terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Fred Astaire e Ginger Rogers - Todos os filmes da dupla


Uma das duplas mais queridas do cinema, Fred Astaire e Ginger Rogers fizeram ao todo 10 longas juntos. Unindo os gêneros romance e musical, seus filmes encantam pela inocência e pelo deslumbre das coreografias, além da enorme química do casal. Veja abaixo todos os filmes feitos por eles:


Voando para o Rio (Flying Down to Rio, 1933)


Este primeiro filme da dupla, onde ambos eram coadjuvantes. As estrelas foram Dolores Del Rio e Gene Raymond. 


Sinopse: Roger (Gene Raymond) um músico bonito e charmoso americano, é cativado pela beleza de Belinha de Rezende (Dolores del Rio), uma bela aristocrata brasileira. Mas Belinha voltou ao Brasil para se casar com um homem, só para salvar seu pai. Roger, com sua banda, liderada por Fred (Fred Astaire) e Mel (Honey na versão em inglês) (Ginger Rogers), deve viajar até o Brasil para impedir o casamento.



A Alegre Divorciada (The Gay Divorcee, 1934)


Após críticas positivas, os dois voltaram a trabalhar juntos, desta vez como protagonistas.

Sinopse: O filme conta a história de Guy Holden, um célebre bailarino estadunidense, que está viajando pela Europa com seu amigo, o advogado Egbert. No meio do caminho para a Inglaterra, conhece Mimi Glossop, que viaja com sua tia. Em Londres, os dois se encontram casualmente e Guy se apaixona por Mimi, mas sem saber que se trata de uma mulher casada em processo de divórcio. Mimi e sua tia voltam a se encontrar num hotel e começam os equívocos.



Roberta (Roberta, 1935)


Novamente no elenco de apoio, os dois atuam ao lado das estrelas Irene Dunne e Randolph Scott. 

Sinopse: John visita sua tia em Paris, junto de sua banda. Ela é dona de uma loja de moda gerenciada por sua assistente, Stephanie. Lá, eles encontram a cantora Scharwenka, com quem conseguem um trabalho. Enquanto isso, Madame Roberta vem a falecer e deixa os negócios para John, que entra em sociedade com Stephanie.



O Picolino (Top Hat, 1935)


Ainda em 1935, protagonizaram um de seus maiores sucessos, o filme O Picolino. Em uma das cenas mais famosas do longa, Fred Astaire sofreu durante as gravações, pois o vestido de sua parceira batia frequentemente em seu rosto, fato que foi satirizado no filme Desfile de Páscoa, onde Astaire atua ao lado de Judy Garland.

Sinopse: Em Londres, Jerry Travers (Fred Astaire), um dançarino americano, está ensaiando um número de sapateado em seu quarto de hotel, pois foi contratado por Horace Hardwick (Edward Everett Horton), um empresário, para fazer um show. Entretanto, ele acaba incomodando a bela Dale Tremont (Ginger Rogers), a vizinha do quarto embaixo, que aparece para reclamar. Logo Jerry fica apaixonado e, gradativamente, ela também começa a flertar com Jerry. É quando ela pensa que ele é Horace, o marido de Madge Hardwick (Helen Broderick), sua melhor amiga, pois Jerry estava no quarto de Horace. Além disto, Dale tem um envolvimento comercial com Alberto Beddini (Erik Rhodes, um costureiro, que a leva para Veneza para Dale mostrar seus vestidos. Jerry precisa fazer o possível para desfazer a confusão e conquistá-la.



Nas Águas da Esquadra (Follow the Fleet, 1936)


Com seu sucesso já consolidado, a dupla se juntou novamente e conseguiu agradar o público mais uma vez., com um enredo que trazia menos comédia e mais romance.

Sinopse: O marujo Bake Baker desembarca de licença em São Francisco e reata com Sherry, ex-namorada e parceira de dança. Por outro lado, seu colega Bilge e Connie, irmã de Sherry, começam a sair juntos. Ela fala em casamento, mas Bilge não se sente preparado ainda. Eles voltam para o mar, enquanto Connie tenta levantar dinheiro para consertar um navio de um velho capitão. Quando retornam, Bake monta um grande show beneficente.




Ritmo Louco (Swing Time , 1936)


De sua parceria com Fred Astaire, este era o filme favorito de Ginger Roger, embora a atriz tenha passado maus bocados durante as gravações. Para filmar a coreografia de 'Never Gonna Dance', foram necessárias 47 tomadas, fazendo com que seus pés chegassem a sangrar.

Sinopse: Lucky Garnett (Fred Astaire) é um dançarino e jogador. Ele está noivo e precisa conseguir dinheiro para o casamento. Mais precisamente $ 25.000 dólares, apostado com o juiz, que lhe informa que eles só poderão se casar com o dinheiro em mãos. Para isto viaja para Nova York, onde acaba se envolvendo com a professora de dança Penny, que sonha em melhorar de vida com sua arte.



Vamos Dançar? (Shall We Dance, 1937)


Este era para ter sido o último filme da dupla, porém com o fracasso de Cativa e Cativante (1937), estrelado por Fred Astaire e Joan Fontaine, a RKO decidiu produzir mais dois longas repetindo novamente a parceria, ainda na década de 30.

Sinopse: Linda Keene (Ginger Rogers) é a sensação musical do momento e Pete Petrov (Fred Astaire) é um exímio dançarino, cujo sonho é realizar uma apresentação artística ao lado dela. Eles atravessam o Atlântico juntos em um navio e, apesar de mal se conhecerem, quando o transatlântico chega a Nova York, um pequeno boato se transformou em uma grande fofoca: que os dois artistas são secretamente casados. Os dois, então, se unem para acabar com esse rumor.Entretanto, uma paixão inesperada pode fazer com que eles mudem seus planos...



Dance Comigo (Carefree, 1938)


O longa é uma tentativa de modificar um pouco a fórmula dos enredos anteriores, que já estavam ficando repetitivos. A história é mais voltada para a comédia e aborda como tema a psicanálise. Embora seja um bom filme e renda algumas risadas, a dupla já não rendia mais como antes e a RKO já não os considerava mais garantia de sucesso.

Sinopse: O psicanalista Tony Flagg aceita analisar a jovem Amanda Cooper, para ver se descobre porque ela rompeu o noivado com Stephen Arden três vezes. Amanda acaba por se apaixonar por ele, forçando-o a hipnotizá-la para incutir em seu subconsciente a ideia de que ela o odeia e ama Stephen. Porém, quando descobre que também foi fisgado por ela, Tony terá de desfazer tudo.



A História de Irene Castle e Vernon (The Story of Vernon and Irene Castle, 1939)


Único filme biográfico da dupla, também se destaca por ter um final infeliz, diferente dos demais. A própria Irene Castle trabalhou como consultora do longa e se aborreceu bastante com os produtores e com a atriz Ginger Rogers, por conta das discrepâncias com fatos reais. Ginger quis manter seus cabelos loiros, enquanto a verdadeira Irene era morena. Os figurinos também foram um problema, já que foram bastante alterados, porém mais uma vez Ginger acabou ganhando a disputa e usando as roupas que queria. Mas o principal descontentamento de Irene foi a escalação do ator Walter Brennan para interpretar o fiel escudeiro do casal, Walter Ash, que era negro. 

Foto verdadeira do casal

Sinopse: Vernon Castle, ator cômico de segunda categoria, conhece Irene Castle em uma praia de Nova Jersey. Os dois se apaixonam e logo depois se casam. Após muito insistir, Irene convence Vernon a desistir da comédia para começarem uma nova carreira como bailarinos. A agente Maggie Sutton descobre o talento do casal; Vernon e Irene atingem o sucesso. Mas quando estão no auge da fama, inicia-se a Primeira Guerra Mundial... Com uma coreografia incrível e super elaborada de Hermes Pan e trilha musical de Victor Baravalle.

Gravações do filme em cores: 



Ciúme, Sinal de Amor (The Barkleys of Broadway, 1949)


O filme foi feito 10 anos depois da última parceria da dupla e é a único gravado em cores. Inicialmente, o longa seria estrelado por Fred Astaire e Judy Garland, porém a atriz não estava em condições físicas para atuar e acabou sendo substituída por Ginger Rogers. Também é o único onde os dois já começam a história casados. 

Sinopse: O Casal Josh (Fred Astaire) e Dinah Barkley (Ginger Rogers) formam uma dupla de sucesso nas comédias da broadway. Entretanto, frequentemente discutem nos bastidores e em casa e o perfeccionista Josh Questiona o desempenho da esposa. O Pianista Ezra Millar (Oscar Levant), seu amigo mais íntimo, costuma acalmá-los. Porém, tudo muda quando Dinah é apresentada ao escritor e diretor Jacques Pierre Barreudout (Jacques Francois) que acredita que ela seja uma grande atriz dramática, e assim lhe oferece o papel principal em sua próxima peça. Após uma discussão com josh, ela se separa dele e decide seguir carreira de atriz. O Teimoso Josh sente falta da esposa e , secretamente tenta ajudá-la em sua carreira, porém , nenhum deles quer ceder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário