Cleópatra no Cinema



Cleópatra sempre foi retratada nas telas por atrizes estonteantes, como Vivien Leigh e Elizabeth Taylor, criando um mito na cultura popular sobre sua enorme beleza, e até mesmo sobre sua extrema vaidade, com hábitos excêntricos como banhos com leite de cabra. Entretanto, embora fosse  de fato extremamente sedutora, a Rainha do Egito, ao contrário do que muitos imaginam, não era uma mulher bonita. O fascínio que exercia sobre os homens devia-se a sua vívida personalidade e a sua incrível inteligência, capaz de fazer com que seus objetivos fossem alcançados frequentemente. Era bastante sábia e visivelmente mais culta do que as outras mulheres de sua época, além de ser fluente em seis idiomas: persa, árabe, aramaico, etíope, egípcio e somali. Apesar de sua devoção e admiração pelo povo que governava, Cleópatra não era egípcia de sangue, tendo sido descendente de gregos, macedônios e persas. Chamava a atenção por sua grande habilidade política, por seus métodos criativos e por sua audácia, características que fizeram dela uma grande rainha, capaz de tudo para proteger seu país. 

Busto de Cleópatra

Algumas das versões mais importantes para o cinema: 

Cleópatra foi interpretada pela primeira vez no cinema por Jeanne d'Alcy em um filme de dois minutos de Georges Méliès. chamado 'Cléopâtre', de 1899. O filme foi considerado perdido por muitos anos, tendo sido redescoberto apenas em 2005. Em 1908, foi a vez de Florence Lawrence interpretar a rainha em 'Antony and Cleopatra'. Helen Gardner viveu Cleópatra no filme de mesmo nome, em 1912. Assista ao filme completo aqui.



Theda Bara foi a protagonista de 'Cleopatra' em 1917. Embora a grande maioria do filme tenha sido perdida, é possível ver algumas partes aqui.


Dirigido por Cecil B. de Mille, 'Cleopatra' (1934) foi estrelado por Claudette Colbert.


Vivien Leigh a representou no filme 'Caesar and Cleopatra', em 1945.


María Antonieta Pons interpretou a rainha no filme mexicano 'La Vida Intima de Marco Antonio y Cleopatra' (A Vida Íntima de Marco Antônio e Cleópatra, 1947).


Rhonda Fleming viveu Cleópatra em 'A Serpente do Nilo' (Serpent of the Nile, 1953).


Também em 1953, Sophia Loren fez o filme 'Due Notti com Cleopatra' (Duas Noites Com Cleópatra).


Provavelmente a versão mais conhecida, 'Cleopatra' (1963) deu a Elizabeth Taylor não apenas a oportunidade de interpretar uma das mais poderosas mulheres da história, como também a tornou a atriz mais bem paga até então, ganhando a inédita quantia de 1 milhão de dólares.


Hildegard Neil a representou em 'Antony and Cleopatra' (Á Sombra da Pirâmide, 1972), atuando ao lado de Charlton Heston.


Feito exclusivamente para a tv, 'Cleopatra' (1999), traz Leonor Varela como protagonista.


Em 2007, Cleópatra ganhou uma produção brasileira de mesmo nome, estrelado por Alessandra Negrini.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 atrizes antigas que já posaram para a Playboy

Parece mas não é!

10 mitos sobre astros de Hollywood