segunda-feira, 2 de maio de 2016

A Flor do Pântano (Tammy and the Bachelor, 1957)


Uma comédia romântica leve e deliciosa que conta a história da jovem Tammy, de 17 anos, que vive com o avô e sua cabritinha de estimação Nan em um barco, perto de um pântano na Louisiana. Solitária, Tammy passa seus dias sonhando em conhecer o mundo, mas ao mesmo tempo sem muitas esperanças de que isso aconteça.


Certo dia, após um acidente de avião, o jovem Peter Brent é encontrado bastante ferido por Tammy e seu avô, que o levam para casa e cuidam do rapaz durante dias. Durante sua recuperação, acabam fazendo amizade e a moça se apaixona por Peter, ficando arrasada quando ele decide ir embora ao se sentir melhor. Passado algum tempo, o avô de Tammy acaba sendo preso por fabricar bebidas ilegais para conseguir dinheiro para os estudos da neta, e decide manda-la ao encontro de Peter para que ela possa ficar mais segura.


A família de Peter, antes bastante rica, está agora decadente, tendo apenas a propriedade em que vivem para manter as aparências, e tendo como forma de sustento uma festividade onde todos se vestem como seus antepassados para entreter os visitantes. Com a chegada de Tammy, com seu jeito ingênuo e espontâneo, mas extremamente vivaz e esperta, a família e todos ao redor acabam sendo influenciados de alguma forma para melhorar suas vidas e acreditar mais em si mesmos. E Peter, que antes a via como uma criança, começa a olhar para a jovem com outros olhos.


A canção Tammy tornou-se um grande hit na época, ganhando um disco de ouro e permanecendo por 23 semanas no top 40 entre as mais tocadas, além de ter sido indicada ao Oscar de Melhor Canção.


Apesar de sua personagem ter apenas 17 anos, a atriz Debbie Reynolds já tinha 25 anos e estava grávida de seu segundo filho, Todd Fisher.


O filme ganhou ainda três sequências, porém sem a presença do elenco original:

Com Amor no Coração (Tammy Tell Me True, 1951), com Sandra Dee e John Gavin


Artimanhas do Amor (Tammy and the Doctor, 1963), com Sandra Dee e Peter Fonda


Tammy e o Milionário (Tammy and the Millionaire, 1967), estrelado por Debbie Watson e Frank McGrath. O quarto filme, na verdade, foi uma reedição da série Tammy, de 1965.



Voltando ao filme de 1957, além de Debbie Reynolds no papel principal, o filme conta com Leslie Nielsen como protagonista masculino. Famoso por seus papéis de comédia nos filmes Corra Que a Polícia Vem Aí (1988) e Apertem os Cintos.. O Piloto Sumiu (1980), onde aparecia já mais velho e grisalho, bem diferente do jovem mocinho de Tammy.


A atriz Fay Wray, mais conhecida por ter protagonizado a primeira versão de King Kong, em 1933, interpreta a mãe de Peter.


Já o avô de Tammy é interpretado pelo grande Walter Brennan, presente em vários clássicos como Uma Aventura na Martinica (1944), Sargento York (1941) e Rio Vermelho (1948).


O dvd do filme é mais um lançamento da distribuidora Obras-Primas do Cinema e já está disponível nas melhores lojas do ramo, como a Saraiva e a Cultura. Extras: Inclui o inédito curta - Tow Hearts in Wax Time (15 min.) Trailer Original (2 min.)


Um comentário: