quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Filmes sobre xadrez


Aproveitando o tema da excelente minissérie da Netflix 'O Gambito da Rainha' (The Queen's Gambit, 2020), confira abaixo uma lista de filmes sobre xadrez:

O Dono do Jogo (Pawn Sacrifice, 2014)


Boris Spassky (Liev Schreiber) era tido como invencível. Mas eis que Bobby Fischer (Tobey Maguire), jovem fenômeno norte-americano, o desafia no Campeonato Mundial de 1972. EUA e URSS se enfrentam no tabuleiro em Reykjavík, capital da Islândia, e apenas um sairá vencedor. Assista aqui (dublado)

O Sétimo Selo (Det sjunde inseglet, 1957)


Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca. Assista aqui (legendado)
Rainha de Katwe (Queen of Katwe, 2016)


Phiona Mutesi (Madina Nalwanga) é uma jovem de Uganda que faz de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. Órfã de pai e moradora de uma região bem pobre, Mutesi foi obrigada a largar a escola por falta de dinheiro, mas agora está decidida a enfrentar todos os obstáculos para tornar seu sonho realidade. Compre aqui o livro

Lances Inocentes (The Search of Bobby Fischer, 1993)


Os pais de um menino prodígio de sete anos (Max Pomeranc) não sabem se devem ajudá-lo a desenvolver seu talento no jogo de xadrez ou deixar que ele tenha uma infância normal como a de qualquer garoto da sua idade.

Partida Fria (The Coldest Game, 2019)


Outubro de 1962, no auge da crise cubana. CIA e agentes forçam Joshua Mansky (Bill Pullman), um gênio da matemática, ex-professor de Princeton com um problema com a bebida e um ex-prodígio aposentado do xadrez, a substituir o gravemente doente candidato dos Estados Unidos em um torneio de xadrez contra o campeão soviético Gavrylow, em Varsóvia, onde os russos usam todos os truques para distrair Mansky. Disponível na Netflix

O Último Lance (The Luzhin Defence, 2000)


No final dos anos 20, grande mestre de xadrez (John Turturro) chega à Itália para disputar campeonato mundial. Apesar de recluso e obcecado pelo tabuleiro, ele conhece jovem aristocrata independente (Emily Watson) e ambos se apaixonam, para desespero da mãe da moça. Compre aqui

Fora de Controle (La Diagonale du Fou, 1984)


Ambientado durante a era da Cortina de Ferro, o filme conta a história de dois jogadores de xadrez que disputam o título mundial. Durante a partida, o embate transforma-se também num guerra política. Estréia de Richard Dembo na direção, o filme baseia-se muito livremente num episódio bizarro ocorrido durante uma célebre partida de xadrez entre Karpov e Korchnoi. Era o campeonato mundila de 1978 e, dizem, Korchnoi chegou a tal ponto de delírio que sugeriu que a platéia estava sob alguma interferência psíquica e isso o estava atrapalhando.

Xeque-Mate (Queen To Play, 2009)


Uma tímida arrumadeira (Sandrine Bonnaire) pede ao patrão recluso (Kevin Kline) para ensiná-la a jogar xadrez. A mulher de vidinha estável ao lado do marido e da filha adolescente se descobre uma talentosa enxadrista.

Jogada de Rei (Life of a King, 2013)


Eugene Brown (Cuba Gooding Jr.) passou 18 anos na prisão. De volta à liberdade, ele utiliza seus novos conhecimentos para fundar um clube de xadrez com adolescentes carentes e rebeldes em Washington. Com Eugene, os jovens começarão a sonhar com um futuro melhor.

Fresh (1994)


Desiludido pelas dificuldades da vida, Michael (Sean Nelson), um garoto negro de 12 anos, inteligente, apelidado de Fresh, trafica drogas, por intermédio do traficante Esteban (Giancarlo Esposito), para sobreviver e ajudar a família. Lutando da única maneira que sabe fazer, Fresh desafia as desigualdades indo adiante em crimes locais e num perigoso jogo de sobrevivência! Esporadicamente Fresh se encontra com o pai Sam (Samuel L. Jackson), que se tornou mendigo. Sam ensina o filho a jogar xadrez e mais, a encarar a vida como um tabuleiro, no qual as peças devem ser movimentadas após muito raciocínio. Ao longo da história, Fresh, que não usa drogas, tenta salvar sua irmã Nichole (N’Bushe Wright), dependente química que namora um traficante poderoso. Como num jogo, ele esquematiza seu golpe de mestre e com um xeque mate consegue se vingar.

Os Cavaleiros do Sul do Bronx (Knights Of The South Bronx, 2005)


Um executivo de meia-idade desempregado, aceita ser professor em uma escola do Bronx, onde encontra crianças bastante difíceis. Ao ensiná-las a jogar xadrez e a usar este conhecimento em suas vidas diárias, Richard (Ted Danson) desenvolve uma bela conexão com as crianças e as encaminha para uma vida melhor. Assista aqui (Legendado)

Face a Face Com o Inimigo (Knight Moves, 1992)


Peter Sanderson (Christopher Lambert) é um campeão de xadrez que se torna o maior suspeito dos crimes terríveis que vêm acontecendo na cidade. Odiado por seus adversários, ele se envolve com uma mulher que é brutalmente assassinada. Uma psicóloga (Diane Lane) é contratada para diagnosticar o suspeito e acaba apaixonada por ele. Cruéis mortes acontecem. Em cada vítima, uma mensagem do assassino. Pelas pistas deixadas, Peter descobre que o assassino é seu rival no xadrez e que a última cartada está chegando ao final. Num clima de suspense onde não se pode perder um minuto, Peter quer saber qual será a próxima jogada de seu inimigo, pois um lance errado pode levá-lo à morte. Assista aqui (Legendado)

Cavalo Negro (The Dark Horse, 2014)


A verdadeira e turbulenta história de Genesis Potini (Cliff Curtis), campeão mundial de xadrez de alta velocidade, que se tornou uma lenda em seu país, a Nova Zelândia. Nascido em uma tribo Maori, o Cavalo Negro, como ficou mais conhecido, lutou pelo futuro das crianças desfavorecidas até sua morte em 2011. Apesar de seu transtorno bipolar, ele os ensinou a jogar xadrez e a lutar por oportunidades.

O Jogador de Xadrez (El jugador de ajedrez, 2017)


Em 1934, Diego Padilla (Marc Clotet) vence o Campeonato Espanhol de Xadrez e conhece uma jornalista francesa, Marianne Latour (Melina Matthews), e eles se apaixonam. No final da Guerra Civil, Marianne convence Diego a morar na França com sua filha, onde logo depois Diego será acusado de espionagem pelos nazistas e preso em uma prisão da SS. Na prisão, Diego tentará sobreviver em um ambiente hostil graças à paixão do coronel Maier pelo xadrez.

Documentários:

Bobby Fischer Contra o Mundo (Bobby Fischer Against the World, 2011)


Bobby Fischer foi o maior enxadrista da sua época. O documentário analisa a conturbada vida do jogador, da infância problemática ao estrelato como campeão mundial e sua morte como exilado político, ao se tornar um fugitivo da lei. Assista aqui

Game Over: Kasparov and the Machine (2003)


Ambientado no estranho mundo do xadrez, este documentário conta a partida épica que disputaram, em 1997, Garry Kasparov, o maior jogador de xadrez do mundo, e Deep Blue, um supercomputador da IBM. Uma batalha do homem contra a máquina.

Brooklyn Castle (2012)


Conheça a escola americana frequentada por alunos de baixa renda que utiliza o xadrez como ferramenta para ensiná-los a superar dificuldades no ensino e na vida e forma turmas de enxadristas campeões ano após ano.

Magnus (2016)


Magnus é um documentário de 2016 de Benjamin Ree sobre a infância do prodígio norueguês do xadrez Magnus Carlsen, que se tornou Grande Mestre aos 13 anos e ganhou o Campeonato Mundial de Xadrez da FIDE em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário