sábado, 28 de janeiro de 2017

15 atrizes que já interpretaram Jackie Kennedy Onassis


Com a estreia de Jackie (2016), a primeira-dama mais famosa dos EUA volta a ser notícia, mais de 20 anos após sua morte. Estrelado atriz Natalie Portman (foto acima), que foi indicada ao Oscar por seu desempenho, o longa mostra o drama vivido por Jacqueline Kennedy nos dias posteriores ao chocante assassinato de seu marido, o então presidente John Kennedy.


Nascida Jacqueline Lee Bouvier, conheceu o então senador John F. Kennedy em 1952, com quem se casou no ano seguinte. O casal teve ao todo quatro filhos, porém apenas Caroline e John Kennedy Jr chegaram à idade adulta. O casamento tinha diversos problemas, principalmente devido às infidelidades de Kennedy. Candidato à presidência em 1960, JFK chegou ao cargo mais alto do país em 1961, com sua esposa Jackie sendo muito ativa durante a campanha presidencial, inclusive falando em espanhol e encantando os imigrantes latinos, aumentando ainda mais a popularidade do jovem casal. Em 1963, John Kennedy foi assassinado na frente de milhares de pessoas durante uma aparição pública no Texas, com Jackie sentada ao lado do marido no momento em que ele foi alvejado. Mostrando incrível força e espírito de liderança, ela ganhou a admiração do povo americano por seu comportamento nos dias que se seguiram à tragédia, organizando com perfeição o funeral e as homenagens ao esposo. Em 1968, casou-se com o milionário grego Aristóteles Onassis, com quem viveu até a morte dele. O segundo matrimônio arranhou um pouco a imagem de Jackie perante os americanos, mas depois de um tempo voltou a ser querida como antes. Nos anos 70, viúva pela segunda vez, e com os filhos já crescidos, começou a trabalhar na editora Doubleday devido ao seu amor pela literatura. Durante sua vida Jackie manteve sua imagem discreta e elegante, sendo considerada um grande ícone da moda. Faleceu de câncer em 1994, aos 64 anos.

O filme de 2016, no entanto, não é a primeira vez em que Jackie é levada às telas. Confira abaixo algumas atrizes que já interpretaram a primeira-dama no cinema e na televisão:

1- Jaclyn Smith em Jacqueline Bouvier Kennedy (1981)



2- Sarah Michelle Gellar e Roma Downey em Uma Mulher Chamada Jackie (A Woman Named Jackie, 1991)


Sarah Michelle Gellar interpretou Jackie na adolescência


3- Jill Hennessy em Jackie, Ethel e Joan: As Mulheres de Camelot (Jackie, Ethel, Joan: The Women of Camelot, 2001)


4- Ginnifer Goodwin em Quem Matou Kennedy? (Killing Kennedy, 2013)


5- Katie Holmes em The Kennedys (2011)


A atriz voltará a interpretar a primeira-dama na minissérie The Kennedys After Camelot, que estreia em 2017.


6- Jeanne Tripplehorn em Grey Gardens (2009)


Veja no blog a resenha do documentário que inspirou o filme (aqui).

7- Francesca Annis em Onassis: The Richest Man in the World (1988)


8- Jacqueline Bisset em America's Prince: The John F. Kennedy Jr. Story (2003)


A atriz também já havia interpretado Jackie no filme O Magnata Grego (The Greek Tycoon, 1978), que é uma biografia não-oficial de Aristóteles Onassis, claramente inspirado na vida dos dois, porém sem utilizar seus nomes.


9- Joanne Whalley em Jackie Bouvier Kennedy Onassis (2000)


10- Stephanie Romanov em Treze Dias Que Abalaram o Mundo (Thirteen Days, 2000)


11- Kat Steffens em JFK, a História Não Contada (Parkland, 2013)


12- Caprice Benedetti em Timequest (2000)


13- Minka Kelly em O Mordomo da Casa Branca (The Butler, 2013)


14- Rhoda Griffis em As Barreiras do Amor (Love Field , 1992)


15- Blair Brown em Kennedy (1983)


Nenhum comentário:

Postar um comentário