sábado, 23 de abril de 2016

50 filmes inspirados ou baseados nas obras de Shakespeare



Considerado por muitos o maior nome da história da literatura, o autor escreveu uma série de obras inigualáveis e, como não poderia deixar de ser, suas criações inspiraram diversas adaptações cinematográficas. Confira abaixo uma lista (em ordem aleatória) de 50 filmes baseados em suas peças ou com tramas inspiradas por suas histórias:

1- Romeu e Julieta (Romeo and Juliet, 1968)



Em Verona Romeu (Leonard Whiting), um jovem, fica apaixonado e é correspondido por Julieta (Olivia Hussey), uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto este amor profundo terá trágicas conseqüências. (Filme) (Livro)

2- A Megera Domada (The Taming of the Shrew, 1967)


Elizabeth Taylor e Richard Burton brilham e encantam como Katharina e Petruchio, na visão cômica de William Shakespeare sobre o chauvinismo masculino e a liberação feminina no século 16. Petruchio, um empobrecido cavalheiro de Verona, viaja a Pádua em busca de uma rica esposa. Lá ele encontra a ardente Katharina, uma mulher voluntariosa e briguenta que faz Petruchio enfrentar uma divertida batalha para conseguir dissuadi-la a evitar o matrimônio. Sua lua de mel se torna uma hilariante disputa de inteligência e insultos, com Kate determinada a manter sua independência, enquanto Petruchio faz de tudo para domá-la. (Filme) (Livro)

3- Hamlet (1948)


Príncipe dinamarquês (Laurence Olivier) procura vingar a morte do pai, pois o fantasma do rei narra que foi assassinado pelo irmão (Basil Sydney), que assumiu o trono e casou-se com a mãe de Hamlet (Eileen Herlie). (Filme) (Livro)

4- Otelo, o Mouro de Veneza ( Othello, 1952)


Desdemona, filha de um aristocrata veneziano, é comprometida com Iago e foge com um heróico militar mouro Othello.Ressentido, Iago planeja separar o casal. (Filme) (Livro)

5- Julio Cesar (Julius Caesar, 1953)



Em Roma, (exatamente nos idos de março de 44 A.C., como tinha sido previsto) César (Louis Calhern) é assassinado, pois os senadores alegam que sua ambição o transformaria em um tirano. Mas Marco Antonio (Marlon Brando) consegue, em um inflamado discurso, reverter a situação e os conspiradores são obrigados a fugir. A partir de então dois exércitos são formados, um comandado por Marco Antonio e Otávio (Douglass Watson) e o outro por Cássio (John Gielgud) e Brutus (James Mason), sendo que este segundo exército é numericamente inferior, mas os conspiradores preferem cometer suicídio a serem capturados. (Livro)

6- Macbeth - Reinado de sangue (Macbeth, 1948)


Baseado na obra de Willian Shakspeare,conta a história de um homem ambicioso que conspira para se tornar rei na Escócia medieval. (Filme) (Livro)

7- Sonho de uma Noite de Verão (A Midsummer Night's Dream, 1935)


O amor é cego, volúvel e verdadeiro. E sob a influência de caprichosas fadas, ele se torna mais cego do que nunca (uma rainha se apaixona por um burro), mais volúvel (grandes amigos simplesmente desmaiam sobre o colo de suas amigas) e mais verdadeiro do que nunca (amantes refazem seus votos de devoção eterna). "Deus, que tolos são esses mortais!" concluí-se nesta enfeitiçante comédia baseada na obra de William Shakespeare. James Cagney, uma Olívia de Havilland estreando no cinema, Dick Powell, Joe. E. Brown, Mickey Rooney e outros nomes interpretam os tolos mortais - e imortais! - nesta obra-prima vencedora de dois Oscar®. Uma lenda do cinema, Max Reinhardt, e muitos colaboradores fizeram desta produção um filme requintado, ainda com Erich Wolfgang Korngold adaptando a gloriosa trilha assinada por Felix Mendelssohn. (Filme) (Livro)

8- Rei Lear (King Lear, 1971)


Baseado na obra de William Shakespeare, conta a história de traição, vingança e paixão. O velho Rei faz doação em vida de todos seus domínios às 3 filhas e é imediatamente relegado ao abandono, restando-lhe apenas o amor de sua filha Cordélia. (Livro)

9- O Mercador de Veneza ( The Merchant of Venice, 2004)


Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada. (Filme) (Livro)

10- Ricardo III (Richard III, 1955)


No século XV, após o término da luta entre as casas de York e Lancaster pelo poder na Inglaterra, a chamada "Guerra das Rosas", pois a primeira tinha como símbolo uma rosa branca e a outra uma rosa vermelha. Eduardo IV (Cedric Hardwicke), da casa de York, é coroado rei da Inglaterra. Durante a cerimônia Ricardo (Laurence Olivier), o Duque de Gloucester e irmão do novo rei, arde de inveja, pois não está satisfeito em ser apenas um dos vitoriosos. Ricardo também é bem complexado por ter algumas deformações físicas, assim articula toda a espécie de intriga e até mesmo assassinatos para obter a coroa inglesa. Paralelamente trama maquiavelicamente conquistar o coração de Lady Anne (Claire Bloom), que pertence à casa de Lancaster, apesar de Ricardo ter matado o marido de Lady Anne e o pai dele. (Filme)

11- Henrique V (Henry V, 1944)


Henrique V (Laurence Olivier) foi o rei da Inglaterra de 1413 até 1422, e se envolveu em um episódio heróico e patriótico. Ele partiu em uma pequena expedição até a França para reivindicar a coroa daquela nação. Só que quando ele chegou a Agingcourt, foi recebido pelo vasto exército francês, não estava nem um pouco disposto a deixá-lo passar. (Livro)

12- Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961)


No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa. (Filme)

13- Hamlet (1990)


Hamlet (Mel Gibson), Príncipe da Dinamarca, retorna ao seu país-natal quando seu pai, o rei, morre. Ao chegar, já encontra sua mãe (Glenn Close) casada com seu tio (Alan Bates), que se tornara rei. Mas logo o fantasma do pai de Hamlet surge e conta ao filho que seu tio e sua mãe o tinham assassinado. Hamlet passa então a ser atormentado pela decisão de vingar a morte do pai ou ter uma atitude passiva em relação ao fato. (Filme)

14- Sonho de uma Noite de Verão (A Midsummer Night's Dream, 1999)


No início do século XX em Monte Atena, na Itália, o duque Theseus está prestes a se casar com Hipólita e, paralelamente, precisa resolver um problema, pois Egeus quer invocar uma lei para obrigar Hermia, filha de Theseus, a se casar com Demetrius. Caso não concorde, ela se tornará uma freira, mas ela ama realmente Lysander e está disposta a passar toda a sua vida em um convento a entregar sua virgindade para um homem que não ama. Ironicamente, Helena se desespera, pois ama Demetrius mas dificilmente poderá desposá-lo. Enquanto os mortais tentam resolver estas diferenças, Oberon, o rei dos duendes que habitam a floresta, ordena que Puck, um duende que lhe serve, coloque filtros mágicos nos olhos dos mortais, para resolver o problema. Mas Puck comete um erro que aumenta ainda mais a confusão. Paralelamente, Oberon se desentende com Titania, a rainha das fadas e a faz se apaixonar por Nick Bottom, um ator com cara de burro.

15- Trono Manchado de Sangue (Kumonosu-jō, 1957)


Japão, século XVI. As guerras civis sacodem o país. Dois valentes samurais, os generais Washizu Taketori (Toshirō Mifune) e Miki (Minoru Chiaki), regressam aos seus domínios depois de uma batalha vitoriosa. No caminho, uma misteriosa senhora profetizao futuro de Washizu: o guerreiro se converterá no Senhor do Castelo do Norte. A partir deste fato Washizu, auxiliado por sua esposa Asaji Isuzu Yamada, se vê imerso numa trágica e sangrenta luta pelo poder. Adaptação de Macbeth para o Período Sengoku japonês.

16- Muito Barulho Por Nada (Much Ado About Nothing, 1993)



Após uma batalha, um príncipe siciliano e sua comitiva chegam a uma vila italiana, onde são bem recebidos. O amor pode vir até a florescer no local, mas existem pessoas interessadas em semear a discórdia. (Livro)

17- Otelo (Othello, 1965)


A tragédia envolvendo fúria, ciúme e assassinato em torno do negro Othello, sua amada loira Desdêmona e o amigo Iago.

18- Fatalidade (A Double Life, 1947)


Anthony John é um grande ator de teatro, obsessivo pelos personagens que interpreta a ponto de chegar a não conseguir mais distinguir o que é ficção e o que é realidade. Ele é separado da também atriz Brita, que apesar de amá-lo não suportou as mudanças de personalidade e os súbitos desaparecimentos do companheiro. Quando o casal começa uma nova peça, Otelo de Shakespeare, Anthony logo começa a sentir ciúmes da ex-mulher, misturando seus sentimentos com os do protagonista que interpreta. A cena em que o mouro enlouquecido mata sua esposa Desdêmona (o papel de Brita) é a que causa maior sofrimento a Anthony, provocando-lhe delírios que quase o fazem perder o autocontrole e cometer o assassinato real. Mas ele ama Brita e consegue evitar o crime. Só que as coisas irão piorar quando conhece uma garçonete que se interessa por ele. A garota não sabe que Anthony representa um grande perigo para ela.

19- Noite de Reis (Twelfth Night, 1997)


Um casal de irmãos gêmeos, Sebastian e Viola, perde-se em naufrágio aparentemente fatal. A irmã sobrevivente fingindo ser um homem, Cesário, vai trabalhar para um nobre, o Duque de Orsino, por quem acaba se apaixonando secretamente. O duque está interessado pela bela Olivia, que, por sua vez, se apaixona por Viola, acreditando se tratar de um homem. Até que Sebastian reaparece, idêntico a "Cesário", confundindo a cabeça de todos. (Livro)

20- Ricardo III (Richard III, 1995)


A história shakespeareana do traiçoeiro usurpador do trono ganha novos contornos numa visão moderna, na qual o personagem principal retratado como um ditador fascista.

21- Henrique V (Henry V, 1989)


Após pacificar a Inglaterra e consolidar sua autoridade, o jovem Rei Henrique V (Kenneth Branagh) decide invadir a França do Rei Charles VI (Paul Scofield), julgando-se o verdadeiro herdeiro do trono. Combatendo junto aos soldados ele enfrentará o numeroso exército francês na famosa batalha de Agincourt. Adaptação da peça de William Shakespeare.

22- Otelo (Othello, 1995)


Recém-casado com Desdêmona, Othello passa a questionar a fidelidade da esposa devido às intrigas do maquiavélico Iago.

23- Otelo (Othello, 1986)


O grande tenor Plácido Domingo brilha no papel de Otello, o general mouro que, ao retornar vitorioso à Veneza, começa a suspeitar da infidelidade da esposa, Desdêmona, incitado pelo maligno e manipulador Iago. Otello deixa se consumir pelo ciúme e a tragédia se aproxima...

24- Romeu e Julieta (Romeo and Juliet, 1936)


Trágica história dos jovens Julieta (Norma Shearer) e Romeu (Leslie Howard), que vindos de famílias rivais acabam por se apaixonar. (Filme)

25- Macbeth - Ambição e Guerra (Macbeth, 2015)


Macbeth (Michael Fassbender) é um general do exército escocês que trai seu rei após ouvir um presságio de três bruxas que dizem que ele será o novo monarca. Ele é altamente influenciado pela esposa Lady Macbeth (Marion Cotillard), uma figura manipuladora que sofre por não poder lhe dar filhos.

26- Romeu + Julieta ( Romeo + Juliet, 1997)


Nesta versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu (Leonardo DiCaprio), um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta (Claire Danes), uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas conseqüenciais, em virtude desta insana rivalidade familiar. (Filme)



27- Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love, 1998)


O jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois. O que eles não contavam era com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex (Colin Firth). (Filme)

28- As Sete Máscaras da Morte (Theatre of Blood, 1973)


Edward Kendall Sheridan Lionheart se considera o maior intérprete teatral de Shakespeare da atualidade. Dado como morto, ele começa a assassinar um grupo de críticos que o arruinara ao humilhá-lo quando da entrega do conceituado prêmio do "Círculo de Críticos", pois preferiram como "melhor ator do ano" um iniciante. Ajudado por um bando de mendigos bêbados e usando as ruinas de um teatro londrino como esconderijo, ele desenvolve seus planos enquanto o Inspetor Boot e seus policiais tentam de todas as maneiras pararem seus crimes. Os assassinatos trazem referências às peças de Shakespeare.

29- Hamlet (1996)


Após terminar seus estudos Hamlet (Kenneth Branagh), Príncipe da Dinamarca, retorna para o Palácio de Elsinore e encontra seu tio Claudius (Derek Jacobi) casado com Gertrude (Julie Christie), sua mãe. Bernardo (Ian McElhinney), Horatio (Nicholas Farrell) e Marcellus (Jack Lemmon), três amigos de Hamlet, falam a ele sobre um fantasma que parece ser seu falecido pai, que morreu há poucos meses. Hamlet acaba vendo aparição e a segue através do bosque. Ao encontrá-la, ela diz que precisa ser vingado, pois, apesar de se ter tido que o falecido monarca morreu devido uma picada de cobra, a aparição afirma que a serpente que picou seu pai usa agora sua coroa e que, de uma única vez, tudo lhe foi tirado: a vida, a coroa e a rainha. Hamlet jura vingança e quando o rei e a rainha mandam vir amigos de Hamlet, para ver o que está com ele, o jovem príncipe assume um ar de louco e faz alguns atores representarem "A Morte de Gonzaga" que, com algumas modificações, fica bastante similar ao assassinato de seu pai. A reação de Claudius comprova que ele matou realmente o ex-soberano e a vingança agora uma questão de tempo. Mas várias tragédias estão reservadas para Elsinore.

30- Como Gostais ( As You Like It. 1936)


A jovem Rosalind (Elisabeth Bergner), filha de um duque exilado (Henry Ainley), se apaixona por Orlando (Laurence Olivier), filho de um dos cortesãos de seu reino. Apesar deste a ignorar, a moça está determinada a lutar por seu amor e é capaz de qualquer coisa para chegar ao seu objetivo, como disfarçar-se de homem. (Filme)

31- Ran (1985)


No Japão do século XVI, o senhor feudal Hidetora, patriarca do clã Ichimonji, aos 70 anos, decide dividir o reino entre os três filhos: Taro, Jiro e Saburo. Tarô, o mais velho, seguindo a tradição do patriarcado japonês, torna-se o líder do clã e recebe o Primeiro Castelo, centro do poder. Jiro e Saburo recebem, respectivamente, o Segundo e o Terceiro Castelo. Hidetora retém para si o título de “Grande Senhor” para permanecer com os privilégios, sem se responsabilizar com os deveres do cargo. Nos planos de Hidetora, Jiro e Saburo dariam apoio a Taro e os três, unidos, manteriam as conquistas da família, utilizando como exemplo, a parábola da flecha, de Motonari Mori, senhor feudal japonês que viveu entre 1497 – 1571. Roteiro baseado em Rei Lear. (Filme)

32- A Mulher Domada (The Taming of the Shrew, 1929)


Adaptação do cinema mudo da história de A Megera Domada, com Mary Pickford e Douglas Fairbanks.

33- Da-me um Beijo ( Kiss Me Kate, 1953)


Fred (Howard Keel) e Lilly (Kathryn Grayson), um casal de atores divorciado, se reúnem novamente quando Cole Porter (Ron Randell) escreve uma versão musical de "A Megera Domada". Assim como os personagens fa peça, o casal parece agir em acordo, porém, na noite de estréia, uma briga ameaça a produção, assim como dois bandidos que acreditam que Fred deve dinheiro ao patrão deles, fazendo com que os capangas fiquem perto do ator a noite toda. (Filme)

34- A Tempestade (The Tempest, 2010)


Adaptação da obra de Shakespeare. Próspera (Helen Mirren) é traída pelo próprio irmão e perde o poder. Exilada em uma ilha junto com a filha (Felicity Jones), ela inaugura uma sociedade moldada à sua maneira. Novamente soberana, Próspera consegue se vingar e agora tem outro inimigo a enfrentar: Caliban (Djimon Hounsou), seu antigo escravo. (Livro)

35- Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1957)


Uma expedição liderada pelo Comandante John J. Adams (Leslie Nielsen) viaja rumo a um planeta distante para descobrir o que aconteceu com os cientistas que foram para lá iniciar uma colônia. Apenas um é encontrado: o arrogante Dr. Morbius (Walter Pidgeon), que vive em companhia da filha, Altaira (Anne Francis), e de um prestativo robô. Vagamente baseado em A Tempestade. (Filme)

36- Titus (1999)


