segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Coleção Dose Dupla Barbara Stanwyck

A distribuidora Obras-Primas do Cinema lançou recentemente um dvd com dois filmes da atriz Barbara Stanwyck em uma única edição: Trunfos de Mulher e Casei-me com um Morto. Confira abaixo um pouco mais sobre os filmes:



Triunfos de Mulher (Night Nurse, 1931)



Sinopse: Lora Hart consegue uma vaga num hospital como estagiária com o objetivo de ser enfermeira. Após terminar seu curso, passa a trabalhar a noite e a dar plantões noturnos na casa de duas crianças muito doentes.Lora começa a perceber que há algo estranho, uma vez que as crianças aparentam estar sempre famintas. Ao tentar falar com a mãe alcólatra ela é impedida por Nick, o motorista violento e que aparenta ter mais poder que um simples serviçal. Suspeitando que algo muito sério está acontecendo, ela vai se aconselhar com o médico responsável pelo caso, mas esse se mostra surpreendentemente despreocupado com a situação. Desesperada para salvar a vida das crianças, Lora recorre a um contrabandista que certa vez a ajudou no hospital, pois sozinha ela sabe que não poderá lidar com Nick e o Doutor responsável pelo caso.

Uma excelente oportunidade de assistir Barbara Stanwyck em um pre-code, ou seja, em um filme lançado antes da censura que tomou conta de Hollywood alguns anos depois. Os longas desta época, caracterizam-se por elementos muito mais ousados do que os das décadas seguintes, com insinuações e acontecimentos que chocavam os mais conservadores. Além de Barbara, o filme conta também com Joan Blondell, outra grande estrela.

Joan Blondell e Barbara Stanwyck em cena

O papel do vilão Nick havia sido oferecido para James Cagney, mas após o sucesso de O Inimigo Público, também de 1931, o ator foi desconsiderado pois havia se tornado um astro e não precisaria atuar em um papel secundário. O personagem então foi dado para um iniciante, ainda desconhecido na ocasião, chamado Clark Gable



Casei-me com um Morto (No Man of Her Own, 1950)



Sinopse: Grávida, sem dinheiro e abandonada pelo namorado Stephen, Helen Ferguson resolve voltar para sua terra natal. O trem que ela pega, sofre um grande acidente, e ela vê a oportunidade de assumir a identidade de Patrice Harkness, morta juntamente com o marido Hugh. Helen é aceita pela família do morto, que ainda não conhecia a esposa. Poderia Helen agora controlar seu destino?


Apesar de parecer ligeiramente aproveitadora pela sinopse, ao assistir o filme, conseguimos compreender os sentimentos da personagem, que se vê empurrada pelos acontecimentos e acaba agindo como uma mãe disposta a tudo por seu filho. 


O filme Amor por Acidente (Mrs. Winterbourne, 1996), é vagamente inspirado na versão de 1950, assim como no livro Married a Dead Man, de Cornell Woolrich. Porém, enquanto a versão da década de 90 traz uma atmosfera muito mais leve, em tom de comédia romântica, a proposta do longa com Barbara Stanwyck é um pouco diferente, com um clima mais pesado, sendo considerado do gênero noir. 

Extras: Documentário “Sexo, Pecado e Censura, o Pré-Código em Hollywood


Sinopse: A censura em Hollywood começou após alguns escândalos sensacionalistas em 1922 e o código oficial foi posto em prática em 1930. No entanto, os estúdios ignoraram a maior parte das restrições durante os anos 30, mais para atrair o público na era da Depressão com sensacionalistas saídas escapistas. Só foi em 1934 que o aumento da Legião da Decência ajudou a produzir uma adesão estrita ao código de produção, também conhecido como Código Hays. O código impediu representações claras de nudez e temas tidos como sombrios, tal como a prostituição, e insistiu que a personagens maus jamais deveria permitir-se a vitória no final, além de que não se zombaria da lei e da ordem. Foi uma camisa de força contra a criatividade que durou 30 anos e gerou uma série de inteligentes soluções alternativas até que o sistema de classificação de filmes foi posto em prática em 1968.

Um documentário simplesmente espetacular, com 68 minutos de duração, que conta com depoimentos e curiosidades sobre uma das épocas mais fascinantes do cinema. Todo dividido em tópicos, aborda todos os temas polêmicos, mostrando cenas de filmes e fatos que deram origem ao código de censura.

A edição está disponível nas melhores lojas do ramo, como Saraiva, Livraria Cultura e 2001 Vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário