era apenas um empregado do cardeal Mazarin, que iria denuncia-lo por desvios de verbas. Os mitos sobre o homem da máscara de ferro permanecem instigando historiadores e curiosos até os dias de hoje, porém sua história continua sendo um enigma, sem nenhuma prova legítima sobre sua identidade tão cruelmente protegida e os motivos que levaram seus captores a temer tanto a descoberta de sua existência. 

O filme


Embora esteja apenas no episódio final do romance O Visconde de Bragelonne, livro escrito por Alexandre Dumas que narra a terceira e última etapa da saga dos Três Mosqueteiros, a história de O Prisioneiro da Máscara de Ferro tornou-se a mais conhecida e mais adaptada de todas as contidas na edição. A trama gira em torno dos irmãos gêmeos Louis e Filipe que embora iguais em aparência, possuem personalidades e posições sociais opostas. Louis é o tirano e pomposo rei da França, enquanto seu irmão Filipe é um homem simples e bondoso. Os dois são criados separadamente e a existência de Filipe é praticamente desconhecida. Ao descobrir que seu irmão ainda vive, Louis sente sua soberania ameaçada e decide mandar prende-lo, com ordens específicas para que seu rosto nunca fosse visto por ninguém, escondido sob uma máscara de ferro que jamais deveria ser retirada. Para isso irá contar com a ajuda do cruel e ambicioso Fouquet.  filme de 1977 traz o ator Richard Chamberlain no papel dos irmãos rivais e Louis Jourdan como d'Artagnan. Embora possua algumas mudanças em relação ao livro, o longa é, possivelmente, a melhor adaptação da história.

O filme foi recentemente lançado pela distribuidora Classicline e pode ser adquirido nas melhores lojas do ramo, como a Livraria Cultura. Para comprar o livro, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário