segunda-feira, 4 de abril de 2016

15 filmes de Charlie Chaplin online e de graça no youtube


Um dos maiores gênios do cinema, Charlie Chaplin foi responsável por grandes sucessos, que misturam cenas de comédia com momentos emocionantes. Apesar do seu auge ter sido no cinema mudo, sua obra permanece atemporal. Confira alguns de seus filmes disponíveis no youtube:

1- Luzes da Cidade (City Lights, 1931)



Um vagabundo (Charles Chaplin) impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário. (Ative a legenda no vídeo)



2- O Garoto (The Kid, 1921)


Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-lo. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado, pensa que nunca mais verá sua criança.


3- Tempos Modernos (Modern Times, 1936)


Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.


4- O Circo (The Circus, 1928)


Um batedor de carteiras (Steve Murphy) está agindo em meio a multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso do vagabundo (Charles Chaplin), sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge, tanto do batedor quanto da polícia, e acaba entrando sem querer no picadeiro de um circo local. Suas trapalhadas fazem enorme sucesso junto ao público, sem que ele perceba. O dono do circo (Al Ernest Garcia) resolve então contratá-lo e fazer dele sua atração principal.


5- Em Busca do Ouro (The Gold Rush, 1925)


No Alasca, Carlitos (Charles Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay (Mack Swaim), com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina (Georgia Hale).


6- O Grande Ditador (The Great Dictator, 1940)


Adenoid Hynkel (Charles Chaplin) assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu (Charles Chaplin), que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard), por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Seu próximo passo é invadir Osterlich, um país vizinho, e para tanto negocia um acordo com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador da Bacteria.


7- Luzes da Ribalta (Limelight, 1952)


Londres, 1914. Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante, que no passado fizera sucesso no vaudeville e music hall. Calvero foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra. Porém tudo muda quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha inconsciente uma jovem, Thereza Ambrose (Claire Bloom). Calvero chama um médico e ambos a carregam para o seu apartamento, que fica dois andares acima. Quando ela desperta, Calvero lhe pergunta por qual razão quis cometer suicídio. Theresa lhe explica que sempre sonhou ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas. Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Theresa fará tudo para ajudá-lo.


8- Monsieur Verdoux (1947)


Monsieur Verdoux (Charles Chaplin) é um assassino em série golpista. Ele casa com senhoras ricas e logo depois as mata para ficar com toda a herança. Esse dinheiro ele usa para sustentar sua verdadeira família, que se encontra em dificuldades financeiras desde que Verdoux se deu mal nos negócios.


9- Um Rei em Nova York (A King in New York, 1957)


Devido às turburlências políticas que ocorrem em seu país, o Rei Shahdov (Charlie Chaplin) decide fugir e procura abrigo na cidade de Nova York. Chegando lá, descobre que foi roubado por um político de seu governo e fica completamente sem dinheiro, tendo que se submeter a trabalhos em comerciais de TV e publicidade. Certo dia, ao ser convidado para visitar uma escola, ele acaba conhecendo o jovem Rupert (Michael Chaplin), um menino de dez anos cujos pais são comunistas. Quando os pais de Rupert são presos por sua ideologia política, é Shahdov quem irá acolhê-lo em sua casa. O governo logo acusa Shahdov de também ser comunista e ele corre o risco de ser condenado.


10- O Casamento de Carlitos (Tillie's Punctured Romance, 1914)


Chaplin interpreta Charlie, um mulherengo que conhece Tillie após ter brigado com sua namorada Mabel. Quando ele vê o pai de Tillie sacando grande quantidade de dinheiro no banco, ele a convence a fugir com ele.Na cidade ele reencontra Mabel e, de comum acordo, eles embebedam Tillie em um restaurante, pegam o dinheiro dela, e fogem juntos. Tillie acaba sendo presa, pois está sem dinheiro para pagar a despesa do restaurante.Ainda naquele dia, o casal assiste a uma apresentação chamada A Thief's Face (Um Rosto Bandido). A medida que a apresentação vai transcorrendo, os dois não se sentem bem com o que vêem, e se retiram do teatro.Enquanto estão sentados em um banco de um parque, um menino que vende jornais pede a Charlie que compre um. Charlie compra e, quando vê a manchete na primeira folha, fica pasmo, pois o tio de Tillie, um milionário que tinha morrido enquanto estava em uma expedição, havia deixado três milhões de dólares para Tillie, a sua herdeira.Charlie, então, abandona Mabel e volta a procurar Tillie. Ele a convence que o aceite novamente e que se casem. O casal se muda para a mansão do tio e dão uma grande festa, mas Tillie flagra seu esposo com sua antiga namorada e atira neles. O tio, que na realidade não tinha morrido, retorna para casa, chama a polícia e expulsa os três, que fogem até uma doca onde Tilie é atingida por um carro e cai na água, mas é salva. Finalmente, as duas mulheres se dão conta que que Charlie não presta, o abandonam, se tornam amigas, e Charlie vai embora.


11- O Imigrante (The Immigrant, 1917)


Charles e Edna viajam a bordo de um velho navio para a América, em busca de uma vida melhor. Porém, ao chegarem nos Estados Unidos, percebem os maus tratos que os imigrantes recebiam à época.


12- O Vagabundo (The Vagabond, 1916)


O Vagabundo ganha a vida tocando violino nos bares e na rua. Ele chega num acampamento cigano e vê uma jovem que foi roubada, é maltratada e obrigada a trabalhar para eles. O vagabundo decide defendê-la e salvá-la, fugindo com ela para bem longe. Perto dali, um talentoso pintor, que estava sem inspiração, vê a moça e eles se sentem mutuamente atraídos. Ele pinta seu retrato e tem muito sucesso. A mãe da moça vai na exposição, vê o retrato da filha desaparecida, se emociona, e o pintor promove o reencontro das duas. Agradecida, a mãe oferece uma recompensa ao vagabundo que salvara sua filha, mas ele recusa. Ao se despedirem, ele fica triste e melancólico, sozinho, mas de repente a mãe e a moça retornam e o convidam para ir embora com elas.


13- Vida de Cachorro (A Dog's Life, 1918)


O vagabundo Carlitos salva a vida de Scraps, um cachorro que está sendo atacado por outros cães. Com Scraps escondido dentro de suas calças, o vagabundo entra num salão de baile, onde uma cantora é explorada pelo proprietário do estabelecimento. Quando ladrões roubam a carteira de um milionário bêbado, Carlitos tem a chance de mudar de vida.


14- Pastor de Almas (The Pilgrim, 1923)


Um criminoso escapa da prisão e, para não ser reconhecido, se livra de seu uniforme de preso e se disfarça de pastor. Ele acaba ficando em uma pequena cidade em que as pessoas acham que ele é realmente um pastor. Sua vida estará prestes a ser ameaçada quando um comparsa seu descobre todo o seu plano.


15- Carlitos nas Trincheiras (Shoulder Arms, 1918)


O filme se passa na França, durante a primeira guerra mundial. Chaplin faz um recruta que vira um herói e é convocado para uma perigosa missão que se localiza nas linhas inimigas.

2 comentários: