1- O Diário de Bridget Jones (2001)
O filme foi baseado no clássico de Jane Austen, Orgulho e Preconceito.
2- A Mentira (2010)
Além de muitas referências aos filmes dos anos 80, o longa é explicitamente inspirado em A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne. A protagonista cita diversas vezes a história, traçando paralelos com os acontecimentos de sua própria vida.
3- O Professor Aloprado (1963 e 1996)
O filme estrelado por Jerry Lewis ganhou uma nova versão em 1996, com Eddie Murphy, porém ambos foram baseados na história de O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson. Entretanto, ao invés de um homem de boa aparência que se transforma em um ser estranho, nos longas o professor é um homem incomodado com seu físico e que acaba virando um galã. Embora façam sucesso com as mulheres quando transformados, adquirem uma personalidade inconsequente e maldosa, causando vários danos.
4- Segundas Intenções (1999)
O longa é uma releitura, feita para o público adolescente, do livro As Ligações Perigosas, escrito por Pierre-Ambroise François Choderlos de Laclos.
5- Dez Coisas que Eu Odeio em Você (1999)
O clássico adolescente dos anos 90 é inspirado por uma das histórias mais famosas de William Shakespeare, A Megera Domada.
6- As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
Outro clássico adolescente, o filme foi baseado na obra Emma, de Jane Austen.
7- Edward Mãos de Tesoura
O longa foi inspirado pelo clássico de Mary Shelley, Frankenstein, embora contenha algumas diferenças.
8- Ela é o Cara (2006)
O filme foi baseado em outra criação de William Shakespeare, Noite de Reis, conservando inclusive os nomes dos personagens principais.
9- Ela é Demais (1999)
A trama foi inspirada pelo livro de George Bernard Shaw, Pigmaleão.
10- O Rei Leão (1994)
Sim, o desenho da Disney é, na verdade, uma releitura de nada menos que Hamlet, de William Shakespeare, numa versão animada com leões e hienas.
Lembra de mais algum? Conta aqui nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário