quarta-feira, 6 de julho de 2016

Livros sobre Marilyn Monroe


Abaixo uma lista diversificada com livros biográficos, fictícios e fotográficos sobre a atriz e onde encontra-los para comprar:

Marilyn Monroe - Biografia (Anne Plantagenet)



Este livro pretende contar a vida de Norma Jean - uma mulher de cabelos escuros e gaga. Busca mostrar que sua transformação começou ao descolorir o cabelo para um anúncio de xampu. Mas, depois de atuar em mais de trinta filmes, de divórcios sucessivos, dois abortos e do suposto envolvimento com algumas esferas do poder (incluindo JFK e Bob Kennedy), a atriz teve sua vida alterada.

Os Últimos Anos de Marilyn Monroe (Keith Badman)


Uma das maiores lendas do cinema, Marilyn Monroe faleceu de uma overdose de remédios em 1962, aos 36 anos. Acidente ou suicídio? Ninguém sabe o real motivo que a teria levado à morte. Seria o reflexo de uma existência conturbada, sem a presença dos pais, de seus tumultuados relacionamentos amorosos – Marilyn foi casada três vezes e teve diversos casos conhecidos – ou do sentimento de solidão que era sua companhia quase permanente? Marilyn não teria aguentado a pressão da fama? Ou achava que estava envelhecendo? Durante cinco anos, Keith Badman, além de ouvir relatos de amigos e pessoas próximas a Marilyn, vasculhou documentos, recibos, faturas e arquivos, que revelam detalhes até então nebulosos dos últimos momentos da vida da atriz. Badman traça um perfil de Marilyn Monroe que até seus maiores fãs desconhecem. O momento exato do início de seu romance com John Kennedy – e seu recado de despedida: “Diga adeus ao presidente”. O autor investiga ainda os rumores de que Marilyn também teria se envolvido com Bob Kennedy, irmão e braço direito do presidente, e de que era vigiada por uma misteriosa governanta, contratada a pedido de seu médico, além de outros fatos ocultos até hoje pela fama da atriz.
Compre: Saraiva; Ponto Frio;

Fragmentos (Marilyn Monroe)


Pouca gente sabe, mas a atriz norte-americana Marilyn Monroe, símbolo universal de beleza e sensualidade, era uma leitora ávida: consumia de tudo, inclusive alta literatura (o que inclui Gustave Flaubert, Samuel Beckett, Joseph Conrad, Ernest Hemingway, Albert Camus e James Joyce). E, como qualquer pessoa que convive com os livros, acabou por escrever seus versos, além de deixar diários e incontáveis cartas. É exatamente esse precioso material, desconhecido do grande público até 2010, que virou um belo livro nos Estados Unidos e na Europa, com retumbante sucesso, agora lançado no Brasil pelo selo Tordesilhas. Amiga e discípula de Lee Strasberg (1901-1982) – diretor do famoso Actors Studio e espécie de pai espiritual da atriz –, Marilyn legou a ele 75% de seus bens (inclusive o licenciamento do uso de sua imagem), entre os quais esses manuscritos agora reunidos em livro. O volume contém páginas de confissões pessoais (anotadas em folhas ou em diários), vários poemas ou versos esparsos e muitas cartas. A edição reproduz (em quatro cores) os documentos originais, a transcrição (em inglês) e a tradução para o português.

Marilyn (Norman Mailer)


Edição comemorativa de um clássico de Norman Mailer, um dos mais brilhantes escritores norte-americanos, vencedor do Prêmio Pulitzer por duas vezes e cultuado autor de livros essenciais, como A luta. Marilyn, publicado agora com nova tradução, é a memorável biografia de um dos maiores ícones da Era de Ouro do cinema. Em um relato ao mesmo tempo realista e poético, Mailer mostra uma Marilyn Monroe diferente: manipuladora, inteligente e extremamente determinada. Muito distante da imagem de loura ingênua, mimada e sortuda, que atuava por intuição, o autor nos apresenta à verdadeira estrela, que desempenhou seu trabalho de maneira brilhante e sucumbiu à depressão no auge da carreira.
Compre: Shoptime; Submarino;

Marilyn e JFK (François Forestier)


Revela a paixão da musa e faz questão de desmistificar a aura de bom moço do presidente americano. Por trás da loira fatal, uma pobre moça ninfomaníaca, viciada em drogas, que administra suas relações íntimas com cuidado e sinceridade. Sob a máscara do jovem presidente bronzeado e popular, a obsessão pelo sexo, a avareza, o egocentrismo e a vaidade. Para François Forestier, seu livro difere das diversas biografias existentes sobre Marilyn e JFK, na medida em que procura ir além dos perfis clássicos da atriz, descrita ora como uma heroína feminista, ora como uma pobre jovem manipulada; ou de JFK, simplificado como aventureiro trivial e político medíocre.
"Para iluminar um pouco tanta escuridão, foi preciso uma sólida documentação, um editor paciente e um defeito crucial: uma má índole. Eu tenho.", instiga o autor, que vive em Paris. O que mais o entusiasmou e impressionou durante as pesquisas para o livro, conta Forestier, foi o nível de espionagem sobre as vidas de Marilyn e JFK. "O FBI gravava suas conversas, a Máfia instalou câmeras na casa de Marilyn, a CIA vivia mobilizada em torno deles, o psicanalista dela gravava as sessões. Eles eram observados absolutamente todo o tempo", observa o autor. Romancista, biógrafo e crítico de cinema da revista Nouvel Observateur, Forestier não acredita que seu livro forneça novas pistas sobre a morte de Kennedy, mas sim uma nova forma de enxergar o mistério. "Tenho certeza que a verdade sobre o assassinato de JKF está nos arquivos da CIA. A questão é quando teremos acesso a ela", diz o autor. Quanto à morte de Marilyn, Forestier afasta completamente a hipótese de seu assassinato pela família Kennedy. "Ela simplesmente morreu de mais uma overdose, a última depois das várias que já havia enfrentado. Só no mês que antecedeu sua morte, ela teve três delas", afirma. "Mas isso também não significa que Marilyn não teria sido assassinada logo depois. Seu cadáver foi violado, sua casa vasculhada e seus pertences pessoais roubados", lembra Forestier. O autor também questiona a versão de suicídio.
Compre: Saraiva; Submarino;
 
Minha Semana Com Marilyn (Colin Clark)


Em 1956, Colin Clark, um jovem inglês de 23 anos de idade, conseguiu um emprego como terceiro assistente de direção no set de O Príncipe Encantado. O filme tinha como atriz principal o maior símbolo sexual de Hollywood, Marilyn Monroe. Por toda uma gloriosa semana, a maior estrela do planeta buscou conforto nos braços do empregado mais jovem do set. Minha semana com Marilyn é o relato franco, doce e engraçado de como Colin Clark passou a partilhar os segredos de Marilyn Monroe - e até a cama dela! O livro deu origem ao filme My Week with Marilyn (7 Dias com Marilyn).
Compre: Extra; Submarino;

Marilyn , as Últimas Sessões (Michel Schneider)


A história de Marilyn Monroe com seu último psicanalista é o tema deste romance do psicanalista e crítico literário Michel Schneider. Ao misturar fatos reais com situações imaginadas, que podem ou não ter acontecido, o escritor procura desvendar a relação da estrela de Hollywood com o americano de origem judaica Ralph Greenson. 'Marilyn - últimas sessões' recria também o turbulento mundo dos estúdios de Los Angeles no início dos anos sessenta, povoado por atores à beira de um colapso nervoso, diretores intempestivos e psicanalistas profundamente envolvidos nas intrigas entre as celebridades num mundo dominado pelas aparências.
Compre: Saraiva

Uma Noite Com Marilyn Monroe (Lucy Holliday)


Os últimos meses passaram como um furacão pela vida de Libby Lomax. Depois das confusões em que a atriz não tão bem sucedida se meteu com a ajuda da diva Audrey Hepburn, agora Libby não só está namorando o cara mais gato do planeta mas também parece ter encontrado uma alternativa profissional melhor que a anterior. É incrível como a vida pode melhorar!
Mas seu otimismo tem vida curta. Logo ela percebe que Dillon O’Hara não é, nem de longe, o namorado perfeito que esperava, e seu melhor amigo, Ollie, parece ter esquecido de Libby em meio a tanta confusão. Ainda bem que Libby tem outra convidada mais que especial para lhe aconselhar... Agora é torcer para que desta vez Marilyn seja a chave para finalmente colocar a vida nos eixos!
“Sem igual. Inteligente e muito divertido.”
Comprar: Saraiva; Submarino;

Marilyn Monroe: Metamorphosis (David Wills, Stephen Schmidt)


Livro de fotos, em inglês. Compre: Amazon

MM-Personal: From the Private Archive of Marilyn Monroe (Lois Banner)


Livro de fotos e fatos, escrito em inglês. Compre: Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário