domingo, 2 de julho de 2017

Todos os filmes da dupla Sophia Loren e Marcello Mastroianni


Dois dos atores mais famosos da Itália, os amigos Sophia Loren e Marcello Mastroianni formaram uma das duplas mais queridas do cinema, atuando juntos em um total de 11 filmes, ao longo de 40 anos. Confira abaixo todos os trabalhos em que os atores estiveram juntos:

1- Nossos Tempos (Tempi nostri, 1954)


Embora seja o primeiro filme que teve os dois atores no elenco, Sophia e Marcello não chegam a contracenar no longa, que possui vários segmentos, cada um com uma história diferente. Uma prostituta se apaixona por um professor; um casal com muitas crianças são tentados a abandonar o último nascido. Dois extras velhos relembrando seu amor da juventude; uma mulher idosa salva vidas com um padre, depois de ter confessado seu suicídio de intenções; um motorista, um mulherengo incorrigível, ele encontra a mulher capaz de amarrá-lo para si mesmo.

2- Bela e Canalha (Peccato che sia una canaglia, 1954)


Quando Lina Stroppiani, ladra como o resto de sua família, tenta roubar o táxi de Paolo, ele não imagina como as consequências ficarão mais sérias. Este foi oficialmente o primeiro filme da dupla.

3- A Bela Moleira (La bella mugnaia, 1955)


Numa Nápoles sob jugo espanhol, no final do século 17, os cidadãos são obrigados a pagar imposto até sobre a chuva, mesmo que ela não caia. A exceção é o moleiro Luca, casado com a mulher mais bonita e desejada da região, e que só por isso desfruta favores especiais junto ao poderoso governador Teófilo. Este, por sua vez, não vê a hora de levar a mulher do moleiro para a cama.

4- A Sorte de Ser Mulher (La fortuna di essere donna, 1956)


Antonietta é fotografada por acaso e a foto acaba na capa de um jornal. Seu namorado quer processar o jornal por isso, mas Antonietta, decide conhecer e com a ajuda de Corrado, conhece um nobre, o que causa ciúmes no seu namorado. É o primeiro passo para o mundo do entretenimento, mas seus sonhos de glória desaparecem em face da dura realidade..

5- Ontem, Hoje e Amanhã (Ieri, oggi, domani, 1963)


Os dois interpretam diferentes personagens em três histórias distintas: 

Adelina: Uma vendedora de cigarros é presa como contrabandista e, para não cumprir a pena, ela sempre tem de estar grávida. Quem não gosta dessa situação é seu marido, Carmine.

Anna: Uma linda e rica socialite tenta seduzir um homem muito fiel e correto, mas o primeiro encontro deles não é nada animador.
Mara: Uma prostituta faz a promessa de ficar uma semana sem contato com nenhum homem. Mas, quando o amor aparece na forma de um seminarista, as coisas se complicam. 

6- Matrimônio à Italiana (Matrimonio all'italiana, 1964)


Domenico é um homem rico, empresário de sucesso e que começa um caso com a jovem de apenas 17 anos, Filumena. Ela se torna uma prostituta, mas que continua a ter uma relação de amante com ele. Certo dia Domenico começa a planejar se casar com uma jovem funcionária, mas Filumena finge estar morrendo e então o empresário anula o casamento. Os dois compartilham grande parte de suas vidas, com idas e vindas, mentiras e confusões.

7- Os Girassóis da Rússia (I girasoli, 1970)


Giovanna e Antônio estão casados há apenas 12 dias quando irrompe a Segunda Guerra, e ele é enviado para o fronte de batalha na Rússia, sem nunca mais voltar. Anos após a sua busca desesperada, ela finalmente encontra o marido com uma nova família.

8- A Mulher do Padre (La moglie del prete, 1970)


Ao descobrir que seu namorado é casado, uma jovem (Sophia Loren) tenta o suicídio. No hospital, ela conhece um padre (Marcello Mastroianni) e passa a persegui-lo. Ele, por sua vez, está encantado por ela, mas há o problema do seu voto de celibato.

9- A Garota do Chefe (La pupa del gangster, 1975)


Charlie Colarinho é um gangster vidrado em Rita Hayworth, que resolve transformar uma prostituta meio atrapalhada em uma estrela de quilate de sua musa. Mais tarde, ele vai se meter em uma encrenca que surgirá do meio de um bolo de aniversário.

10- Um Dia Muito Especial (Una giornata particolare, 1977)


Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabrielle, que tinha sido demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, era uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.

11- Amor e Ciúme (Fatto di sangue fra due uomini per causa di una vedova, 1978)


Titiana Paternó (Sophia Loren) promete vingança pela morte de seu marido, assassinado a mando do barão. O advogado socialista Spallone (Marcello Mastroianni) volta ao povoado depois de anos, e promete justiça ao se apaixonar por Titiana. O primo de seu falecido marido (Giancarlo Giannini) volta de Nova York para visitar-la, e também se apaixona. Titiana se divide entre a vingança, a fidelidade ao seu marido e o amor por esses dois homens.

12- Prêt-à-Porter (1994)


Em Paris, durante a semana de apresentação das coleções prêt-à-porter, vários personagens se cruzam em sub-tramas. Paralelamente aos desfiles é investigada a morte do Presidente da Câmara de Alta Costura, que tinha vários desafetos, incluindo sua própria esposa, fazendo crescer o número de suspeitos, apesar de na verdade ele ter morrido mesmo ao se engasgar com um sanduíche.

2 comentários:

  1. Faltaram mais filmes da dupla, como o divertidíssimo La Bella Campesina. E o número 11, logo no início deste artigo, está errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme que você citou é o número 3 da lista, ele tem dois títulos 😊

      Excluir