Titus Andronicus (Anthony Hopkins) um bem-sucedido general romano que está de volta sua terra natal, após várias vitórias sobre os inimigos do Império Romano. Junto consigo traz Tamora (Jessica Lange), a rainha dos godos, povo inimigo aos romanos, que se torna prisioneira, juntamente com seus três filhos. Buscando vingança da morte de 21 de seus 25 filhos na guerra, Titus decide por matar em nome de sua honra o primogênito de Tamora. As consequências de tal ato se desencadearão mais tarde, quando Tamora se tornar a nova rainha do Império Romano. (Livro)

37- Coriolanus (2011)


A população de Roma está faminta. Coriolanus (Ralph Fiennes), considerado o herói da cidade, é um grande soldado que despreza o povo. Manipulado por políticos e até mesmo por sua própria mãe, Volumnia (Vanessa Redgrave), ele acaba sendo banido da cidade e oferece seus serviços ao maior inimigo, Tullus Aufidius (Gerard Butler). Juntos, eles marcham rumo a Roma no intuito de destruir a cidade. (Filme) (Livro)

38- Como Você Quiser (As You Like It, 2006)


Rosalind, filha do Duque Senior (Duque banido), cresce na Corte do Duque Frederick (irmão mais jovem do Duque Senior e que tomou o ducado) ao lado da prima Celia (filha do Duque Frederick). Rosalind apaixona-se por um jovem chamado Orlando, mas antes que ela pense em se aproximar do rapaz, o Duque Frederick a expulsa e faz uma ameaça de morte caso ela tente se aproximar da Corte novamente. Rosalind decide fugir para a floresta de Arden e conta com a ajuda da prima Celia e do Bobo da Corte Touchstone. Mas a jovem tem um plano: ela irá se disfarça de homem, pois só assim terá como se encontrar com Orlando sem levantar suspeitas e ter certeza do amor dele por ela. (Livro)

39- Garotos de Programa (My Own Private Idaho, 1991)


Mike (River Phoenix) e Scott (Keanu Reeves) são dois jovens garotos de programa que moram nas ruas de Portland, Oregon. Os dois fazem parte de um grupo de libidinosos excluídos sociais, que se juntam num prédio condenado para fazer tumulto e se venderem a quem esteja disposto a pagar por eles. Apesar de ambos serem insatisfeitos e perturbados, os dois garotos têm a personalidade bem diferente: Scott é rebelde e se prostitui para humilhar sua família, já Mike é um sonhador, um rapaz gentil que está apaixonado pelo seu melhor amigo, e quer encontrar a mãe. Juntos os dois se metem em diversas encrencas em viagens que vão do Idaho até a Itália para encontrar a mãe de Mike.

40- Macbeth (1971)


Após profecia de bruxas - que dizem que ele seria rei -, Macbeth mata o soberano e assume o trono. Só que, em seu reinado de sangue, ele jamais alcança a paz: sua esposa, tomada pela culpa, começa a enlouquecer; ao mesmo tempo, os inimigos conspiram para retomar o poder.

41- A Tempestade (The Tempest, 1979)


Após ser exilado em uma ilha, Próspero, o antigo duque de Milão, planeja sua vingança contra aqueles que o traíram. Acompanhado pela filha Miranda, pelo espírito Ariel e pelo traiçoeiro Caliban, ele se vale da magia a fim de atrair o irmão usurpador, o rei de Nápoles e sua comitiva, impondo a eles uma série de provações. Dirigido por Derek Jarman, ícone contracultural inglês, e marcado por escolhas inusitadas de elenco e ambientação, A Tempestade é uma adaptação provocativa da última grande peça romanesca de Shakespeare.

42- Falstaff - O Toque da Meia Noite (Chimes at Midnight, 1965)


O cavaleiro bêbado e obeso Sir John Falstaff (Orson Welles) é um grande amigo do Príncipe Hal (Keith Baxter), herdeiro do trono da Inglaterra. Juntos os dois se divertem, correm riscos, bebem, aprontam e desenvolvem uma intensa relação. Quando Hal assume o trono e se torna Henrique V, Falstaff vislumbra mudanças. E elas acontecem. (Filme)

43- Hamlet (2000)


Estamos em plena Nova York do ano 2000, quando uma nova geração de jovens cineastas está despontando para a fama. Hamlet (Ethan Hawke) um deles, possuído por uma alienação e ânsia pouco comuns para os jovens espectadores de seus filmes. A Dinamarca não um reino, mas sim uma corporação gigantesca e o fantasma de seu pai desta vez aparece para Hamlet no terraço do hotel em que ele está hospedado. O clássico "ser ou não ser, eis a questão" desta vez declamado sob as luzes fluorescentes de uma grande locadora de vídeo. Entretanto, assim como na versão original, a saga de Hamlet mantém seu verdadeiro significado: o idealismo de um jovem destruído pela corrupção existente no mundo.

44- Amores Perdidos ( Love's Labour's Lost, 2000)


Em 1939, o Rei de Navarre (Alessandro Nivola) e seus três melhores amigos decidem fazer um juramento: eles irão se afastar das mulheres durante três anos, para poder estudar filosofia. Um dos termos do acordo especifica claramente que é proibido até mesmo o encontro social de mulheres com eles, para que não caiam em tentação. Mas a chegada da Princesa da França (Alicia Silverstone) e suas três belas servas, vindas em visita diplomática, põe o acordo dos amigos em risco. Para conciliar o trato e suas novas paixões, eles decidem agir separadamente e em segredo um dos outros, até que uma notícia estarrecedora muda completamente a situação: o pai da Princesa morre e ela e suas servas são obrigadas a retornar à França. Lá, o país logo é invadido pelo exército nazista e os 4 amigos precisam defender seu país da nova ameaça, não sem antes prometer que irão se manter fiéis às suas amadas até o final da guerra.

45- Ricardo III - Um Ensaio (Looking for Richard, 1996)



Paralelamente é narrada a clássica história de William Shakespeare, se sobrepondo aos ensaios e as conversas entre os atores sobre qual é a melhor forma de encená-la, além de entrevistar pessoas nas ruas, perguntando o que sabem sobre Shakespeare.

46- Sonho de uma Noite de Verão (A Midsummer Night's Dream, 1968)


A Royal Shakespeare Company apresenta mais uma comédia de Shakespeare sobre adultos sob um encanto de fadas que pode uni-los ou separá-los quando quiserem.

47- Dez Coisas que Eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You, 1999)



A situação está tensa na casa dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve contratar o misterioso Patrick Verona (Heath Ledger) para seduzir a futura cunhada.

48- Romeu e Julieta (Romeo and Juliet, 1966)


Não é um exagero chamar Rudolf Nureyev e Margot Fonteyn de os mais sublimes de todos os parceiros da ópera de Sergei Prokofiev, o compositor de balé mais talentoso do século XX. Esta versão cinematográfica de 1966, do Royal Ballet de Romeu e Julieta com Nureyev e Fonteyn como os amantes, é indiscutivelmente a mais importante para os apreciadores das artes cênicas. O Diretor Paul Czinner com maestri, alterou passos de bále clássicos dos artistas com saltos de longa distância, que acentuaram a coreografia do exigente Kenneth MacMillan, integrados fortemente aos personagens e a históruia. O figurino de Nicholas Georgiadis é suntuoso, sem ser exagerado, os dançarinos coadjuvntes, são tão requintados como os líderes, e o maestro John Lanchbery, conduz a Orquestra de Royal Opera House, com perfeição misturando a jovialidade e a tragédia, com a pontuação clássica de exigida por Prokofiev.

49- Julio Cesar (Julius Caesar, 1970)


 A ascensão e a queda do primeiro imperador romano, que é vítima de uma traição por parte de alguns senadores romanos, que o assassinam nos idos de março, como um adivinho tinha vaticinado. Este fato gera diversos acontecimentos na Roma Antiga.

50- Á Sombra das Pirâmides (Antony and Cleopatra, 1972)



Esta superprodução épica mostra a visão shakespeariana do conturbado romance de Marco Antônio e Cleópatra, que abalou os alicerces do poderoso Império Romano. Quatro anos após a morte do Imperador Cesar, a República Romana governada por um triunvirato composto por Marco Antônio, Lívidus e Otávio Cesar, que por si só demonstrava a luta pelo poder. Durante a campanha militar no norte da África, Marco Antônio se apaixona por Cleópatra, rainha do Egito. Um Egito também dividido pela disputa do poder. O romance o afasta de suas obrigações públicas, provocando intrigas em Roma e alterando as alianças governamentais. As consequências são trágicas: guerras, invasões de países e batalhas navais sangrentas que mudaram o curso da história. O filme tem a atuação de Charlton Heston, que interpreta o papel principal, com a segurança de quem foi o astro de "Ben Hur", "Os Dez Mandamentos" e outras superproduções.

8 comentários: