terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Um pouco sobre a Primeira Guerra Mundial

Foto via

Após a unificação da Alemanha, em 1871, o país tornou-se um forte concorrente industrial para as grandes potencias europeias, em especial para a Inglaterra. Há anos toda a Europa se encontrava em uma grande disputa de poder e riquezas, e o sistema econômico vigente era o imperialismo, onde um país costumava ter domínio sobre outro, economicamente mais frágil. Para isso, era primordial o investimento de capital no exterior, onde novas regiões seriam dominadas por países ricos, baseando-se na premissa de que a raça branca era superior e civilizada e deveria dominar as demais. No entanto, em determinado momento, não havia mais lugares sem dono e as superpotências brigavam entre si para conseguir expandir seus domínios. Destas disputas, surgiram duas alianças: Tríplice Entente (Foramada por Inglaterra, França e Rússia) e Tríplice Aliança (Império Austro-Húngaro, Alemanha e Itália).

Alguns fatos agravaram a tensão na Europa, como as Guerras Balcânicas, o declínio do Império Turco e a construção da estrada de ferro Berlim- Bagdá, além do Pan-Eslavismo Russo, que consistia na união dos povos eslavos sob o domínio da Rússia. Porém foi com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, o herdeiro do trono austríaco, enquanto visitava Sarajevo, que se deu o estopim para a Guerra, pois a Áustria havia decidido invadir a Sérvia em retaliação, com o total apoio alemão.

A Primeira Guerra mundial durou de 1914 até 1918. Após os movimentos iniciais, vários países europeus entraram na Guerra, e os alemães começaram a construir trincheiras em solo francês. Nesta época, novas armas, como metralhadoras e os tanques, começaram a ser introduzidos, e as ofensivas tiveram início. Em 1916, duas grandes batalhas envolveram alemães, ingleses e franceses: a Batalha de Somme e a Batalha de Verdun, resultando respectivamente em 1 milhão e 100 mortos e 600 mil mortos.


Os americanos vendiam 'fiado' alimentos, produtos industriais, máquinas e combustível para Inglaterra e França, porém após uma dívida de quase 2 bilhões de dólares, começaram a temer não serem pagos e cada vez mais cogitavam participar da Guerra. Em 1917, após terem um navio com suprimentos afundados pela Alemanha, os Estados Unidos oficializaram sua entrada na Guerra. 

Em 1918, vários países começaram a se retirar da Guerra, dentre eles a Rússia e, após ser transformada em república, a Alemanha deu por encerrado o conflito. Foi durante o Tratado de Versalhes que os 27 países 'vencedores' impuseram à Alemanha uma rigorosa pena:  A Alemanha perdeu suas colônias; Ficou proibida de ter forças armadas; Foi considerada culpada pela guerra; e teve que pagar uma indenização aos 'vencedores'. Assim, a Alemanha mergulhou na pior crise de sua história e tornou-se uma república democrática, conhecida como República de Weimar, período que durou até 1933, quando os nazistas tomaram o poder. Com isso também, os Estados Unidos tornaram-se o país mais rico do mundo.


Quer saber mais?

A Classicline traz para o Brasil um incrível documentário narrado pelo ator e diretor Kenneth Branagh e dirigido por George Marshall. A edição de colecionador tem dois discos, divididos em quatro episódios:

Disco 1:

Episódio 1: Catástrofe
Episódio 2: Matança nas Trincheiras 

Disco 2:

Episódio 3: Sangue nos Ares
Episódio 4: Assassinos nos Mares

Composto por arquivos de vídeo e fotos colorizados por computador, num trabalho que envolveu mais de 490 técinos e durou meses a o, este filme reuniu material inédito coletado em diversos países, como Rússia, Alemanha, Itália e EUA.Ele também contém entrevistas com sobreviventes do conflito,incluindo Arthur Barraclough (1898-2004), Harry Patch (1898-2009)(último sobrevivente das trincheiras da Grã-Bretanha), Arthur Halestrap(1898-2004), Hubert Williams (1895-2002) (o último piloto da Royal FlyingCorps), e Bill Stone (1900-2009) (o último veterano da Marinha Real).


Você encontra disponível nas melhores lojas do ramo, como Saraiva e Livraria da Folha. O preço sugerido é R$ 49,90.

Informações do texto baseadas no artigo do site Info Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário