terça-feira, 11 de agosto de 2015

5 filmes anti-depressivos

Sabe aquele dia em que estamos meio pra baixo? Ou aquela fase em que parece que nada da certo? Nessas horas, uma coisa que me conforta e me reanima é ver filmes que me façam bem e que tenham uma mensagem positiva. Pensando nisso, fiz uma pequena lista de filmes que são capazes de transformar completamente o meu humor.

1- Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun, 2004)



Frances Mayes é uma escritora que acaba de se divorciar e vai passar uma temporada na Toscana para espairecer. Ao ver uma casa antiga, ela se apaixona imediatamente e decide compra-la em um impulso. Para assistir online, clique aqui.



Por que é especial? 

Acho que a principal qualidade deste filme, mais do que o enredo encantador, é nos ensinar mais sobre a vida e em que realmente devemos nos focar. Ao assisti-lo, percebemos que muitas vezes buscamos no outro coisas que deveríamos buscar em nós mesmos. A protagonista vai para a Toscana em busca de um recomeço e está constantemente procurando o amor. Mas apenas quando ela começa a se concentrar na própria vida, se dedicando à reforma de sua casa e ajudando as pessoas ao seu redor, é que ela percebe é uma pessoa completa e que pode ser feliz com a vida que tem. O amor será apenas algo que virá para acrescentar. 
Os diálogos do filme são maravilhosos e a história vai se desenvolvendo tão naturalmente que nem sentimos o tempo passar. 

Existe também o livro com o mesmo título, porém o assunto abordado é um pouco diferente, tratando apenas das experiências reais de Frances Mayes ao comprar e reformar sua casa na Toscana. Para comprar o livro, clique aqui.

2- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, 2001)


Amélie foi educada em casa, isolada do contato de outras crianças, e tornou-se uma jovem solitária e sonhadora, que tem seu próprio mundo. Após achar uma caixa em seu apartamento, pertencente a um antigo morador, ela decide procura-lo para devolve-lhe seus pequenos tesouros de infância. Ao ver a alegria que seu gesto causou, ela decide começar a realizar pequenos atos para tornar a vida de todos ao seu redor um pouco melhor. Assista online aqui.


Por que é especial?

A personagem principal é apaixonante, com suas inseguranças e sua vontade de mudar o mundo, e faz com que nos sintamos motivados a tentar ajudar um pouco mais os que estão a nossa volta. Outra coisa interessante é a valorização dos pequenos prazeres e das particularidades que todos nós temos e que muitas vezes não damos tanta atenção. A forma como Amélie enxerga o mundo e a delicadeza com que sua vida, seus sonhos e seus temores são apresentados no filme faz com que tenhamos a sensação de estarmos mais leves ao terminar de assisti-lo. 

3- Chocolate (Chocolat, 2000)


Vianne Rocher se muda com sua filha para a pequena cidade francesa Lansquenet-sous-Tannes, onde pretende abrir uma chocolataria. Seu jeito livre e sua maneira de pensar chocam os moradores conservadores da cidade e ela logo passa a ter alguns problemas para se adaptar. Porém, com o passar do tempo, ela começa a conquista-los e mudar a vida de todos através de seus chocolates. Assista online aqui.


Por que é especial?

Um enredo despretensioso que nos conquista pela simplicidade com que a história é mostrada. Além das personagens principais, vamos conhecendo um pouco sobre a vida de cada um dos conservadores moradores da cidade e observando como cada um deles vai sendo mudado, direta ou indiretamente, através do chocolate.

4- A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful life, 1946)


George Bailey está desiludido e pretende acabar com a própria vida, porém recebe a visita de um atrapalhado candidato a anjo. Clique aqui para baixar.


Por que é especial?

Pode parecer um clichê, mas em algum momento todos nós sentimos que nossa vida não está exatamente do jeito que planejamos e é inevitável um certo abatimento por não alcançarmos nossos objetivos. E a vida do protagonista, interpretado pelo maravilhoso James Stewart, tem vários destes momentos! Quando está prestes a cometer suicídio, George é surpreendido por um candidato a anjo que decide mostrar como seria a realidade de todos ao seu redor caso ele não existisse, e o faz perceber como a vida pode ser maravilhosa. Ao ver a mensagem otimista da história acabamos sendo tocados e paramos para pensar como cada um dos nossos atos pode fazer a diferença. 

5- Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986)


Ferris Bueller decide fingir que está doente para poder faltar aula e ir aproveitar o dia com a namorada e o amigo Cameron, porém tem que escapar da constante vigilância de sua irmã e do diretor da escola. Assista online aqui.




Por que é especial?

Tecnicamente é apenas mais um clássico adolescente dos anos 80, mas não consigo evitar ficar com um sorriso no rosto toda vez que assisto Ferris Bueller. Além de ser um filme leve e divertido, o que naturalmente já é algo que nos faz bem, acabamos nos deixando contagiar pela auto-confiança do personagem principal, para quem tudo sempre da certo, justamente porque ele acredita que vai dar tudo certo. E, principalmente, nos sentimos motivamos a querer mais diversão e nos damos conta de que a vida não é feita só de compromissos, de vez em quando temos que nos arriscar e fazer algo que valha a pena. 

2 comentários:

  1. Que lista linda, ainda não vi Amelie, mas estou baixando ele agora e ver que o filme da minha vida abre essa lista, escorreu lágrimas dos meus olhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofo!! <3 Nós temos gostos parecidos para filmes e sentimos a mesma coisa ao ver esse estilo!

      Excluir