quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Um Milhão de Anos Antes de Cristo (One Million Years B.C., 1966)


Estrelado por Raquel Welch, o longa ganhou bastante notoriedade por ter sido a 100° produção da Hammer, famosa principalmente por seus filmes de terror, protagonizados por atores como Christopher Lee e Peter Cushing, entretanto o número foi utilizado apenas para promover o filme. As publicidades com diversas fotos de Raquel Welch exibindo seu corpo invejável nos trajes da personagem também tornaram-se icônicas.


Enredo

A trama gira em torno de Tumak, um homem das cavernas que vive em uma tribo onde a força é fundamental para a sobrevivência. Sem muitos recursos e totalmente desprovidos de sentimentos, utilizam armadilhas e a própria brutalidade para caçar, além de constantemente disputarem a liderança do grupo entre si. Em seu meio, não há espaço para os mais fracos, que são deixados para morrer sem nenhuma piedade. Os laços entre familiares são completamente inexistentes. Em uma noite, após de desentender com o pai, que é o líder da tribo, Tumak é expulso do lugar em que vive e se vê obrigado a vagar sozinho em meio ao desconhecido, enfrentando diversos perigos. Depois de alguns dias andando sem destino, fraco e ferido, o rapaz é resgatado por uma outra tribo totalmente oposta ao seu povo. 


Ao contrário da força bruta, seus salvadores utilizam a esperteza para garantir a sobrevivência, partindo do princípio de que a união faz a força. Andando sempre juntos, ao invés de tentar sabotar e competir uns com os outros, procuram se ajudar e salvar todos que se encontram em perigo. Também são capazes de elaborar armas, como lanças, que facilitam a caça e a defesa contra animais que os ameaçam, e até mesmo adornos como colares, para enfeitar as mulheres.


Vivendo em uma nova cultura, onde todos tem direitos iguais e são respeitados, incluindo as mulheres e os idosos, e não apenas quem demonstra ter vigor, Tumak conhece a bela Loana, que lhe trata de maneira delicada e carinhosa, mostrando a possibilidade de criar laços e se importar com outra pessoa. Após se comportar de maneira inapropriada, ele acaba sendo expulso do grupo e é obrigado a partir. Desta vez, em vez de fazer sua jornada sozinho, ele ganha a companhia de Loana, que decide segui-lo. 


Além de enfrentar os perigos que a natureza oferece, como animais gigantes, os dois acabam encontrando a antiga tribo de Tumak, fazendo com que o rapaz decida confrontar seu irmão invejoso, que durante sua ausência havia conseguido a liderança do grupo ao derrotar o próprio pai. Além do combate final entre os irmãos, que acaba tendo o envolvimento das duas tribos, ainda há uma ameaça muito maior, que acaba sendo decisiva para o futuro de todos. 

Curiosidades

Uma foto de Raquel Welch como Loana pode ser vista colada na cela do protagonista no filme Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994) - Minuto 2:46 no vídeo abaixo:


A atriz Ursula Andress foi a primeira escolha para protagonizar o longa, mas não chegou a um acordo satisfatório sobre o salário, sendo substituída por Raquel Welch, que acabou sendo uma opção mais barata para o estúdio.


O filme é um remake da versão de 1940, com o mesmo título original, e intitulada no Brasil O Despertar do Mundo, estrelada por Victor Mature, Carole Landis e Lon Chaney Jr.


O ator Robert Brown, intérprete de Akhoba, utilizou a mesma maquiagem feita em Lon Chaney Jr no filme de 1940.

Robert Brown na versão de 1966

Lon Chaney Jr fazendo sua maquiagem para a versão de 1940

Por incrível que pareça, Raquel Welch teve seus grunhidos dublados por Nikki Van der Zy, mais conhecida por suas dublagens de diversas Bond Girls, incluindo Ursula Andress em Dr No.

.
O filme é famoso por suas inconsistências históricas, como homens vivendo na mesma época que dinossauros, além de outros diversos animais gigantes, que fazem parte da fantasia da história.


Os efeitos especiais foram feitos por Ray Harryhausen, utilizando uma técnica de stop motion chamada Dynamation, onde os modelos são fotografados quadro a quadro. Para isso foram utilizados alguns animais reais, como uma iguana e uma tarântula.



Fotos do elenco principal com e sem a maquiagem usada no filme:

Raquel Welch (Loana)



John Richardson (Tumak)



Robert Brown (Akhoba)



Martine Beswick (Nupondi)



Percy Herbert (Sakana)



Onde Comprar

O filme foi lançado em dvd no Brasil pela distribuidora Obras-Primas do Cinema, incluindo nos extras o curta The Public Pays (18 min.). Está disponível nas melhores lojas do ramo, como a Livraria Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário