domingo, 4 de agosto de 2019

Fotos de bastidores do clássico Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950)

Estrelado por Gloria Swanson e William Holden, o clássico dirigido por Billy Wilder conta a história de uma ex-estrela do cinema mudo que vive isolada em sua mansão e nutre esperanças de voltar à fama ao produzir seu próprio filme. Cega por seu ego, Norma Desmond não consegue perceber que seus tempos áureos já se foram e continua acreditando ser idolatrada por seus antigos fãs e colegas de trabalho. Desesperada para retornar às telas e cada vez mais desequilibrada, ela contrata o roteirista decadente Joe Gillis, que acaba virando também seu amante.

Após a recusa de diversas atrizes da era do cinema mudo, como Mary Pickford e Mae Murray, que consideraram ofensivo o papel que se assemelhava muito as suas próprias trajetórias, além de retratar  uma protagonista à beira da loucura por não admitir o declínio de sua carreira, Swanson acabou aceitando a tarefa, desempenhando com brilhantismo a personagem e sendo indicada ao Oscar daquele ano como uma das favoritas a levar a estatueta, dividindo as atenções com Bette Davis, por sua atuação em A Malvada (All About Eve, 1950). Para a surpresa de todos, a vencedora da noite acabou sendo Judy Holiday, por Nascida Ontem (Born Yesterday, 1950), filme este co-estrelado pelo mesmo William Holden. O ator, alias, também não foi a primeira opção para viver Joe Gillis, mas foi contratado após a saída de Montgomery Clift, que abandonou o projeto.

Contando com participações do diretor Cecil B. DeMille, da colunista de fofocas Hedda Hopper e do ex-astro Buster Keaton, já sem muitas oportunidades no cinema, o longa retrata dos bastidores de Hollywood e traz um tom muitas vezes sarcástico ao mostrar a degradação naquele meio. Confira abaixo algumas fotos das gravações deste clássico absoluto da Era de Ouro do cinema:

Gloria e Cecil B. DeMille



Sequência de fotos de Billy Wilder com Swanson e DeMille

A atriz com Wilder ao fundo

Os dois cineastas conversando

DeMille e Hedda Hopper aparentemente colocando as fofocas em dia

Anna Q. Nilsson, Gloria Swanson, Buster Keaton, William Holden, Eric von Stroheim e H.B. Warner


A atriz com Buster Keaton


Com Billy Wilder

William Holden

O ator sendo dirigido por Billy Wilder

Wilder filmando os protagonistas em cena

A atriz fotografada em seu camarim


Gloria ensaiando com Billy Wilder

O roteirista Charles Brackett, Gloria Swanson e Billy Wilder


Fotos raras da atriz em cores nos estúdios de gravação

Um comentário:

  1. Fantástico filme 🎥 um dos melhores deste grande diretor

    ResponderExcluir